Timor e um grito por independência
Plano de Aula
Plano de aula: Autodeterminação, resistência e independência do Timor-Leste
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Descolonização da África e da Ásia
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI31) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).
Contexto:
Link do texto: Timor e um grito por independência:
Dicio: Dicionário Online de Português. Autodeterminação. Disponível em: https://www.dicio.com.br/autodeterminacao/ acesso em 31 de março de 2019.
Dicio: Dicionário Online de Português. Genocídio. Disponível em: https://www.dicio.com.br/genocidio/ acesso em 31 de março de 2019.
Para você saber mais:
SAKAMOTO, Leonardo. Brasil, Timor e um grito por independência. Disponível em: https://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2010/09/07/brasil-timor-e-um-grito-por-independencia/?cmpid=copiaecola acesso em: 29 de março de 2019.
Problematização:
Link para Orientações para o Professor:
Para você saber mais:
PACHECO, Roberto da Costa. A Impunidade das Violações de Direitos Humanos em Timor Leste durante a Ocupação Indonésia (1975-1999). Trabalho efetuado sob a orientação da Professora Doutora Patrícia Jerónimo. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Direitos Humanos. Universidade do Minho. 2017. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/50651/1/Roberto%20da%20Costa%20Pacheco.pdf acesso em 30 de março de 2019.
Sistematização:
Para você saber mais:
GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571 acesso em 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações para o professor : Escreva na lousa ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.
Para você saber mais
PACHECO, Roberto da Costa. A Impunidade das Violações de Direitos Humanos em Timor Leste durante a Ocupação Indonésia (1975-1999). Trabalho efetuado sob a orientação da Professora Doutora Patrícia Jerónimo. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Direitos Humanos. Universidade do Minho. 2017. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/50651/1/Roberto%20da%20Costa%20Pacheco.pdf acesso em 30 de março de 2019.
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