GEO9_12UND04 - Imagens Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A produção de cana-de-açúcar e a urbanização no Nordeste brasileiro
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tecnologia, produtividade e empregabilidade
Por: Murilo Rossi
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando a história da região Nordeste, especificamente o chamado Nordeste oriental, que compreende os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, com a urbanização de algumas cidades importantes, como por exemplo Recife. Tal história é baseada na produção da cana-de-açúcar, que teve início no século XVI e proporcionou o desenvolvimento urbano a partir de sua exploração. O açúcar foi um produto bastante requisitado no chamado velho mundo, ou seja, na Europa colonialista e mercantilista de até então. Após a chegada dos colonizadores nas Américas, o pau-brasil foi um produto explorado, mas numa forma extrativista e não produtivista como a cana. Entre os séculos XVI e XVII o nordeste Brasileiro concentrava as maiores cidades do Brasil, as maiores riquezas e berço das oligarquias de até então. Isso paulatinamente foi mudando com o ciclo do ouro e a produção do café que se concentraram no Sudeste brasileiro. O Nordeste se tornou periférico na reprodução do capitalismo e a produção de cana-de açúcar viveu altos e baixos, assim como o processo de urbanização associada a isso. Para compreensão dos objetivos de aula é proposto uma metodologia ativa intitulada “Debate inteligente”, que versa sobre atitudes e métodos na interpretação textual em grupo sobre argumentos diferentes e opostos.
Materiais necessários: Projetor de slide e/ou impressora, caderno, caneta e folha sulfite.
Material complementar:
Imagens Contextualização
Imagem Problematização
Posicionamento negativo (Ação Propositiva):
Posicionamento positivo (Ação Propositiva):
Para você saber mais:
A cana renasce no Nordeste. UDOP (União de Produtores de Bioenergia). Disponível em: <https://www.udop.com.br/index.php?item=noticias&cod=994>. Acesso em: 25 abr. 2019.
A produção de cana-de-açúcar no Brasil (e no mundo). Disponível em:
BITOUN, Jan. Tendências recentes de Urbanização no Nordeste brasileiro. Revista Políticas Públicas e Cidades, vol.6, n.1, 01/07/2017. Disponível em: < http://www.anpur.org.br/ckfinder/userfiles/files/Chamada%20de%20trabalhos%20-%20v_%2006%202017.pdf>. Acesso em 25 abr. 2019.
Cana-de-Açúcar: Tecnologias tornam a produção do Nordeste mais competitiva. Disponível em: <http://portalklff.com.br/publicacao/cana-de-acucar-tecnologias-tornam-a-producao-do-nordeste-mais-competitiva-1274>. Acesso em: 25 abr. 2019.
Nordeste comemora aumento na produção de cana-de-açúcar. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/economia-e-financas/2018/06/nordeste-comemora-aumento-na-producao-de-cana-de-acucar>. Acesso em: 25 abr. 2019.
SHIMADA, S.O. A produção do açúcar e a exploração do trabalho no campo brasileiro. Scientia Plena, vol.9, n.5, 2013. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/download/1228/714>. Acesso em 25 abr. 2019.
SILVA, Júlio César Lazaro da. História Econômica da Região Nordeste. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/historia-economica-regiao-nordeste.htm>. Acesso em: 25 abr. 2019.
SILVA, Ligia Maria Tavares da. Açúcar e Urbanização no Nordeste Oriental. In: Parahiba, uma Cidade Esquecida no Império do Brasil (1822-1859). Tese (Doutorado em Geografia), Universidade Federal Fluminense, Niterói - RJ, 2007. Disponível em: <http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/07f9d9df86d5a74b8a30191522428e3c.pdf>. Acesso em 25 abr 2019.
Contextos prévios: Noções mínimas sobre regionalização do Brasil (localização do Nordeste brasileiro).
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir o processo de urbanização da região Nordeste brasileira a partir da relação do crescimento das cidades impulsionada pela riqueza trazida pela produção da cana. Como esse produto era basicamente para a exportação, foram instaladas zonas de comércio e logística para o escoamento da produção para a Europa, trazendo muitos migrantes e imigrantes principalmente para Recife, onde estava instalado o porto. A ocupação espacial na região se deu principalmente nas planícies fluviais, junto ao litoral, que apresentava condições de relevo e de qualidade de solo para o desenvolvimento da planta. Sendo assim, essa região foi uma das primeiras no Brasil a ensaiar um processo de urbanização, principalmente Recife, cidade de escoamento da produção. Nos dias de hoje, famílias oligarcas quatrocentonas ainda plantam cana na região, mas sua influência obviamente diminui devido à complexidade econômica, política e social da modernidade, mesmo na periferia do capital. Mas a cana está cada vez mais presente na cultura, na paisagem e na vida do homem nordestino devido ao seu passado central na história do Brasil, seus engenhos e toda a dinâmica social criada entre os donos de terras e os trabalhadores rurais, bastante presente até hoje pelas bandas nordestinas.
Como adequar à sua realidade: Caso seja o Nordeste sua residência, trabalhe fatores locais relacionados à cultura da cana, levantando junto aos alunos o que sabem sobre o assunto, suas vivências com os derivados do produto, suas vidas relacionadas a tal atividade agropecuária e a urbanização de sua cidade/região.
Para você saber mais:
A cana renasce no Nordeste. UDOP (União de Produtores de Bioenergia). Disponível em: <https://www.udop.com.br/index.php?item=noticias&cod=994>. Acesso em: 25 abr. 2019.
A produção de cana-de-açúcar no Brasil (e no mundo). Disponível em:
BITOUN, Jan. Tendências recentes de Urbanização no Nordeste brasileiro. Revista Políticas Públicas e Cidades, vol.6, n.1, 01/07/2017. Disponível em: < http://www.anpur.org.br/ckfinder/userfiles/files/Chamada%20de%20trabalhos%20-%20v_%2006%202017.pdf>. Acesso em 25 abr. 2019.
Cana-de-Açúcar: Tecnologias tornam a produção do Nordeste mais competitiva. Disponível em: <http://portalklff.com.br/publicacao/cana-de-acucar-tecnologias-tornam-a-producao-do-nordeste-mais-competitiva-1274>. Acesso em: 25 abr. 2019.
Nordeste comemora aumento na produção de cana-de-açúcar. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/economia-e-financas/2018/06/nordeste-comemora-aumento-na-producao-de-cana-de-acucar>. Acesso em: 25 abr. 2019.
SHIMADA, S.O. A produção do açúcar e a exploração do trabalho no campo brasileiro. Scientia Plena, vol.9, n.5, 2013. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/download/1228/714>. Acesso em 25 abr. 2019.
SILVA, Júlio César Lazaro da. História Econômica da Região Nordeste. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/historia-economica-regiao-nordeste.htm>. Acesso em: 25 abr. 2019.
SILVA, Ligia Maria Tavares da. Açúcar e Urbanização no Nordeste Oriental. In: Parahiba, uma Cidade Esquecida no Império do Brasil (1822-1859). Tese (Doutorado em Geografia), Universidade Federal Fluminense, Niterói - RJ, 2007. Disponível em: <http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/07f9d9df86d5a74b8a30191522428e3c.pdf>. Acesso em 25 abr 2019.
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