GE09_12UND01 - Imagens Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Urbanização e mudanças no campo
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tecnologia, produtividade e empregabilidade
Por: Murilo Rossi
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando o processo de urbanização à expansão da fronteira agrícola brasileira, num processo de reorganização socioespacial do território. A urbanização, como um processo histórico, vem acontecendo por diversos motivos em nosso país, sempre condicionado a questões ligadas ao trabalho. A industrialização brasileira, mesmo que concentrada em sua região sudeste, foi um processo que urbanizou o país, formando cidades muito grandes tais como São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, ao mesmo tempo, houve o desenvolvimento de cidades grandes, mas não metropolizadas, conhecidas como cidades médias. Tais cidades foram impulsionadas por atividades agrícolas que, de certa forma, são ligadas ao urbano, sendo este seu centro de comercialização e produção dos bens materiais necessários para a sociedade. Em pleno século XXI, as frentes de expansão do agronegócio, essencialmente para exportação, tem gerado novas cidades, ou seja, novos centros de atração de populações que buscam trabalho, redefinindo áreas que antes nem eram ocupadas ou pouco densa. Diante disso, há uma mudança no campo ocorrendo alterando o tecido espacial brasileiro, tornando mais complexo o atual ensino sobre cidade e campo na geografia. Para entender isso, será feita atividades e questionamentos junto ao aluno sobre a localização cartográfica de Matopiba, um cinturão agroindustrial do norte e nordeste brasileiro, procurando ofertar a oportunidade de entender as frentes de expansão agropecuária globalizada e o processo de urbanização ao seu entorno e decorrente disso através da análise de um audiovisual que versa sobre o assunto.
Importante: assistir o audiovisual previamente, elencando trechos que sejam pertinentes à proposta. Verificar se há internet no seu estabelecimento de ensino e mídia para reproduzir o vídeo. Caso não haja, fazer previamente o download (utilizar um pendrive, CD Rom ou bluetooth) e utilizar celulares da escola ou dos próprios alunos para visualização.
Materiais necessários: Projetor de slides e/ou impressora, mídia para reproduzir audiovisual (computador, celular, tablet, etc), caneta. Caso necessário, celulares dos alunos, da escola e pendrive/CD.
Material complementar:
Imagens da contextualização
Atividade audiovisual - Ação Propositiva
Imagem mapa/satélite
Link do audiovisual (10m23s)
https://www.youtube.com/watch?v=uFsZNENGos8
Para você saber mais:
População, Urbanização e Globalização da Agricultura: Notas Sobre o Rural Paulista no Século 21
Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/populao-urbanizao-e-globalizao-da-agricultura-notas-sobre-o-rural-paulista-no-sculo-21-27591 Acesso em 19 abr. 2019.
QUESTÃO AGRÁRIA, MODERNIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA E URBANIZAÇÃO EM MATO GROSSO
Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geografia/article/view/770 Acesso em 19 abr. 2019.
Urbanização: desafio à produtividade agrícola.
Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geografia/article/view/770 Acesso em 19 abr. 2019.
REDES AGROINDUSTRIAIS E URBANIZAÇÃO DISPERSA NO BRASIL
Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/-xcol/270.htm Acesso em 19 abr. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir processos de urbanização decorrentes de expansões agrícolas no Brasil pós século XX, ou seja, redes agroindustriais globalizadas que atraem multidões em decorrência da oferta precarizada de trabalho. Nesse processo, novas cidades são formadas, juntamente com cidades que anteriormente já existiam, vivendo do comércio e da agricultura familiar, mas que se tornaram cidades maiores, aumentando o investimento, a população e os problemas decorrentes de um processo de urbanização rápido, desequilibrado e precário.
Como adequar à sua realidade: Caso residam em áreas de expansão agrícola, relacione os problemas locais de sua cidade/área rural à aula, facilitando o aprendizado em decorrência de uma vivência do aluno à temática.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO