Plano de Aula

Plano de aula: Análise do uso de advérbios e locuções adverbiais em situações diversas

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Advérbio e locuções adverbiais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar o papel de advérbios e locuções adverbiais na ampliação de sentidos do núcleo do predicado oracional.

Materiais necessários: Computador ligado a projetor, quadro e giz, folhas com exercícios.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em estabelecer relações entre advérbios e locuções adverbiais e a intencionalidade linguística de seu uso, de início.
É importante, então, que o professor, sem críticas, leve-os a perceber que a língua é viva e as atribuições de sentido são dadas pelos falantes. Assim, verão que a análise a ser feita é natural e não se restringe a normas memorizadas.

Referências sobre o assunto:

Lexicon - Gramática básica da língua portuguesa. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap12-00-adverbio>. Acesso em: 2 dez. 2018.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2000. P. 338-342.

SCHUMACHER, Cristina A. Uma gramática intuitiva. Rio de Janeiro: LTC, 2013. P. 98-9

SOUZA, Kaligina Carla Bazilio de. A problemática dos advérbios e seu funcionamento no gênero discursivo: notícia. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID8197_08092015212035.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles entendem por análise (provavelmente dirão que significa examinar, estudar). Diga, então, que, como eles sabem, a língua é viva; por isso, nem sempre basta decorar regras para saber a importância de uma palavra em um contexto. Explique que a proposta do trabalho do dia será analisar o uso de advérbios e locuções adverbiais além da gramática.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO