Conceito de cidadania
Plano de Aula
Plano de aula: A constituição de 1988 e a cidadania
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Constituição de 1988
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI23, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O plano de aula em questão tem como objetivo compreender os direitos e o papel do cidadão definidos pela Constituição de 1988.
Materiais necessários: Quadro para apresentação das perguntas que irão nortear a aula, ou data show para exibição dos slides com o objetivo e perguntas. Cópias dos textos 1, 2 e 3 para os grupos. O texto 1 pode ser exibido ou até mesmo escrito no quadro. Folhas A4 e canetinhas para a Sistematização.
Material complementar:
Documento 1 - Contexto: Conceito de cidadania: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MpU98hxMGetds3cw8pBGmH6rmT86wNejG6AQ9CvxeRwDaYX9zMfx8WtVwtSR/his9-23und02-conceito-de-cidadania.pdf
Documento 2 - Problematização: Trecho da Constituição de 1988: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/32EHSpH79bKExMj3rNgnuuTEdXpKqhTjBssRz63y5tQAFryVSRk9UcRRX63G/his9-23und02-trecho-da-constituicao-de-1988.pdf
Documento 3 - Sistematização: O cidadão de papel: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x6yVB8XaZ2p8dd8envwgDcsuJNJBJ4rezdg65KQCE9jMkjyVjPmryCfHZjU5/his9-23und02-o-cidadao-de-papel.pdf
Para você saber mais:
Para saber mais sobre o conceito de ditadura civil-militar:
http://www.emdialogo.uff.br/content/consideracoes-sobre-o-conceito-da-ditadura-civil-militar-com-os-alunos-do-ensino-medio-3o e http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/8574/6324
Formação da Constituinte: http://www.camara.leg.br/internet/agencia/infograficos-html5/constituinte/index.html
Documentário A Constituição da cidadania: https://www.youtube.com/watch?v=Nc-1GIZD1t0
Documentário Cartas ao país dos sonhos: https://www.youtube.com/watch?v=j3X07RMPiQM
Constituição de 1988: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm
Verbete para Assembléia Nacional Constituinte do CPDOC: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/assembleia-nacional-constituinte-de-1987-88
Cláusula Pétrea: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_14.12.2017/art_60_.asp
O que é ser cidadão?: http://www.dedihc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=8
Referências bibliográficas:
Carvalho, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2001.
COELHO, João Gilberto Lucas , OLIVEIRA, Antônio Carlos Nantes de. A nova Constituição: avaliação do texto e perfil dos constituintes. Rio de Janeiro: Revan/INESC, 1989.
Manzini-Covre, Maria de Lourdes. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2003.
Pinsky, Jaime; Pinsky, Carla Bassanezi. (orgs.). História da cidadania. São Paulo:
Contexto, 2003.
Pinsky, Jaime. (org.). Práticas de cidadania. São Paulo: Contexto, 2004.
REIS, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014;
VILLA, Marco Antônio. 1988 - uma Constituição para chamar de sua?. In:___. A história das constituições brasileiras. São Paulo: Leya, 2011. p. 111-129.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula para turma, você pode escrever no quadro, projetar ou ler para a turma. O importante neste momento é que os alunos saibam o que será trabalhado na aula e qual o objetivo de aprendizado. A intenção nesta parte inicial é que os alunos saibam qual o objetivo da aula e o que deverão aprender no fim desta. Mas é muito importante que o professor não antecipe nenhuma questão ou reflexão específica que será tratada durante a aula, permitindo que os alunos sejam protagonistas na construção do conhecimento.
Esta aula possui como objetivo que os alunos compreendam os direitos e o papel do cidadão definidos pela Constituição de 1988, refletindo sobre cidadania e direito na sociedade atual.
É importante destacar para o aluno que a Constituição de 1988 é a que vigora em nosso país até os dias atuais.
Para você saber mais:
O que é ser cidadão?: http://www.dedihc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=8
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