Plano de Aula

Plano de aula: Desindustrialização e financeirização

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tecnologia, produtividade e empregabilidade

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando o processo de desindustrialização da cidade de São Paulo como um momento histórico e espacial de mudança do ordenamento espacial, impulsionado pela chegada, cada vez mais, de investimentos estrangeiros voltados para o mercado financeiro global. Isso gera uma mudança da estrutura urbana da cidade, com o aparecimento de novos espaços dedicados exclusivamente para isso, tais como a região da Berrini (mais recente) e da própria região da avenida Paulista. Todo esse processo demanda uma nova especialização do trabalhador para entender essa nova demanda de emprego, com a diminuição destes e novas definições urbanas na cidade. Os espaços industriais são reduzidos, e os escritórios das grandes empresas multinacionais aumentam, redefinindo toda uma estrutura urbana que, historicamente, foi preparada para uma realidade industrial. Para compreender isso, é proposto uma análise de gráficos e mapas que facilitem a visualização de todo o processo pelo aluno.

Materiais necessários: Projetor de slides e/ou impressora, caderno, caneta, papel sulfite

Material complementar:

Gráfico Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4672erpWz9Mpt5QWA45QThePhpbKh4E7KdzbGb8gyJpPEqN5pfGCRwxtMG9D/ge09-12und03-contextualizacao-grafico.pdf

Mapa das Indústrias no Brasil - Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uGE9mgf6CFgJUNgj4TnXrXjHkEHHNxmwdRkNtX87EZ2pmnBU75qKnFtf2rG7/ge09-12und03-problematizacao-mapa.pdf

Atividade com Mapas 1 - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZTzWJwn443np4bWVfHQGZBrzY4v438Wa8DkhXwgjyEDMrkhUmAurgBaYx6eX/ge09-12und03-atividade-mapas-1-acao-propositiva.pdf

Atividade com Mapas 2 - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d25djz4RzRV8e7aYcWHMfPYbVkFdZcPMnfksdfbRtaZW7dtsRfhc7TE5Vwtf/ge09-12und03-atividade-mapas-2-acao-propositiva.pdf

Atividade com Mapas 3 - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uQMGC9QXrSjfrXj5yBvCE8NKTPcHdMmDDCMwUHRbNfWnU6qhj7ZYRtwKbmYH/ge09-12und03-atividade-mapas-3-acao-propositiva.pdf

Gráfico - Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wB2yVJRj4uzhgHDsR2PHMDPYpX4pdNh9hs8jug6Uxu4UfXDmFwTdNQUDsXKf/ge09-12und03-grafico-sistematizacao.pdf

Link para os mapas:

Mapa das Indústrias no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uGE9mgf6CFgJUNgj4TnXrXjHkEHHNxmwdRkNtX87EZ2pmnBU75qKnFtf2rG7/ge09-12und03-problematizacao-mapa.pdf

Para você saber mais:

A metrópole de São Paulo no contexto da urbanização contemporânea

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142009000200021 Acesso em 24 abr. 2019.

Capital financeiro e infraestrutura na urbanização da cidade São Paulo: o caso da empresa Light and Power no início do século XX

Disponível em: http://agbcampinas.com.br/bcg/index.php/boletim-campineiro/article/view/97 Acesso em 24 abr. 2019.

A URBANIZAÇÃO RECENTE DE SÃO PAULO: ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO DA CIDADE “MUNDIAL”

Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal10/Geografiasocioeconomica/Geografiaurbana/32.pdf Acesso em 24 abr. 2019.

São Paulo é a cidade mais urbanizada do Brasil

Disponível em: https://dcomercio.com.br/categoria/brasil/sao-paulo-e-a-cidade-mais-urbanizada-do-brasil Acesso em 24 abr. 2019.

Concentração e desconcentração industrial - São Paulo é centro industrial do país

Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/concentracao-e-desconcentracao-industrial-sao-paulo-e-centro-industrial-do-pais.htm Acesso em 24 abr. 2019.

Refletindo sobre a desindustrialização em São Paulo

Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/6125?lang=pt Acesso em 24 abr. 2019.

FLUXOS DE INVESTIMENTOS E DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO - 1995-2005 ?

Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/20807_arquivo.pdf Acesso em 24 abr. 2019.

Contextos prévios: O aluno ter noções básicas de alfabetização cartográfica, tais como interpretar legenda, ponto, linha, área e cores nos mapas. Noções básicas de regionalização do Brasil.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir a desindustrialização de São Paulo como um processo inerente à globalização financeira mundial, com a substituição e absorção de indústrias tradicionais (tecnologias e modos de produção antiquadas) por empresas multinacionais, que tendem em ter em suas organizações a busca do monopólio do setor que está envolvida, otimização da produção com redução de empregos e utilização de máquinas e novos formas de administrar a cadeia produtiva. Isso gera o surgimento de novas áreas de concentração de escritórios e sedes dessas empresas, concentradas em regiões da cidade de São Paulo como a Berrini e a avenida Paulista, tendo a cadeia produtiva transferida para outras cidades do Brasil ou mesmo no mundo.

Como adequar à sua realidade: Caso resida na cidade de São Paulo ou mesmo num pólo industrial, utilize exemplos de sua localidade acerca do processo de desindustrialização. Questione com os alunos se isso realmente tem ocorrido em sua localidade/região.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO