Plano de aula: Integração internacional nas ditaduras latino - americanas (1945 - 1990): uma análise sobre a operação condor

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Ditaduras na América Latina e suas consequências

Este slide tem como objetivo resumir o conteúdo da aula para que possa se planejar, portanto não deve ser apresentado para os alunos.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI30) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para exibição de texto ou impressão textos para disponibilizar aos grupos de alunos.

Material complementar:

Folhas de ofício tamanho A4.

Canetas coloridas.

Texto sobre a Operação Condor:

Para você saber mais:

Para ministração dessa aula é importante estar apropriado das peculiaridades que envolvem o contexto político envolto na criação da Operação Condor. Sabe-se que os regimes ditatoriais vivenciados na América Latina surgiram na conjuntura da Guerra Fria, período esse marcado por diversas ações dos Estados Unidos para tentar frear o avanço da influência do comunismo. Dentre essas ações, podemos citar a criação na década de 1950 da Doutrina de Segurança Nacional (DNS), que pregava o combate ao avanço comunista dentro e fora de seu país.

Essa doutrina acabou sendo “exportada” para vários países da América Latina, passando a ser adotada e difundida pelos grupos militares, os quais passaram a utilizar essa afirmativa como princípio de legitimação para implementação dos regimes militares. A revolução cubana de 1959, que derrubou a ditadura de Fulgêncio Batista e levou ao poder Fidel Castro, que após alguns conflitos ideológicos e políticos, acabaram rompendo com os Estados Unidos e se aliando com a União soviética, acabou acelerando esse processo de militarização dos governos da América Latina, sob a influência norte-americana.

Para se aprofundar mais sobre essa temática, recomendamos as seguintes leituras:

ABRAMOVICI, Pierre. O pesadelo da "operação Condor". In: Le Monde Diplomatique, maio de 2001. Disponível em: <https://diplomatique.org.br/o-pesadelo-da-operacao-condor/> . Acesso em: 24 de mai. 2019.

Atlas FGV Acesso em 20/05/2019.

BOBBIO, Norberto, MATTEUCCI, Nicola, PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1998.

DINGES, John. Os anos do Condor: Uma década de terrorismo internacional no Cone Sul. São Paulo, Cia das Letras, 2005.

FICO, Carlos. Ditadura e democracia na América Latina: balanço histórico e perspectivas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008

MARIANO, Nilson. As Garras do Condor. São Paulo: Vozes, 2003.

QUADRAT, Samantha Viz; ROLLEMBERG, Denise (org.). História e memória das ditaduras do Século XX. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015.

SOUSA, Fabiano. Operação Condor: terrorismo de estado no Cone Sul das Américas. Rio de Janeiro: Aedos, Num.8, vol. 3, Janeiro - Junho 2011. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/aedos/article/download/12769/11960>. Acesso em: 24 de mar. 2019.

Orientações ao professor: Para a vivência dessa aula, solicite que os alunos se organizem em grupos de 3 ou 4 integrantes. Ressaltamos que o trabalho colaborativo é importante para estimular um aprendizado mais significativo e ativo por parte dos alunos. O direcionamento da escolha das equipes poderá ser realizado pelos próprios alunos ou por você, com o objetivo de garantir que possam realizar com sucesso a atividade proposta.

Inicie a aula apresentando o objetivo da temática que será estudada para os estudantes. O objetivo poderá ser projetado, escrito no quadro ou lido para a turma. Esse momento é bem relevante para que os estudantes compreendam a temática que será estudada e qual a sua importância para compreensão da história política dos países da América Latina. No entanto, procure não antecipar algumas questões nesse início, a fim de garantir a atenção e interesse dos alunos durante toda a vivência da aula.

A proposta dessa aula é fazer com que os alunos compreendam que as ditaduras vivenciadas na América Latina entre os anos de 1945 e 1990 não aconteceram de maneira isolada. Houve uma integração internacional através da chamada “Operação Condor”, a qual foi responsável por conectar e direcionar as ações de repressão desses regimes.

Para você saber mais:

A criação da Operação Condor aconteceu no ano de 1975, na Conferência Regional de Inteligência Nacional realizada no Chile, ficando definida que essa organização ampliaria os acordos entre os serviços secretos de Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, Brasil e Peru. Nesse encontro também ficou definido o nome da organização, que faria uma alusão a maior ave voadora do mundo, a qual possui amplas habilidade de caça às suas presas, simbologia essa que se enquadrava no objetivo do grupo. Dessa maneira, essa aliança constituída teve como prerrogativa principal o estabelecimento em escala internacional de repressão aos adversários dos regimes militares. Os meios de repressão utilizados foram os mais cruéis e diversos possíveis, legitimando a censura e a tortura como práticas legais e institucionais utilizados em todos as nações que participaram do acordo.

ABRAMOVICI, Pierre. O pesadelo da "operação Condor". In: Le Monde Diplomatique, maio de 2001. Disponível em: <http://diplomatique.uol.com.br/acervo.php?id=401&tipo=acervo&PHPSESSID=f47f5d9826c6d9eab0fc066c6d52ec35> . Acesso em: 24 de mar. 2019.

MARIANO, Nilson. As Garras do Condor. São Paulo: Vozes, 2003.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA