Tabelas para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Lei das Proporções Constantes (Lei de Proust)
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aspectos quantitativos das transformações químicas
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Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Para o pleno desenvolvimento desse plano, é essencial que os alunos tenham construído e desenvolvido habilidades
referente ao 2º plano desta unidade, sobre Lei da Conservação das Massas e análise de dados tabelados de reações químicas.
Este plano tem como objetivo possibilitar que os alunos analisem e identifiquem a Lei das Proporções Constantes (Lei de Proust) em reações químicas, através da análise de dados tabelados e a partir de um desafio que irá inserir os alunos em um contexto investigativo.
O professor deverá contar uma história, na qual os alunos (divididos em equipes) estarão concorrendo a uma vaga no maior laboratório nacional em produção de gás carbônico. Nesse contexto, o professor, que interpretará o supervisor do laboratório, realizará alguns testes e questões eliminatórias para cada equipe (sorteio de dados tabelados).
Para estudar mais sobre o tema, o professor pode acessar a seguinte referência:
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "Lei de Proust ou Lei das Proporções Constantes"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/lei-proust-ou-lei-das-proporcoes-constantes.htm>. Acesso em 30 de agosto de 2018.
Materiais necessários para a aula: Balões (bexigas de aniversário), garrafinha plástica de 250 mL ou 125 mL, colher (ou espátula), vinagre e bicarbonato de sódio. Além disso, também serão necessários materiais para impressão nesta aula, disponíveis nos link abaixo:
Sorteio de tabelas:
Atividade para impressão:
Gabarito da atividade para impressão: < https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fZtDvvmq7mkhhxM9E6uPEngDxzEvZAbRDeWChnZNTn2Sckd9khKS633u8knP/cie9-02me03--gabarito-da-atividade.pdf>.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas:
- O que vocês entendem pela leitura do título?
- O que é uma lei científica?
- O que significa proporção?
- O que significa dizer que algo é constante?
Instigue os alunos a desenvolverem suas hipóteses e argumentos com relação ao título da aula, com o objetivo de analisar seus conhecimentos prévios.
Os alunos devem lembrar da aula anterior (Lei da Conservação das Massas): uma lei é caracterizada como a observação de um fenômeno que ocorre com determinado padrão e regularidade, ou seja, uma lei implica que algo ocorrerá da forma prevista por ela, não podendo ser refutada.
Com relação a palavra “proporção”, os alunos devem concluir que ela diz respeito a uma relação de grandeza entre diversas partes. O professor pode dar o seguinte exemplo:
- Para fazer um bolo são necessários 3 ovos, 3 xícaras de farinha, 2 xícaras de açúcar, etc. Para fazer o dois bolos, é preciso aumentar as quantidades de ingredientes na mesma proporção (dobrando), ou seja, são usados 6 ovos, 6 xícaras de farinha e 4 xícaras de açúcar.
Ou seja, proporção está diretamente ligada à relação entre as quantidades, como no caso do bolo, em receitas em geral, e na Química em particular. A palavra proporção também pode estar relacionada com a relação entre as dimensões, por exemplo, em uma escultura, mas não é este o sentido atribuído à palavra quando estudamos transformações químicas e os aspectos quantitativos das mesmas.
Sobre a palavra “constante”, os alunos devem chegar à conclusão de que é algo que permanece invariável e fixo. O professor pode dar o exemplo:
- Aquele carro está viajando a uma velocidade constante de 10 m/s.
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