Plano de Aula

Plano de aula: O que pode ser considerada uma boa compra?

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

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Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de modo interdisciplinar. Nele será abordada a ideia do custo de oportunidade. Pretende-se mostrar que a escolha de um produto envolve muitos fatores, não somente os aspectos financeiros relacionados ao preço do produto. Este plano de aula terá como base o trabalho com custo-benefício, envolvendo o componente curricular de Geografia.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Consumo.

Objetivos de aprendizagem

                           

  • Identificar qual custo de oportunidade envolve dimensões um pouco mais amplas do que simplesmente fazer escolhas que englobam também noções de tempo, renúncia e escassez.        
  • Relacionar as escolhas que dizem respeito às finanças pessoais e/ou familiares com as consequências no cotidiano das famílias.         
  • Relacionar o conceito de custo de oportunidade ao estabelecimento de metas para conquistas de objetivos e sonhos.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Caso sua escola não disponha de internet, faça o download com antecedência dos vídeos que deverão ser utilizados durante a aula.

Para se aprofundar

https://www.dicionariofinanceiro.com/custo-beneficio/

https://www.dicionariofinanceiro.com/custo-de-oportunidade/

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido: 50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

Retroprojetor, notebook ou tablet, tela, cortina ou parede para projeção de vídeos.

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