17532
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Novas tecnologias e suas consequências nas dinâmicas diárias

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre relacionar o desenvolvimento de novas tecnologias com transformações que podem ser observadas no cotidiano.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Apolinário Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google e os vídeos sugeridos. A atividade pode ser adaptada para substituir o uso do suporte digital pelo quadro.

Para você saber mais:

Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2018/03/13/interna_tecnologia,665761/a-tecnologia-do-dia-a-dia.shtml. Acesso em: 02/05/2019.

Disponível em:

http://portal.metodista.br/rpcom/mundo-corporativo/a-tecnologia-associada-ao-nosso-dia-a-dia. Acesso em: 02/05/2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide nº 2 “O cotidiano e novas tecnologias” evidenciando o tema da aula para os estudantes e deixando claro como esse é um assunto atual e que seu entendimento é essencial à compreensão do espaço globalizado. Descreva rapidamente como a aula será realizada e explique que, depois de orientados, os alunos farão uma atividade de rotação de estações.

A atividade em rotação de estações consistirá na formação de 5 grupos de trabalho. Cada grupo será uma estação e nela o aluno deverá responder a uma questão. A resposta será coletiva, elaborada com o grupo, porém depois dos estudantes rotacionarem aleatoriamente para outras mesas, novos grupos serão formados também de forma aleatória. Ao final dos ciclos de rotação, o estudante terá passado por todas as estações e, portanto, terá respondido à todas as questões.

A escolha das estações deve ser feita de forma aleatória por cada estudante para que trabalhem com diferentes colegas.

Direitos autorais da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/Views_of_the_LHC_tunnel_sector_3-4%2C_tirage_1.jpg. Acesso em 01 de Maio de 2019

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: Projete o slide nº 3 “As transformações do cotidiano” e inicie a aula explicando como o mundo globalizado é permeado por tecnologias que muitas vezes não nos damos conta de como são recentes. Saliente como a informática e as telecomunicações revolucionaram o funcionamento do mundo e que essas tecnologias foram desenvolvidas nos últimos 100 anos. Faça uma comparação com o desenvolvimento de outras técnicas e tecnologias e como a sociedade se transformou com esse desenvolvimento.

Explique que o gênero homo (da qual a espécie humana faz parte) surgiu há aproximadamente 2 milhões de anos. Esses hominídeos não pertenciam a nossa espécie porém já conseguiam fabricar ferramentas rudimentares feitas de pedra, madeira e ossos. O uso do fogo ocorreu há 400 mil anos por populações de homo erectus. A espécie humana (homo sapiens) surgiu há aproximadamente 300 mil anos no continente africano porém os mais antigos fósseis de homo sapiens com feições modernas foram datados com 125 mil anos. Várias transformações técnicas, como o desenvolvimento de novas ferramentas e armas, foram gradativamente sendo criadas até a chamada revolução do neolítico (12.500 anos). Ou seja, existia um padrão de desenvolvimento de novas técnicas que demoravam dezenas ou centenas de milhares de anos para ocorrerem, porém o tempo de desenvolvimento de novas técnicas se deu de forma cada vez mais rápida e intensa.

O surgimento da ciência moderna culminou com avanços científicos que transformaram o próprio funcionamento das sociedades.

É notório como os ciclos tecnológicos são curtos atualmente. Veículos automotores com escala industrial de fabricação existem há 110 anos aproximadamente, as montadoras já vendem veículos elétricos que irão substituir totalmente os de combustão interna nos próximos 30 anos. Para fins de comparação, a tração animal foi utilizada constantemente por mais de 13.000 anos e ainda é utilizada hoje.

A ideia central da etapa de contextualização é deixar claro como os avanços tecnológicos são rápidos atualmente, com ciclos tecnológicos de poucos anos, diferente dos milhares ou centenas de anos que sociedades primitivas ou antigas exibiam.

O uso dos veículos à combustão interna X tração animal

Enciclopédias no formato de livro impresso X enciclopédias digitais

Envio de cartas manuscritas X telecomunicações modernas (videoconferência, mensagens instantâneas, email)

Relógios de Sol, água, pêndulo X relógios portáteis de quartzo, relógios atômicos de alta precisão

Conhecimento prático de rotas e caminhos X Uso de GPS roteável para encontrar os melhores caminhos

Como adequar à sua realidade: Adapte os exemplos de mudanças tecnológicas para se adequarem no cotidiano dos estudantes. Faça um levantamento prévio de mudanças na vida do aluno. Incentive a participação dos estudantes nessa etapa da aula.

Para você saber mais:

“Evolução humana” Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_humana - Acesso em 24/Fev de 2019

“Técnica e Tecnologia” Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tecnica-tecnologia.htm - Acesso em 25/Fev de 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o slide nº 4 “O que será inventado hoje que transformará o mundo?” e faça a pergunta para os estudantes. Se os ciclos tecnológicos são tão curtos e a cada dia novas tecnologias transformam a sociedade, qual será o próximo passo?

Como adequar à sua realidade: Adapte os exemplos de mudanças tecnológicas para se adequarem no cotidiano dos estudantes. Incentive a participação dos estudantes nessa etapa da aula.

Direitos autorais da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/02/Webb_Space_Telescope.jpg. Acesso em 01 de Maio de 2019

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: Os alunos devem se organizar em grupos de aproximadamente 5 indivíduos para responder em grupos as questões. Cada estudante anotará sua resposta de forma individual, porém, somente depois de discuti-la em grupo. A formação dos grupos deve ser completamente aleatória.

Sobre as mesas/carteiras será colocada uma pergunta que deve ser respondida naquela estação. O arquivo pode vir de impressão ou manuscrito em folha A4. O tempo em cada uma das estações é de 6 minutos. Depois desse tempo o professor deve dar o comando para trocarem de estação até que os estudantes passem por todas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Cesse a atividade e separe o quadro em 4 espaços e peça para que os estudantes escrevam cada uma das suas respostas no espaço correspondente. Depois que as primeiras respostas forem escritas peça para que outros alunos adicionem mais informações para que a mesma se torne mais completa.

Nesse momento é interessante que o professor auxilie na construção das respostas mas deixando claro que elas podem variar e que não existe uma única solução para esses questionamentos que são conceituais e abertos à várias propostas.

Possíveis respostas:

  • O computador pessoal representa o ápice tecnológico do século XXI?

Não, embora seja um item de uso muito comum em todo o mundo, ele representa muito mais o final dos anos 90 e início do século XXI. As tecnologias/produtos que representam o século XXI são relacionadas aos aparelhos portáteis como tablets e celulares, uso de internet de banda larga, consumo de multimídia.

  • Se existem automóveis super tecnológicos atualmente, qual o motivo pelo qual algumas pessoas ainda utilizam tração animal para o trabalho?

O acesso às soluções tecnológicas não é universal. As desigualdades sociais (que são extremamente profundas) criam nichos de mercado que não podem ser acessados por todas as pessoas. Dessa forma, mesmo que para transportar cargas, camionetes e caminhões sejam muito eficientes, muitas pessoas ainda recorrem aos cavalos, camelos e bois para o trabalho de transporte.

  • É da natureza humana o desenvolvimento técnico e tecnológico? A velocidade de desenvolvimento sempre foi a mesma?

A inteligência e a inventividade são as principais características humanas, porém elas se manifestaram de forma muito gradativa e lenta no início da humanidade e foram acelerando com o passar das épocas pré históricas e históricas. O século XX e suas dinâmicas sociais permitiram o desenvolvimento de mais novas soluções/invenções do que os últimos 100.000 anos da pré história/história humana.

  • Qual o próximo desenvolvimento técnico/tecnológico que transformará a sociedade?

A engenharia genética, a inteligência artificial e o desenvolvimento de novos materiais são as áreas que mais recebem investimento em pesquisas atualmente. Dessa forma é de se esperar que essas tecnologias modifiquem completamente as atividades humanas nas mesmas proporções que o uso de máquinas a vapor ou combustão interna geraram. É absurda a idéia de que a humanidade não passará por mudanças críticas nas próximas décadas. A questão cerne é sempre o acesso: Quem poderá ter acesso a essas maravilhas tecnológicas e quem ficará fadado a utilizar em pleno século XXI a tração animal para trabalhar?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Feche a aula com a leitura da frase do geógrafo Milton Santos. Ela conversa perfeitamente com a questão n°4 da ação propositiva.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google e os vídeos sugeridos. A atividade pode ser adaptada para substituir o uso do suporte digital pelo quadro.

Para você saber mais:

Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2018/03/13/interna_tecnologia,665761/a-tecnologia-do-dia-a-dia.shtml. Acesso em: 02/05/2019.

Disponível em:

http://portal.metodista.br/rpcom/mundo-corporativo/a-tecnologia-associada-ao-nosso-dia-a-dia. Acesso em: 02/05/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide nº 2 “O cotidiano e novas tecnologias” evidenciando o tema da aula para os estudantes e deixando claro como esse é um assunto atual e que seu entendimento é essencial à compreensão do espaço globalizado. Descreva rapidamente como a aula será realizada e explique que, depois de orientados, os alunos farão uma atividade de rotação de estações.

A atividade em rotação de estações consistirá na formação de 5 grupos de trabalho. Cada grupo será uma estação e nela o aluno deverá responder a uma questão. A resposta será coletiva, elaborada com o grupo, porém depois dos estudantes rotacionarem aleatoriamente para outras mesas, novos grupos serão formados também de forma aleatória. Ao final dos ciclos de rotação, o estudante terá passado por todas as estações e, portanto, terá respondido à todas as questões.

A escolha das estações deve ser feita de forma aleatória por cada estudante para que trabalhem com diferentes colegas.

Direitos autorais da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/Views_of_the_LHC_tunnel_sector_3-4%2C_tirage_1.jpg. Acesso em 01 de Maio de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: Projete o slide nº 3 “As transformações do cotidiano” e inicie a aula explicando como o mundo globalizado é permeado por tecnologias que muitas vezes não nos damos conta de como são recentes. Saliente como a informática e as telecomunicações revolucionaram o funcionamento do mundo e que essas tecnologias foram desenvolvidas nos últimos 100 anos. Faça uma comparação com o desenvolvimento de outras técnicas e tecnologias e como a sociedade se transformou com esse desenvolvimento.

Explique que o gênero homo (da qual a espécie humana faz parte) surgiu há aproximadamente 2 milhões de anos. Esses hominídeos não pertenciam a nossa espécie porém já conseguiam fabricar ferramentas rudimentares feitas de pedra, madeira e ossos. O uso do fogo ocorreu há 400 mil anos por populações de homo erectus. A espécie humana (homo sapiens) surgiu há aproximadamente 300 mil anos no continente africano porém os mais antigos fósseis de homo sapiens com feições modernas foram datados com 125 mil anos. Várias transformações técnicas, como o desenvolvimento de novas ferramentas e armas, foram gradativamente sendo criadas até a chamada revolução do neolítico (12.500 anos). Ou seja, existia um padrão de desenvolvimento de novas técnicas que demoravam dezenas ou centenas de milhares de anos para ocorrerem, porém o tempo de desenvolvimento de novas técnicas se deu de forma cada vez mais rápida e intensa.

O surgimento da ciência moderna culminou com avanços científicos que transformaram o próprio funcionamento das sociedades.

É notório como os ciclos tecnológicos são curtos atualmente. Veículos automotores com escala industrial de fabricação existem há 110 anos aproximadamente, as montadoras já vendem veículos elétricos que irão substituir totalmente os de combustão interna nos próximos 30 anos. Para fins de comparação, a tração animal foi utilizada constantemente por mais de 13.000 anos e ainda é utilizada hoje.

A ideia central da etapa de contextualização é deixar claro como os avanços tecnológicos são rápidos atualmente, com ciclos tecnológicos de poucos anos, diferente dos milhares ou centenas de anos que sociedades primitivas ou antigas exibiam.

O uso dos veículos à combustão interna X tração animal

Enciclopédias no formato de livro impresso X enciclopédias digitais

Envio de cartas manuscritas X telecomunicações modernas (videoconferência, mensagens instantâneas, email)

Relógios de Sol, água, pêndulo X relógios portáteis de quartzo, relógios atômicos de alta precisão

Conhecimento prático de rotas e caminhos X Uso de GPS roteável para encontrar os melhores caminhos

Como adequar à sua realidade: Adapte os exemplos de mudanças tecnológicas para se adequarem no cotidiano dos estudantes. Faça um levantamento prévio de mudanças na vida do aluno. Incentive a participação dos estudantes nessa etapa da aula.

Para você saber mais:

“Evolução humana” Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_humana - Acesso em 24/Fev de 2019

“Técnica e Tecnologia” Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tecnica-tecnologia.htm - Acesso em 25/Fev de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o slide nº 4 “O que será inventado hoje que transformará o mundo?” e faça a pergunta para os estudantes. Se os ciclos tecnológicos são tão curtos e a cada dia novas tecnologias transformam a sociedade, qual será o próximo passo?

Como adequar à sua realidade: Adapte os exemplos de mudanças tecnológicas para se adequarem no cotidiano dos estudantes. Incentive a participação dos estudantes nessa etapa da aula.

Direitos autorais da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/02/Webb_Space_Telescope.jpg. Acesso em 01 de Maio de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: Os alunos devem se organizar em grupos de aproximadamente 5 indivíduos para responder em grupos as questões. Cada estudante anotará sua resposta de forma individual, porém, somente depois de discuti-la em grupo. A formação dos grupos deve ser completamente aleatória.

Sobre as mesas/carteiras será colocada uma pergunta que deve ser respondida naquela estação. O arquivo pode vir de impressão ou manuscrito em folha A4. O tempo em cada uma das estações é de 6 minutos. Depois desse tempo o professor deve dar o comando para trocarem de estação até que os estudantes passem por todas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Cesse a atividade e separe o quadro em 4 espaços e peça para que os estudantes escrevam cada uma das suas respostas no espaço correspondente. Depois que as primeiras respostas forem escritas peça para que outros alunos adicionem mais informações para que a mesma se torne mais completa.

Nesse momento é interessante que o professor auxilie na construção das respostas mas deixando claro que elas podem variar e que não existe uma única solução para esses questionamentos que são conceituais e abertos à várias propostas.

Possíveis respostas:

  • O computador pessoal representa o ápice tecnológico do século XXI?

Não, embora seja um item de uso muito comum em todo o mundo, ele representa muito mais o final dos anos 90 e início do século XXI. As tecnologias/produtos que representam o século XXI são relacionadas aos aparelhos portáteis como tablets e celulares, uso de internet de banda larga, consumo de multimídia.

  • Se existem automóveis super tecnológicos atualmente, qual o motivo pelo qual algumas pessoas ainda utilizam tração animal para o trabalho?

O acesso às soluções tecnológicas não é universal. As desigualdades sociais (que são extremamente profundas) criam nichos de mercado que não podem ser acessados por todas as pessoas. Dessa forma, mesmo que para transportar cargas, camionetes e caminhões sejam muito eficientes, muitas pessoas ainda recorrem aos cavalos, camelos e bois para o trabalho de transporte.

  • É da natureza humana o desenvolvimento técnico e tecnológico? A velocidade de desenvolvimento sempre foi a mesma?

A inteligência e a inventividade são as principais características humanas, porém elas se manifestaram de forma muito gradativa e lenta no início da humanidade e foram acelerando com o passar das épocas pré históricas e históricas. O século XX e suas dinâmicas sociais permitiram o desenvolvimento de mais novas soluções/invenções do que os últimos 100.000 anos da pré história/história humana.

  • Qual o próximo desenvolvimento técnico/tecnológico que transformará a sociedade?

A engenharia genética, a inteligência artificial e o desenvolvimento de novos materiais são as áreas que mais recebem investimento em pesquisas atualmente. Dessa forma é de se esperar que essas tecnologias modifiquem completamente as atividades humanas nas mesmas proporções que o uso de máquinas a vapor ou combustão interna geraram. É absurda a idéia de que a humanidade não passará por mudanças críticas nas próximas décadas. A questão cerne é sempre o acesso: Quem poderá ter acesso a essas maravilhas tecnológicas e quem ficará fadado a utilizar em pleno século XXI a tração animal para trabalhar?

Slide Plano Aula

Orientações: Feche a aula com a leitura da frase do geógrafo Milton Santos. Ela conversa perfeitamente com a questão n°4 da ação propositiva.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano