Plano de aula: Análise do uso de advérbios e locuções adverbiais em situações diversas

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Advérbio e locuções adverbiais

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar o papel de advérbios e locuções adverbiais na ampliação de sentidos do núcleo do predicado oracional.

Materiais necessários: Computador ligado a projetor, quadro e giz, folhas com exercícios.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em estabelecer relações entre advérbios e locuções adverbiais e a intencionalidade linguística de seu uso, de início.
É importante, então, que o professor, sem críticas, leve-os a perceber que a língua é viva e as atribuições de sentido são dadas pelos falantes. Assim, verão que a análise a ser feita é natural e não se restringe a normas memorizadas.

Referências sobre o assunto:

Lexicon - Gramática básica da língua portuguesa. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap12-00-adverbio>. Acesso em: 2 dez. 2018.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2000. P. 338-342.

SCHUMACHER, Cristina A. Uma gramática intuitiva. Rio de Janeiro: LTC, 2013. P. 98-9

SOUZA, Kaligina Carla Bazilio de. A problemática dos advérbios e seu funcionamento no gênero discursivo: notícia. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID8197_08092015212035.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles entendem por análise (provavelmente dirão que significa examinar, estudar). Diga, então, que, como eles sabem, a língua é viva; por isso, nem sempre basta decorar regras para saber a importância de uma palavra em um contexto. Explique que a proposta do trabalho do dia será analisar o uso de advérbios e locuções adverbiais além da gramática.