Plano de Aula

Plano de aula: Sujeito, verbo e seus complementos e modificadores

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Termos da oração: sujeito, verbo, complementos e modificadores

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar e compreender o efeito de sentido do uso do sujeito, do verbo e de seus complementos e modificadores em contextos empregados no gênero (auto)biografia.

Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador; cópias de fotografias; cópias de texto. Opcional: DataShow, computador.

Dificuldades antecipadas: Identificar complementos e modificadores do sujeito e do verbo.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramática da língua portuguesa: gramática da palavra, gramática da frase, gramática do texto/discurso. Porto: Almedina, 2001.

SOUZA e SILVA, M. C. P; KOCH, I. V. Linguística aplicada ao português: sintaxe. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Professor, apresente o tema da aula aos alunos e diga de que se trata:
  • Vocês já leram textos em que se descreve a vida de uma pessoa famosa, desde o seu nascimento até o que faz na atualidade ou até a sua morte?
  • (Se eles responderem “sim”, questione:) Sobre quem era o texto? Vocês sabem que nome recebe o texto que tem esse objetivo?

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO