13619
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - DIMENSÃO INTERCULTURAL - Visita a um museu virtual

POR: Juliana Pacheco Oliveira Neves 26/11/2018
Código: ING8_07UND01

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI18) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre DIMENSÃO INTERCULTURAL - Visita a um museu virtual

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Esta aula pede que os alunos façam uma visita a um museu virtual. Para isso, os alunos devem utilizar o laboratório de informática da escola. Caso não seja possível, pode ser organizada uma visita a um museu da cidade, de preferência com obras de vários países diferentes. Em ambos os casos, é necessário fazer arranjos antes da aula para que ela aconteça. Lembre-se, caso vá fazer a visita virtual, de checar se os computadores da escola e a conexão de internet oferecem suporte para o site utilizado, o https://artsandculture.google.com/ .

Os alunos também precisarão de material para pintura. Eles podem utilizar uma tela ou um pedaço de papel cartão, caso seja mais fácil para conseguirem. Providencie também para que tenham tintas e pincéis à disposição, além de revistas e outros materiais para recorte. O professor de artes da escola pode acompanhar esta aula, fazendo com que o aspecto interdisciplinar seja estimulado.

Objective select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o objetivo da aula com os alunos e cheque a compreensão.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Faça as perguntas nos slides para os alunos e deixe que participem em forma de plenária. Se nenhum deles tiver tido a chance de ir a um museu, compartilhe uma história de quando você foi a um museu, de um quadro ou exposição preferidos. Mostre também imagens de museus ou pergunte se já viram em filmes, séries e novelas personagens visitando museus (pode mencionar filmes como o ‘uma noite no museu’, em que o museu é parte central da história, lembrando aos alunos que aquele é um museu de história natural, e que existem muitos tipos de museus). Como alternativa, se os alunos tiverem mais autonomia, leia as perguntas com eles e peça que as discutam em duplas.

Input select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Fornecer aos alunos material autêntico para apreciação cultural e linguística.

Expectativa: Que os alunos engajem na atividade, observem as obras e discutam sobre o que vêem.

Orientações: Leve os alunos para a sala de informática e divida-os em duplas (cada dupla em um computador). Peça que acessem o site https://artsandculture.google.com/partner?tab=map (mostrado na imagem). Este site permite explorar todos os museus cujas coleções estão disponíveis no Google Arts and Culture Project, separados de acordo com sua localização no mapa. Diga que cada dupla deve escolher um país (não podem escolher o Brasil), clicando nos círculos vermelhos/laranja que indicam quantos museus há naquela área. Ao clicar, o mapa aumenta a área, até que os alunos possam clicar num dos museus daquele lugar. Deixe-os livres para escolher o museu que quiserem (desde que a dupla entre em acordo). Dê 2 minutos para que escolham o museu.

  • Look at the map. All the red and orange circles indicate places where we can do a virtual tour of their museums. Choose a country (not Brazil) which you have always been curious about, or which you think has interesting art, and click on the circle in its area. You are going to zoom on it. Keep zooming till you can click on a museum. Click on it, a new page should open, showing you the name of the museum and a Little bit of its collection. You have 2 minutes to choose a museum with your partner.

  • Material complementar: Permitir que os alunos naveguem pelo mapa e escolham o museu que preferirem é uma forma de estimular a autonomia e de engajá-los na atividade. As atividades que se seguem podem ser feitas independentemente da escolha dos alunos. No entanto, caso deseje que os alunos trabalhem com um museu específico, pule esta etapa e dê o link direto do museu escolhido para que acessem.

Input select-down

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Fornecer aos alunos material autêntico para apreciação cultural e linguística.

Expectativa: Que os alunos engajem na atividade, observem as obras e discutam sobre o que vêem.

Orientações: Ao clicar no museu escolhido, os alunos serão encaminhados para um página semelhante à mostrada no slide. Entregue a cada dupla uma cópia da seguinte atividade: aqui. Leia brevemente com eles as questões, e explique que elas não precisam ser respondidas de forma escrita (apenas a última, mas há instrução específica para isto), as questões devem ser discutidas pela dupla e estimular a observação de alguns aspectos do que está apresentado no site. Explique também que a depender do museu escolhido, algumas questões podem não se aplicar, por isso devem ficar atentos. Deixe que discutam e vá circulando pela sala, para tirar dúvidas.

  • Read the questions to guide you during your virtual tour. Explore the website with that help. You don’t have to write your answers, except for the last one, you only have to discuss them with your partner. Some questions may not apply to the museum you chose, in that case you may just skip them.

Quando faltarem 3 minutos para o encerramento desta etapa (o tempo previsto para esta parte do input é 10 minutos), chame a atenção para que aqueles que ainda não estão na última questão da atividade, passem para ela imediatamente, pulando as questões anteriores.

  • Pay attention, please. If you are not in the last activity of the handout I gave you, please get to it now. You may skip the previous ones.

Output select-down

Tempo sugerido: 28 minutos

Propósito: Dar a oportunidade para os alunos se expressarem inspirados pelas obras de arte que escolheram.

Expectativa: Que os alunos consigam traduzir suas impressões das obras em uma pintura.

Orientações: Mostre aos alunos o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=1krGgXyWObE . Não é necessário que os alunos prestem atenção ao áudio do material, apenas que tenham referência visual de como pinturas podem incorporar palavras e letras nelas.

  • Let’s watch a video and check a type of painting that incorporates writing on the canvas.

Explique, então, que os alunos devem produzir algo semelhante, uma pintura do tipo mixed media, inspirados pela obra que escolheram na atividade anterior e utilizando o material que trouxeram. Alerte que a ideia não é que eles façam uma cópia da obra de arte que escolheram, mas que dêem sua interpretação a ela. A produção que fizerem deve refletir o que sentiram quando olharam para a obra, o por quê a escolheram. Para manter coesão entre a obra que fizeram e a obra escolhida, podem usar cores, texturas ou motivos similares, se quiserem, mas não podem copiar.

  • We are going to produce a similar type of painting, incorporating words and images inspired by your favorite piece from the museum you visited. You don’t have to copy the piece, you have to make your own interpretation of the feeling you had while looking at it.

As palavras que usarão na pintura também devem seguir o mesmo conceito, palavras que evoquem sensações que eles consideram ser as mesmas sensações que tiveram ao olhar a pintura. Permita que usem dicionários para caso necessitem.

  • The words you are going to include should also be related to your view on the art you chose. You have 25 minutes to complete it.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Sistematizar a experiência tida em aula.

Expectativa: Que os alunos pensem no próprio processo de aprendizagem e na importância de momentos culturais como estes para a aula.

Orientações: Explique para os alunos que hoje eles terão um feedback diferente, já que esta foi uma aula diferente. Ao invés de dar o feedback para o professor e receber feedback sobre sua aprendizagem, eles devem refletir sobre o que mais gostaram no museu que visitaram e na obra que escolheram. Devem transformar isto em um texto curto (que pode ser feito em casa, por questões de tempo) e entregar junto à obra que produziram em sala. Explique que você vai fotografar as obras e o texto e enviá-los ao museu. Assim, eles estarão dando feedback ao museu, na forma de uma explicação (e agradecimento) sobre o trabalho deles e estarão depois, com a resposta do museu, recebendo feedback, sobre o que demonstraram ter aprendido através do texto e das obras produzidas.

  • Today we are doing something different for the feedback. I know we have learned a lot from the visit and the experience of making a mixed media painting inspired by a favorite piece, but I want you to reflect on that and give feedback to the museum you chose as the location for your virtual visit. All the work we have done today wouldn’t be possible without them, so let’s think of what we liked the most and write a short letter to the museum about it. I’m going to take the letter and your painting, photograph them and send them to the museum. When we get the answer you are also going to have some feedback about your work today.

Lembre-se de pedir aos alunos que escrevam o nome do museu na carta, assim você pode encontrar o endereço de email do museu para envio do material (os museus disponibilizam endereços de email e sites na internet, uma rápida pesquisa no google pelo nome do museu deve chegar ao resultado). Lembre-se também de escrever um pequeno texto descrevendo a aula e os objetivos do trabalho para enviar junto com o material dos alunos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Esta aula pede que os alunos façam uma visita a um museu virtual. Para isso, os alunos devem utilizar o laboratório de informática da escola. Caso não seja possível, pode ser organizada uma visita a um museu da cidade, de preferência com obras de vários países diferentes. Em ambos os casos, é necessário fazer arranjos antes da aula para que ela aconteça. Lembre-se, caso vá fazer a visita virtual, de checar se os computadores da escola e a conexão de internet oferecem suporte para o site utilizado, o https://artsandculture.google.com/ .

Os alunos também precisarão de material para pintura. Eles podem utilizar uma tela ou um pedaço de papel cartão, caso seja mais fácil para conseguirem. Providencie também para que tenham tintas e pincéis à disposição, além de revistas e outros materiais para recorte. O professor de artes da escola pode acompanhar esta aula, fazendo com que o aspecto interdisciplinar seja estimulado.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o objetivo da aula com os alunos e cheque a compreensão.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Faça as perguntas nos slides para os alunos e deixe que participem em forma de plenária. Se nenhum deles tiver tido a chance de ir a um museu, compartilhe uma história de quando você foi a um museu, de um quadro ou exposição preferidos. Mostre também imagens de museus ou pergunte se já viram em filmes, séries e novelas personagens visitando museus (pode mencionar filmes como o ‘uma noite no museu’, em que o museu é parte central da história, lembrando aos alunos que aquele é um museu de história natural, e que existem muitos tipos de museus). Como alternativa, se os alunos tiverem mais autonomia, leia as perguntas com eles e peça que as discutam em duplas.

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Fornecer aos alunos material autêntico para apreciação cultural e linguística.

Expectativa: Que os alunos engajem na atividade, observem as obras e discutam sobre o que vêem.

Orientações: Leve os alunos para a sala de informática e divida-os em duplas (cada dupla em um computador). Peça que acessem o site https://artsandculture.google.com/partner?tab=map (mostrado na imagem). Este site permite explorar todos os museus cujas coleções estão disponíveis no Google Arts and Culture Project, separados de acordo com sua localização no mapa. Diga que cada dupla deve escolher um país (não podem escolher o Brasil), clicando nos círculos vermelhos/laranja que indicam quantos museus há naquela área. Ao clicar, o mapa aumenta a área, até que os alunos possam clicar num dos museus daquele lugar. Deixe-os livres para escolher o museu que quiserem (desde que a dupla entre em acordo). Dê 2 minutos para que escolham o museu.

  • Look at the map. All the red and orange circles indicate places where we can do a virtual tour of their museums. Choose a country (not Brazil) which you have always been curious about, or which you think has interesting art, and click on the circle in its area. You are going to zoom on it. Keep zooming till you can click on a museum. Click on it, a new page should open, showing you the name of the museum and a Little bit of its collection. You have 2 minutes to choose a museum with your partner.

  • Material complementar: Permitir que os alunos naveguem pelo mapa e escolham o museu que preferirem é uma forma de estimular a autonomia e de engajá-los na atividade. As atividades que se seguem podem ser feitas independentemente da escolha dos alunos. No entanto, caso deseje que os alunos trabalhem com um museu específico, pule esta etapa e dê o link direto do museu escolhido para que acessem.

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Fornecer aos alunos material autêntico para apreciação cultural e linguística.

Expectativa: Que os alunos engajem na atividade, observem as obras e discutam sobre o que vêem.

Orientações: Ao clicar no museu escolhido, os alunos serão encaminhados para um página semelhante à mostrada no slide. Entregue a cada dupla uma cópia da seguinte atividade: aqui. Leia brevemente com eles as questões, e explique que elas não precisam ser respondidas de forma escrita (apenas a última, mas há instrução específica para isto), as questões devem ser discutidas pela dupla e estimular a observação de alguns aspectos do que está apresentado no site. Explique também que a depender do museu escolhido, algumas questões podem não se aplicar, por isso devem ficar atentos. Deixe que discutam e vá circulando pela sala, para tirar dúvidas.

  • Read the questions to guide you during your virtual tour. Explore the website with that help. You don’t have to write your answers, except for the last one, you only have to discuss them with your partner. Some questions may not apply to the museum you chose, in that case you may just skip them.

Quando faltarem 3 minutos para o encerramento desta etapa (o tempo previsto para esta parte do input é 10 minutos), chame a atenção para que aqueles que ainda não estão na última questão da atividade, passem para ela imediatamente, pulando as questões anteriores.

  • Pay attention, please. If you are not in the last activity of the handout I gave you, please get to it now. You may skip the previous ones.

Tempo sugerido: 28 minutos

Propósito: Dar a oportunidade para os alunos se expressarem inspirados pelas obras de arte que escolheram.

Expectativa: Que os alunos consigam traduzir suas impressões das obras em uma pintura.

Orientações: Mostre aos alunos o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=1krGgXyWObE . Não é necessário que os alunos prestem atenção ao áudio do material, apenas que tenham referência visual de como pinturas podem incorporar palavras e letras nelas.

  • Let’s watch a video and check a type of painting that incorporates writing on the canvas.

Explique, então, que os alunos devem produzir algo semelhante, uma pintura do tipo mixed media, inspirados pela obra que escolheram na atividade anterior e utilizando o material que trouxeram. Alerte que a ideia não é que eles façam uma cópia da obra de arte que escolheram, mas que dêem sua interpretação a ela. A produção que fizerem deve refletir o que sentiram quando olharam para a obra, o por quê a escolheram. Para manter coesão entre a obra que fizeram e a obra escolhida, podem usar cores, texturas ou motivos similares, se quiserem, mas não podem copiar.

  • We are going to produce a similar type of painting, incorporating words and images inspired by your favorite piece from the museum you visited. You don’t have to copy the piece, you have to make your own interpretation of the feeling you had while looking at it.

As palavras que usarão na pintura também devem seguir o mesmo conceito, palavras que evoquem sensações que eles consideram ser as mesmas sensações que tiveram ao olhar a pintura. Permita que usem dicionários para caso necessitem.

  • The words you are going to include should also be related to your view on the art you chose. You have 25 minutes to complete it.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Sistematizar a experiência tida em aula.

Expectativa: Que os alunos pensem no próprio processo de aprendizagem e na importância de momentos culturais como estes para a aula.

Orientações: Explique para os alunos que hoje eles terão um feedback diferente, já que esta foi uma aula diferente. Ao invés de dar o feedback para o professor e receber feedback sobre sua aprendizagem, eles devem refletir sobre o que mais gostaram no museu que visitaram e na obra que escolheram. Devem transformar isto em um texto curto (que pode ser feito em casa, por questões de tempo) e entregar junto à obra que produziram em sala. Explique que você vai fotografar as obras e o texto e enviá-los ao museu. Assim, eles estarão dando feedback ao museu, na forma de uma explicação (e agradecimento) sobre o trabalho deles e estarão depois, com a resposta do museu, recebendo feedback, sobre o que demonstraram ter aprendido através do texto e das obras produzidas.

  • Today we are doing something different for the feedback. I know we have learned a lot from the visit and the experience of making a mixed media painting inspired by a favorite piece, but I want you to reflect on that and give feedback to the museum you chose as the location for your virtual visit. All the work we have done today wouldn’t be possible without them, so let’s think of what we liked the most and write a short letter to the museum about it. I’m going to take the letter and your painting, photograph them and send them to the museum. When we get the answer you are also going to have some feedback about your work today.

Lembre-se de pedir aos alunos que escrevam o nome do museu na carta, assim você pode encontrar o endereço de email do museu para envio do material (os museus disponibilizam endereços de email e sites na internet, uma rápida pesquisa no google pelo nome do museu deve chegar ao resultado). Lembre-se também de escrever um pequeno texto descrevendo a aula e os objetivos do trabalho para enviar junto com o material dos alunos.

Contents

  1. INPUT: Google Arts and Culture project
  2. OUTPUT: Mixed media painting/pair discussion about paintings

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI18) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Juliana Neves

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes