Atividade para impressão - Ficha de pré-leitura
Plano de Aula
Plano de aula: DIMENSÃO INTERCULTURAL - Visita à biblioteca
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Outside the walls of the classroom
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula: Esta aula é feita com base em uma visita a uma biblioteca de médio a grande porte. Pode ser a biblioteca municipal da cidade ou a biblioteca de alguma universidade pública ou instituto federal. A biblioteca da própria escola também pode ser usada, caso nenhuma das opções de fora da escola estejam disponíveis. Lembre-se de se informar antes sobre regras para visitantes e passar essas regras de forma clara para os alunos, para que a visita transcorra sem problemas.
Há, também, propostas complementares que pedem que os alunos escolham um dos livros da biblioteca para levar para casa, ler fazer atividades relacionadas a ele. Nesse caso, procure se informar na biblioteca visitada como pode ser feito o cadastro para o empréstimo de livros com antecedência, para garantir que todos os alunos possam levar os livros emprestados.
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Compartilhe o objetivo da aula com os alunos, checando se compreendem o significado. Caso esteja fazendo esta aula como uma saída da escola em excursão, pode fazer esta etapa no ônibus em direção à biblioteca.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mostre o slide aos alunos ou faça oralmente as perguntas nele contidas. Divida os alunos em duplas e deixe que discutam as respostas entre si. Ao final de quatro minutos, peça a alguns alunos que reportem o que ouviram dos colegas.
Caso esteja fazendo a aula em um espaço exterior à escola, faça esta etapa antes de entrar no ambiente da biblioteca, no hall de entrada ou espaço aberto, se possível. Caso leve os alunos em um ônibus para a biblioteca, esta atividade pode ser feita dentro do ônibus, como forma de manter o foco dos alunos para a aula durante o deslocamento.
Input
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Fornecer vocabulário relacionado aos livros para ajudar no preenchimento da ficha do output.
Expectativa: Que os alunos compreendam a qual parte do livro cada um dos nomes apresentados no texto se refere.
Orientações: Entregue para os alunos uma cópia do texto disponível em: https://www.iuniverse.com/Resources/Publishing-Distribution/PartsOfYourBook.aspx .
Faça algumas questões de pré-leitura:
- This is a website that helps people who want to publish books. What do you think future authors may need help with? (Ss: They may need to know what kind of content is interesting, how to edit a book, what parts should a book have, where you can print and sell it.
- When you open a book, does it generally start right off with the text? What kind of text may you have before the main content? (Ss: It may have a dedicatory, a table of contents, a title page.)
- Let’s read the text and identify what the parts of a book are.
Leia com eles os nomes das partes de um livro e cheque com eles o entendimento de cada uma delas. Para ajudar os alunos a entender, tenha livros em mãos para apontar as partes que eles ainda não conhecem. Busque levar livros de diferentes tipos, como um livro de ficção, um científico e um livro didático, assim os alunos podem ver as partes que só estão presentes em alguns deles. Também aproveite para apontar partes físicas, como: pages, front cover, back cover, page numbers, flaps, hard cover, paperback etc.
Output
Tempo sugerido: 30 minutos
Propósito: Compartilhar a experiência com o livro escolhido com os colegas.
Expectativa: Que os alunos consigam engajar em conversa sobre o material escolhido.
Orientações: Distribua para cada um dos alunos a ficha de pré-leitura (aqui), direcione-os para a área de literatura estrangeira infanto-juvenil, e diga que devem escolher um livro que chame a atenção deles, para responder questões sobre ele na ficha. Lembre-os de que precisarão do texto do input para fazê-lo. Seria ideal que os alunos escolhessem obras em inglês, mas caso a biblioteca da sua cidade não tenha esse tipo de material disponível, deixe que os alunos escolham obras traduzidas.
Deixe claro que eles não precisam escolher o livro com pressa, podem passear por entre as estantes, observar as capas, os títulos, folhear as obras… A intenção é que os alunos tenham contato com a experiência de antecipação que se tem ao escolher um livro. Fique atento para que escolham algo apropriado para a idade deles. Quando escolherem, devem procurar um lugar para sentar-se e preencher a ficha. Caso necessário, podem usar dicionários e a internet (normalmente ambos estão disponíveis na biblioteca) para responder às perguntas. Marque um horário e um ponto de encontro para a turma.
No ponto de encontro marcado, os alunos devem ter consigo o livro escolhido e a ficha preenchida. Divida-os em duplas e peça que compartilhem as respostas das 3 últimas perguntas da ficha em conversa com o colega.
- Material complementar: Essa aula pode ser apenas o começo de um projeto de leitura. Após escolherem o livro e preencherem a ficha, os alunos podem fazer o empréstimo do livro e levá-lo para ler em casa. Dê o tempo de 2 a 3 meses para que finalizem a leitura, levando em consideração se estão lendo o livro em língua inglesa ou na versão traduzida. Mesmo lendo a versão traduzida, os alunos farão as atividades sobre o livro em inglês, o que garante a prática da língua. É importante, ao estabelecer um projeto com leitura de obras completas e extensas, que se faça uso de intervalos de leitura. Mesmo que os alunos tenham tempo para terminar a leitura dos livros e que a atividade de culminância do projeto só aconteça ao final, os alunos deve manter um ritmo de leitura, guiados por atividades e discussões em sala de aula feitas durante o período de leitura. Veja neste documento algumas sugestões de atividades para intervalos de leitura, divididas em atividades para quando os alunos estiverem nas primeira páginas, no meio do livro, ou já próximos do final (3 intervalos costumam ser mais do que suficientes para garantir o ritmo e manter o interesse na leitura). O projeto de leitura deve incluir uma culminância, para que os alunos tenham espaço para compartilhar as leituras depois de terminadas. Neste documento você pode encontrar sugestões de atividades de culminância. Cabe chamar atenção para o fato de que a proposta não é uma aula de história da literatura ou de interpretação de textos, mas um momento de educação estética, ou seja, de fruição da literatura, de aguçamento das percepções artísticas.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Dar aos alunos a chance de refletir sobre o próprio aprendizado.
Expectativa: Que os alunos consigam oferecer feedback significativo sobre o próprio processo de aprendizado.
Orientações: Faça aos alunos a pergunta título do slide, e deixe que compartilhem as respostas de forma livre. Como esta aula tem um objetivo mais abstrato, pode perguntar também como foi a experiência para os alunos, qual a sensação que tiveram ao ler e escolher o livro em uma biblioteca e até mesmo se pretendem continuar frequentando o lugar. (“What was this literary experience like?”; “What was the feeling of being completely free to choose a book in a library?”; “Are you going to come to the library more often from now on?”.
- Material complementar: A possibilidade de ter um destinatário real para a produção dos alunos acrescenta motivação e sentido para a criação de uma situação comunicativa mais real. Nesta aula, os alunos podem, como atividade para casa, utilizar as respostas ao questionário e escrever um email para a editora ou para o autor (ou para ambos), explicando porque escolheram, dentre milhares de livros numa biblioteca, aquele livro para ler. O texto deve ser produzido e revisado para, então, ser enviado ao(s) destinatário(s). Você pode elaborar um pequeno parágrafo explicando o contexto (a aula, a atividade escolar, etc.) para ser enviado juntamente com o texto do aluno. Encontrar o e-mail de contato de autores e editoras costuma ser muito simples (os alunos provavelmente conseguem fazer isso facilmente com uma pesquisa no google). Os alunos provavelmente ficarão surpresos ao receber uma resposta, ampliando ainda mais a experiência literária. Caso faça o projeto de leitura completo, o email pode ser enviado ao final do projeto, anexando as produções dos alunos ao longo do período de leitura.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING8_07UND01
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2842/dimensao-intercultural-visita-a-biblioteca
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Objective
A adaptação de textos e atividades desse plano se deve à mudança de objetivo geral para o ensino remoto: To experience literature by using an online library.
Context
Crie um fórum com o slide ou envie a imagem e as perguntas e peça que os alunos comentem suas respostas. No encontro síncrono, exiba o slide e deixe que comentem livremente.
Input 1
Compartilhe a imagem da primeira parte do texto e explique que se trata de um tutorial para acessar bibliotecas online. Pergunte se os alunos já utilizaram o WikiHow e para que alguém o usaria. Solicite que observem a autoria do post: Who wrote it? Faça a leitura do texto e formule as perguntas: Why online libraries are convenient? Why would you access an online library? Dê tempo para que consultem o slide. Pergunte: Have you ever accessed an online library? Which steps do you imagine the text will suggest?
Divida a turma em duplas e compartilhe o link do texto.
Output 1
Peça que os alunos identifiquem os passos sugeridos pelo post e façam uma busca na internet por bibliotecas virtuais, para compartilhar dicas com os colegas. Eles devem utilizar WhatsApp ou Google Meet para debaterem se o tutorial funcionou, quais bibliotecas acharam mais úteis e se conseguiram encontrar livros interessantes, para depois relatar para a turma. Caso os alunos encontrem dificuldades, você pode sugerir sites de bibliotecas, disponíveis aqui.
No próximo encontro síncrono, retome os passos e deixe que os alunos apresentem o que descobriram.
Input 2
No próximo encontro, exiba o slide e faça as perguntas de leitura conforme orientado, e se possível, com livros em mãos para exemplificar. Você também pode fazer um breve vídeo para compartilhar com os alunos antes desse encontro, apresentando as partes citadas pelo texto.
Output 2
Ainda no encontro, exiba o slide e oriente a atividade. Os alunos deverão utilizar o Google Books para preencher a ficha de pré-leitura adaptada, pesquisando por livros no site. Você pode sugerir que, nas duplas da atividade inicial, os alunos troquem sugestões de livros para busca, ou que peçam sugestão de familiares. Dê um prazo para a realização da tarefa (por exemplo, 3 dias) e solicite que se comuniquem com suas duplas para compartilharem entre si suas respostas à última pergunta da ficha.
Feedback
No próximo encontro síncrono, solicite que os alunos comentem sobre o que debateram nas duplas e, a partir disso, exiba o slide e conduza as reflexões sobre as aprendizagens.
Exiba os slides do Input do plano seguinte e adicione a pergunta: Have you ever visited an online museum? Peça que os alunos façam as mesmas perguntas para familiares e amigos, para descobrir se eles conhecem museus virtuais e, se sim, quais. As respostas serão compartilhadas no encontro síncrono seguinte.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a fornecerem dicas de livros ou, caso conheçam, bibliotecas virtuais para os alunos explorarem.
Contents
- INPUT: Parts of a book (an article by iuniverse.com)
- OUTPUT: Book questionnaire filled/ oral discussion
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI18) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Juliana Neves
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes