GE09_12UND01 - Imagens Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Urbanização e mudanças no campo
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tecnologia, produtividade e empregabilidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando o processo de urbanização à expansão da fronteira agrícola brasileira, num processo de reorganização socioespacial do território. A urbanização, como um processo histórico, vem acontecendo por diversos motivos em nosso país, sempre condicionado a questões ligadas ao trabalho. A industrialização brasileira, mesmo que concentrada em sua região sudeste, foi um processo que urbanizou o país, formando cidades muito grandes tais como São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, ao mesmo tempo, houve o desenvolvimento de cidades grandes, mas não metropolizadas, conhecidas como cidades médias. Tais cidades foram impulsionadas por atividades agrícolas que, de certa forma, são ligadas ao urbano, sendo este seu centro de comercialização e produção dos bens materiais necessários para a sociedade. Em pleno século XXI, as frentes de expansão do agronegócio, essencialmente para exportação, tem gerado novas cidades, ou seja, novos centros de atração de populações que buscam trabalho, redefinindo áreas que antes nem eram ocupadas ou pouco densa. Diante disso, há uma mudança no campo ocorrendo alterando o tecido espacial brasileiro, tornando mais complexo o atual ensino sobre cidade e campo na geografia. Para entender isso, será feita atividades e questionamentos junto ao aluno sobre a localização cartográfica de Matopiba, um cinturão agroindustrial do norte e nordeste brasileiro, procurando ofertar a oportunidade de entender as frentes de expansão agropecuária globalizada e o processo de urbanização ao seu entorno e decorrente disso através da análise de um audiovisual que versa sobre o assunto.
Importante: assistir o audiovisual previamente, elencando trechos que sejam pertinentes à proposta. Verificar se há internet no seu estabelecimento de ensino e mídia para reproduzir o vídeo. Caso não haja, fazer previamente o download (utilizar um pendrive, CD Rom ou bluetooth) e utilizar celulares da escola ou dos próprios alunos para visualização.
Materiais necessários: Projetor de slides e/ou impressora, mídia para reproduzir audiovisual (computador, celular, tablet, etc), caneta. Caso necessário, celulares dos alunos, da escola e pendrive/CD.
Material complementar:
Imagens da contextualização
Atividade audiovisual - Ação Propositiva
Imagem mapa/satélite
Link do audiovisual (10m23s)
https://www.youtube.com/watch?v=uFsZNENGos8
Para você saber mais:
População, Urbanização e Globalização da Agricultura: Notas Sobre o Rural Paulista no Século 21
Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/populao-urbanizao-e-globalizao-da-agricultura-notas-sobre-o-rural-paulista-no-sculo-21-27591 Acesso em 19 abr. 2019.
QUESTÃO AGRÁRIA, MODERNIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA E URBANIZAÇÃO EM MATO GROSSO
Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geografia/article/view/770 Acesso em 19 abr. 2019.
Urbanização: desafio à produtividade agrícola.
Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geografia/article/view/770 Acesso em 19 abr. 2019.
REDES AGROINDUSTRIAIS E URBANIZAÇÃO DISPERSA NO BRASIL
Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/-xcol/270.htm Acesso em 19 abr. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir processos de urbanização decorrentes de expansões agrícolas no Brasil pós século XX, ou seja, redes agroindustriais globalizadas que atraem multidões em decorrência da oferta precarizada de trabalho. Nesse processo, novas cidades são formadas, juntamente com cidades que anteriormente já existiam, vivendo do comércio e da agricultura familiar, mas que se tornaram cidades maiores, aumentando o investimento, a população e os problemas decorrentes de um processo de urbanização rápido, desequilibrado e precário.
Como adequar à sua realidade: Caso residam em áreas de expansão agrícola, relacione os problemas locais de sua cidade/área rural à aula, facilitando o aprendizado em decorrência de uma vivência do aluno à temática.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Nesse momento da aula, é importante levantar os conhecimentos prévios dos alunos, sensibilizando-os junto a temática. Sabe-se que, principalmente no interior brasileiro, as cidades geralmente são pequenas e vivem sob uma questão histórica que envolvem a relação cidade - campo. A agricultura geralmente é familiar, utilizando algumas máquinas (trator, arado animal, etc). Na cidade, o processo de verticalização não se consolidou e geralmente o índice populacional não tem muita volatilidade. Entretanto, esse processo tem mudado em algumas localidades no interior brasileiro, impulsionado pela frentes agrícolas que seguem o rumo de uma produtividade para exportação moldado no capitalismo globalizado. As cidades crescem ou mesmo aparecem rapidamente, se verticalizam e o trabalho no campo se torna mecanizado. A relação campo-cidade se modifica, lançando novos traços de dependência, ou seja, aquilo que é produzido na agricultura não se volta mais à cidade que está próxima. Dado isso, verifique o que os alunos já sabem sobre isso propondo as seguintes questões em relação às imagens expostas no slide:
Vamos observar o que se tem em cada imagem.
1- Descreva o que você vê em cada imagem exposta.
2- Você sabe falar qual a relação de uma paisagem com a outra?
3- Por que está exposto uma imagem com um colheitadeira e outra com um trabalhador do campo?
4 - Por que está exposto uma imagem com prédios e outra com poucas casas esparsas?
É esperado que os alunos reconheçam todas as paisagens, mas talvez não reconheçam a relação entre elas propostas aqui. O caráter subjetivo das imagens pode ajudar a reconhecer o papel dos diferentes tipos de urbanização e suas relações com o campo. Geralmente a agropecuária mecanizada globalizada está ligada aos grandes centros, ou mesmo cidades médias formadas nas frentes de expansão do agronegócio. Já a agricultura familiar, geralmente utilizada sem máquinas mais modernas ainda está relacionada a cidades pequenas, com um processo de urbanização que nos remonta ao período colonial ainda. Porém isso vem mudando. Explore isso com os alunos, sempre considerando suas opiniões e respostas sobre a proposta de contextualização. Esse é um primeiro passo para continuarmos.
Material complementar
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Há muitas frentes de expansão do agronegócio no país. Mas uma tem chamado a atenção: a MATOPIBA. Essas são as iniciais dos estados onde está alocada (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) Historicamente essa área, que está dentro do bioma cerrado, viveu da agricultura familiar apresentando cidades pequenas e recentes (por exemplo Luís Eduardo Guimarães, na Bahia, Araguaína, no Tocantins, Balsas, no Maranhão, Uruçuí, no Piauí, etc). Mas isso tem mudado, com a plantação mecanizada principalmente de soja, milho e algodão. As cidades dantes pequenas (principalmente as citadas anteriormente) hoje se consolidam como locais com alto índice de urbanização (verticalização, aumento populacional, aumento do PIB e investimentos), impulsionado pela agropecuária voltada para a exportação. Mas é preciso se atentar das diferenças entre a relação campo-cidade nesse novo momento (se for preciso retome a discussão da contextualização). Diante disso, problematize a temática lançando as questões expostas no slide. É provável que os alunos não reconheçam a MATOPIBA, mas reconheçam traços do mapa e localizem a região. Caso isso aconteça, faça uma leitura do mapa e explore as delimitações e fronteiras. Exponha que o cerrado é um ambiente propício para plantar, pois há uma redução do custo no preparo da terra, que é bem pobre, requerendo investimentos em tecnologia de plantio e irrigação. Não deixe de falar sobre os desastres ambientais dessa nova face do campo, principalmente no cerrado, mas brevemente, pois isso poderá ser abordado numa aula específica.
Material complementar
Como adequar à sua realidade: Caso sejam da região do MAPITOBA ou adjacências, adeque o conteúdo/mapa/imagem a sua realidade local.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: O audiovisual é um instrumento importante e que traz, através das imagens em movimento, um encadeamento de ideias com um início, meio e fim que estimule e desenvolva a reflexão do aluno. Os audiovisuais são cada vez mais utilizados na compreensão e entendimento de uma dada temática nos dias de hoje, como um verdadeiro contador de histórias que dinamiza os conteúdos trabalhados na aula. Ele pode ser reproduzido numa sala de vídeo da escola ou mesmo num smartphone comum. Visto isso, prepare antecipadamente a reprodução do vídeo (faça o download caso não tenha internet em sua escola) e o assista previamente, definindo pontos que avalie como importantes na discussão em questão, como por exemplo o desenvolvimento urbanístico das cidades ao entorno das plantações e suas influências mútuas. A região do MAPOTIBA era inóspito até meados da década de 1980, apresentando o bioma cerrado como central em sua paisagem, com cidades bem pequenas esparsas em seu território. Isso começa a mudar com a vinda de migrantes de todo país - e especialmente do Rio Grande do Sul - que deixaram suas casas em busca de oportunidades na lavoura. Essa migração é impulsionada também por projetos governamentais e entidades patronais da agricultura na região, estimulando a produção agrícola em terras que não são tão produtivas, mas que com as tecnologias específicas e as condições do relevo aumentam a produtividade, principalmente da soja. Divida a sala em pequenos grupos (3 a 4 pessoas) com o intuito de enriquecer o debate.
A atividade está proposta no link abaixo, possibilitando que você possa imprimi-la também:
Link do audiovisual (tempo: 10m23s)
https://www.youtube.com/watch?v=uFsZNENGos8 Acesso em 19 abr. 2019.
É esperado que os alunos entendam a dinâmica populacional sob o viés da migração e do crescimento urbano condicionado a produção agrícola do local. Passe pelos grupos ouvindo e observando as discussões, se disponibilizando a ajudar caso eles precisem. Fique atento as informações do audiovisual que não são tão explícitas (cadeia e escoamento de produção, empresas que compram a colheita, condições de infraestrutura abordada nas falas dos personagens, destruição do cerrado, condições de vivência da região no passado, etc), podendo serem trabalhadas assim avalie necessário.
Para você saber mais:
O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem
Disponível em:http://proec.ufabc.edu.br/uab/index.php/modulo-1-producao-video/aula-4/47rpv/aulas-producao-de-video/modulo-1/282-texto-4 Acesso em 20 abr. 2019.
Ao analisarmos um vídeo é preciso verificar todas as suas potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem. A partir desta análise é que se torna possível a construção dos planos de aula. Destacamos a seguir alguns pontos a serem considerados no planejamento de uma aula com vídeo:
Ao explorar um vídeo, deve-se fazer analogias com outras concepções, métodos, técnicas e resultados que já foram ou podem ser explorados em sala de aula;
O vídeo pode ter a função de apresentar conceitos novos ou já estudados no sentido de motivar o aluno, despertar a curiosidade e interesse, além de transmitir as idéias básicas relacionadas com o conteúdo da aula;
O vídeo deve ser complementado pela apresentação dos conceitos/conteúdos na forma textual. O texto pode ser mais linear, detalhado e acrescido de exercícios de fixação e aplicação. Vídeos e textos devem se complementar mutuamente;
O vídeo tem a capacidade de aproximar o conhecimento científico do cotidiano, fazendo com que algumas concepções do senso comum passem a se fundamentar nas ciências;
A dinâmica e o tempo de aula devem ser bem planejados, pois o uso do vídeo pressupõe sempre a atuação do professor;
O vídeo pode ser usado como instrumento de leitura crítica do mundo, do conhecimento popular, do conhecimento científico e da própria mídia.
Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/recursos/offline/videos/Mandarino_Monica.pdf Acesso em 20 abr. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Chegou o momento de verificar o aprendizado de aula, explorando a opinião e o resultado dos alunos nas discussões feitas. Proponha aos alunos falarem um pouco das questões trabalhadas na atividade da ação propositiva. Caso eles saiam muito da temática, os conduza de volta aos objetivos de aula, trazendo os pontos positivos e negativos da ideia de uma região que é intencionalizada, a partir de ações públicas e privadas, para o desenvolvimento de uma rede agroindustrial globalizada. Isso certamente gera desenvolvimento para a região, porém, ao mesmo tempo, gera também muitos problemas humanos de cunho urbano, concentrando ainda mais a renda numa população de cidades que cresce rápido, com uma infraestrutura urbana precária e sempre inacabada. Diante disso, é esperado que a pergunta exposta no slide seja relativizada pelos alunos, construindo um aprendizado a partir de uma reflexão dos alunos sobre fenômenos que não podem ser encarados de uma forma absoluta, pois o processo de Matopiba ainda é recente e em andamento.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Google Meet ou Zoom
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é entender o processo de urbanização à luz das transformações da produção agropecuária brasileira, com foco no caso de Matopiba. A aula será organizada para ser síncrona, via Google Meet (veja o tutorial disponível aqui) ou Skype, Zoom etc. Agende um dia e horário com a turma. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp, outra sugestão é adaptar a aula para WhatsApp ou e-mail. Nesta aula, o valor da cidadania estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
No dia e na hora marcados, conecte-se e espere os alunos. Comente que nesta aula vocês irão discutir processos de urbanização decorrentes de expansões agrícolas no Brasil pós-século XX, ou seja, redes agroindustriais globalizadas, que atraem multidões em decorrência da oferta precarizada de trabalho. Compartilhe com a turma as fotos desta etapa, disponíveis aqui. É importante levantar os conhecimentos prévios dos alunos, sensibilizando-os a respeito da temática. Proponha as seguintes questões em relação às imagens expostas no slide:
1 - Descreva o que você vê em cada imagem exposta.
2 - Você sabe falar qual é a relação de uma paisagem com a outra?
3 - Por que estão expostas uma imagem com um colheitadeira e outra com um trabalhador do campo?
4 - Por que estão expostas uma imagem com prédios e outra com poucas casas esparsas?
É esperado que os alunos reconheçam todas as paisagens, mas talvez não a relação entre elas proposta aqui. O caráter subjetivo das imagens pode ajudá-los a reconhecer o papel dos diferentes tipos de urbanização e suas relações com o campo. Incentive-os a participar do debate. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Apresente a imagem com a problematização, disponível aqui. Diga que nela temos uma área de expansão agrícola, e pergunte: vocês sabem qual é? Houve crescimento/surgimento de cidades nessa região? Conforme for recebendo as respostas, comente que há muitas frentes de expansão do agronegócio no país, mas uma tem chamado a atenção: a MATOPIBA. Essas são as iniciais dos estados onde está alocada (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Historicamente, essa área, que está dentro do bioma cerrado, viveu da agricultura familiar, apresentando cidades pequenas e recentes (por exemplo, Luís Eduardo Guimarães, na Bahia; Araguaína, no Tocantins; Balsas, no Maranhão; Uruçuí, no Piauí, etc.). Mas isso tem mudado com a plantação mecanizada, principalmente de soja, milho e algodão. As cidades dantes pequenas (principalmente as citadas anteriormente) hoje se consolidam como locais com alto índice de urbanização (verticalização, aumento populacional, aumento do PIB e investimentos), impulsionado pela agropecuária voltada para a exportação. Mas é preciso se atentar às diferenças entre a relação campo-cidade nesse novo momento (se preciso, retome a discussão da contextualização). Diante disso, problematize a temática lançando as questões expostas no slide. É provável que os alunos não reconheçam a MATOPIBA, mas reconheçam traços do mapa e localizem a região. Caso isso aconteça, faça uma leitura do mapa e explore as delimitações e fronteiras. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Diga à turma que eles irão fazer uma atividade audiovisual. Os alunos terão que assistir ao vídeo chamado "Matopida Tchê", disponível aqui. Explique para eles que precisam analisar alguns itens (disponíveis aqui) no vídeo. A duração da atividade é de cerca de 10 minutos. Determine mais tempo para responderem aos itens. É importante que eles leiam os itens antes de assistirem ao vídeo. Tempo estimado: 30 minutos.
Sistematização
Chegou o momento de verificar o aprendizado dos alunos. Pergunte: Matopiba melhorou as condições urbanas na região? Proponha que falem um pouco das questões trabalhadas na atividade da ação propositiva. Caso eles saiam muito da temática, conduza-os de volta aos objetivos da aula, trazendo os pontos positivos e negativos da ideia de uma região voltada, a partir de ações públicas e privadas, para o desenvolvimento de uma rede agroindustrial globalizada. Isso certamente gera desenvolvimento para a região, porém, ao mesmo tempo, gera também muitos problemas humanos de cunho urbano, concentrando ainda mais a renda numa população que cresce rápido, com uma infraestrutura urbana precária e sempre inacabada. Diante disso, é esperado que a pergunta acima seja relativizada pelos alunos, construindo um aprendizado a partir da reflexão sobre fenômenos que não podem ser encarados de uma forma absoluta, pois o processo de Matopiba ainda é recente e está em andamento. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao vídeo "Matopiba Tchê", disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Murilo Rossi
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objetivo(s) de aprendizagem: Entender o processo de urbanização à luz das transformações da produção agropecuária brasileira: o caso de Matopiba.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.