Plano de Aula

Plano de aula: Os direitos humanos e os regimes ditatoriais latino-americanos

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Ditaduras na América Latina e suas consequências

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide tem como objetivo resumir o conteúdo da aula para que possa se planejar, portanto não deve ser apresentado para os alunos.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI30, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para exibição de slides e textos ou impressão dos textos para disponibilizar aos grupos de alunos. Canetas coloridas e lápis de cor. Três cartolinas ou folhas de ofício tamanho A4.

Material complementar:

Texto sobre a ditadura Argentina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jkuSjZXWtmhHMXGjyZKwbreqRRGQj2MnaJVQBK7qEwuwWQ6qE2XWxYr7fywY/his9-30und02-problematizacao-1-texto-sobre-a-ditadura-argentina.pdf

Texto sobre a ditadura uruguaia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fJVjy9x9Cwaeczu2HQFvue4TuhpRaeNMGu43AWMjctDMmh8PYGnKMWBw7jXZ/his9-30und02-problematizacao-2-texto-sobre-a-ditadura-uruguaia.pdf

Texto sobre a ditadura chilena

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M9R9bdDYNAK8SwtJ4Etu63keydZfwfXZcyscT5K6csVpp9ABtCD6Zrn4QGQF/his9-30und02-problematizacao-3-texto-sobre-a-ditadura-chilena.pdf

Para você saber mais:

As ditaduras vivenciadas a partir da década de 1960 nos países da América Latina se estabeleceram no período da Guerra Fria, momento este em que os Estados Unidos desenvolveram diversos tipos de mecanismo para barrar a influência comunista. Foi nesta conjuntura que foi desenvolvida a Doutrina de Segurança Nacional (DSN), a qual pregava o combate ao comunismo dentro e fora dos Estados Unidos. Com a revolução cubana e a ascensão do governo comunista de Fidel Castro, percebe-se uma intensificação da vigilância norte-americana sobre os países da América Latina. Assim, principalmente os setores militares destas nações passaram a receber treinamento dos militares americanos sobre a ideologia da segurança nacional, visando assim uma suposta manutenção da ordem em seus países.

Toda esta conjuntura acabou influenciando o desenvolvimento de regimes ditatoriais nas nações latino-americanas, que se caracterizaram pelo uso de autoritarismo e repressão como ferramentas para legitimar os novos governos. Como herança destes regimes, observa-se a utilização de perseguição política, torturas, sequestros, desaparecimentos forçados, assassinatos dos opositores e a censura às liberdades, ferindo e violando drasticamente os direitos humanos. Estas feridas permanecem presentes no imaginário destas populações até os dias atuais.

Para se aprofundar mais sobre a relação das ditaduras latino-americanas e a questão dos direitos humanos, recomendamos as seguintes leituras:

COGGIOLA, O. 2001. Governos militares na América Latina. São Paulo: Contexto, 2001.

COLLIER, David. O novo autoritarismo na América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

COLLIER, S.; SATER, W.F. 1996. Historia de Chile – 1808-1994. Madri: Cambridge University Press, 1996.

FREDRIGO, Fabiana de Souza. Ditadura e resistência no Chile. São Paulo, Unesp, 1998.

GUAZZELLI, C.A.B. História Contemporânea da América Latina de 1960-1990. Porto Alegre: UFRGS,1993.

PADRÓS, Enrique Serra. A ditadura civil-militar uruguaia doutrina e segurança nacional. Belo Horizonte: Revista Varia História, vol.28, n 495, p.495-517, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/vh/v28n48/02.pdf>. Acesso em: 27 de abril de 2019.

PASCUAL, Alejandra Leonor. Terrorismo de Estado: a Argentina de 1976 a 1983. Florianópolis, UFSC, 1997.

ROJAS, Gonzalo Adrián. A ditadura militar na Argentina (1976-1983): retomando algumas hipóteses frente aos relatos oficiais. São Paulo: Revista eletrônica Lutas Sociais, Vol.18 n.32, p.163-176, 2014. Disponível em:

<http://www4.pucsp.br/neils/revista/vol.32/gonzalo_adrian_rojas.pdf.>
Acesso em: 16 de março de 2019.

ROMERO, Luis Alberto. História contemporânea da Argentina. Trad. Edmundo Barreiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

SOCA, Diego. Os voos da morte como método de desaparecimento, extermínio e ocultação de cadáveres na Argentina (1976-1983). Porto Alegre: UFRS, 2016. Disponível em:

<https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/149525/001005784.pdf?sequence=1>. Acesso em: 27 de abril de 2019.

STEINKE, Sabrina. A ditadura e a transição para a democracia na Argentina recente: desaparecimento dos cidadãos e da cidadania. Disponível em:

<https://pos.historia.ufg.br/up/113/o/04_-_A_Ditadura_e_a_Transi%C3%A7%C3%A3o_para_a_Demicracia_na_Argentina_Recente.pdf>.
Acesso em: 16 de março de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Para a vivência desta aula, solicite que os estudantes se organizem em três grandes grupos. O direcionamento da escolha das equipes poderá ser realizado pelos próprios alunos ou por você com o objetivo de garantir que possam realizar com sucesso a atividade proposta.

É importante iniciar a aula apresentando o objetivo para os estudantes. O objetivo poderá ser projetado, escrito no quadro ou lido para a turma. Este momento é bem relevante para que os estudantes compreendam a temática que será estudada e qual a sua importância para compreensão da História política dos países da América Latina. No entanto, procure não antecipar algumas questões neste início a fim de garantir a atenção e o interesse dos alunos durante toda a vivência da aula.

A proposta desta aula é fazer com que os alunos identifiquem as práticas de violações de direitos humanos que aconteceram durante os regimes ditatoriais vivenciados em alguns países da América Latina.

Para você saber mais:

Todos os dias nos deparamos com notícias sobre a violação de direitos humanos que ocorrem ao redor do mundo: pessoas sendo mortas em ataques suicidas, pessoas passando fome em países africanos, notícias de trabalho escravo, morte de inocentes em troca de tiros nas favelas do Rio de Janeiro, sequestro de mulheres e crianças na África, entre tantos outros exemplos. Ao analisarmos a História, percebe-se que em certos contextos estas violações se fazem mais presentes, como no caso das ditaduras militares. Este regime, de maneira geral, acaba institucionalizando a violação dos direitos fundamentais do homem, justamente por suprimir a democracia e as liberdades individuais básicas, como o direito à informação, organização política e a livre manifestação de ideias.

Neste sentido, esta aula tem como como objetivo fazer com os estudantes reflitam sobre a violação dos direitos humanos nos períodos das ditaduras militares vivenciados em alguns países da América Latina, focando a análise das experiência de Argentina, Uruguai e Chile. Embora cada um destes regimes guardem suas especificidades, todos guardam a arbitrariedade estatal como um ponto de convergência que deixaram marcas profundas na sociedade. É importante fazer com que os alunos pensem sobre como a manutenção da democracia é importante para toda e qualquer sociedade, a fim de garantir que os direitos essenciais dos homens sejam assegurados.

Para se aprofundar mais sobre as discussões em volta dos direitos humanos, recomendamos a leitura do seguinte documento: Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esta declaração foi proclamada na Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948, como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações.

Para ter acesso a esta declaração, basta acessar o link: <https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf> Acesso em: 16 de abril de 2019.

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