Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING8_07UND01
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2842/dimensao-intercultural-visita-a-biblioteca
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Objective
A adaptação de textos e atividades desse plano se deve à mudança de objetivo geral para o ensino remoto: To experience literature by using an online library.
Context
Crie um fórum com o slide ou envie a imagem e as perguntas e peça que os alunos comentem suas respostas. No encontro síncrono, exiba o slide e deixe que comentem livremente.
Input 1
Compartilhe a imagem da primeira parte do texto e explique que se trata de um tutorial para acessar bibliotecas online. Pergunte se os alunos já utilizaram o WikiHow e para que alguém o usaria. Solicite que observem a autoria do post: Who wrote it? Faça a leitura do texto e formule as perguntas: Why online libraries are convenient? Why would you access an online library? Dê tempo para que consultem o slide. Pergunte: Have you ever accessed an online library? Which steps do you imagine the text will suggest?
Divida a turma em duplas e compartilhe o link do texto.
Output 1
Peça que os alunos identifiquem os passos sugeridos pelo post e façam uma busca na internet por bibliotecas virtuais, para compartilhar dicas com os colegas. Eles devem utilizar WhatsApp ou Google Meet para debaterem se o tutorial funcionou, quais bibliotecas acharam mais úteis e se conseguiram encontrar livros interessantes, para depois relatar para a turma. Caso os alunos encontrem dificuldades, você pode sugerir sites de bibliotecas, disponíveis aqui.
No próximo encontro síncrono, retome os passos e deixe que os alunos apresentem o que descobriram.
Input 2
No próximo encontro, exiba o slide e faça as perguntas de leitura conforme orientado, e se possível, com livros em mãos para exemplificar. Você também pode fazer um breve vídeo para compartilhar com os alunos antes desse encontro, apresentando as partes citadas pelo texto.
Output 2
Ainda no encontro, exiba o slide e oriente a atividade. Os alunos deverão utilizar o Google Books para preencher a ficha de pré-leitura adaptada, pesquisando por livros no site. Você pode sugerir que, nas duplas da atividade inicial, os alunos troquem sugestões de livros para busca, ou que peçam sugestão de familiares. Dê um prazo para a realização da tarefa (por exemplo, 3 dias) e solicite que se comuniquem com suas duplas para compartilharem entre si suas respostas à última pergunta da ficha.
Feedback
No próximo encontro síncrono, solicite que os alunos comentem sobre o que debateram nas duplas e, a partir disso, exiba o slide e conduza as reflexões sobre as aprendizagens.
Exiba os slides do Input do plano seguinte e adicione a pergunta: Have you ever visited an online museum? Peça que os alunos façam as mesmas perguntas para familiares e amigos, para descobrir se eles conhecem museus virtuais e, se sim, quais. As respostas serão compartilhadas no encontro síncrono seguinte.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a fornecerem dicas de livros ou, caso conheçam, bibliotecas virtuais para os alunos explorarem.