13616
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - DIMENSÃO INTERCULTURAL - Visita à biblioteca

POR: Juliana Pacheco Oliveira Neves 22/11/2018
Código: ING8_07UND01

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI18) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre DIMENSÃO INTERCULTURAL - Visita à biblioteca

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Esta aula é feita com base em uma visita a uma biblioteca de médio a grande porte. Pode ser a biblioteca municipal da cidade ou a biblioteca de alguma universidade pública ou instituto federal. A biblioteca da própria escola também pode ser usada, caso nenhuma das opções de fora da escola estejam disponíveis. Lembre-se de se informar antes sobre regras para visitantes e passar essas regras de forma clara para os alunos, para que a visita transcorra sem problemas.

Há, também, propostas complementares que pedem que os alunos escolham um dos livros da biblioteca para levar para casa, ler fazer atividades relacionadas a ele. Nesse caso, procure se informar na biblioteca visitada como pode ser feito o cadastro para o empréstimo de livros com antecedência, para garantir que todos os alunos possam levar os livros emprestados.

Objective select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Compartilhe o objetivo da aula com os alunos, checando se compreendem o significado. Caso esteja fazendo esta aula como uma saída da escola em excursão, pode fazer esta etapa no ônibus em direção à biblioteca.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre o slide aos alunos ou faça oralmente as perguntas nele contidas. Divida os alunos em duplas e deixe que discutam as respostas entre si. Ao final de quatro minutos, peça para alguns alunos reportarem o que ouviram dos colegas.

Caso esteja fazendo a aula em um espaço exterior à escola, faça esta etapa antes de entrar no ambiente da biblioteca, no hall de entrada ou espaço aberto, se possível. Caso leve os alunos em um ônibus para a biblioteca, esta atividade pode ser feita dentro do ônibus, como forma de manter o foco dos alunos para a aula durante o deslocamento.

Input select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Fornecer vocabulário relacionado aos livros para ajudar no preenchimento da ficha do output.

Expectativa: Que os alunos compreendam a qual parte do livro cada um dos nomes apresentados no texto se refere.

Orientações: Entregue para os alunos uma cópia do texto disponível em: https://www.iuniverse.com/Resources/Publishing-Distribution/PartsOfYourBook.aspx .

Faça algumas questões de pré-leitura:

  • This is a website that helps people who want to publish books. What do you think future authors may need help with? (Ss: They may need to know what kind of content is interesting, how to edit a book, what parts should a book have, where you can print and sell it.
  • When you open a book, does it generally start right off with the text? What kind of text may you have before the main content? (Ss: It may have a dedicatory, a table of contents, a title page.)
  • Let’s read the text and identify what the parts of a book are.

Leia com eles os nomes das partes de um livro e cheque com eles o entendimento de cada uma delas. Para ajudar os alunos a entenderem, tenha livros em mãos, para apontar as partes que eles ainda não conhecem. Busque levar livros de diferentes tipos, como um livro de ficção, um científico e um livro didático, assim os alunos podem ver as partes que só estão presentes em alguns deles. Também aproveite para apontar partes físicas, como pages, front cover, back cover, page numbers, flaps, hard cover, paperback etc.

Output select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Compartilhar a experiência com o livro escolhido com os colegas.

Expectativa: Que os alunos consigam engajar em conversa sobre o material escolhido.

Orientações: Distribua para cada um dos alunos a ficha de pré-leitura (aqui), direcione-os para a área de literatura estrangeira infanto-juvenil, e diga que devem escolher um livro que chame a atenção deles para responder as questões na ficha sobre ele. Lembre-os de que precisarão do texto do input para fazê-lo. Seria ideal que os alunos escolhessem obras em inglês, mas caso a biblioteca da sua cidade não tenha esse tipo de material disponível, deixe que os alunos escolham obras traduzidas.

Deixe claro que eles não precisam escolher o livro com pressa, podem passear por entre as estantes, observar as capas, os títulos, folhear as obras… A intenção é que os alunos tenham contato com a experiência de antecipação que se tem ao escolher um livro. Fique atento para que escolham algo apropriado para a idade deles. Quando escolherem, devem procurar um lugar para sentar-se e preencher a ficha. Caso necessário, podem usar dicionários e a internet (normalmente ambos estão disponíveis na biblioteca) para responder às perguntas. Marque um horário e um ponto de encontro para a turma.

No ponto de encontro marcado, os alunos devem ter consigo o livro escolhido e a ficha preenchida. Divida-os em duplas e peça que compartilhem as respostas das 3 últimas perguntas da ficha em conversa com o colega.

  • Material complementar: Essa aula pode ser apenas o começo de um projeto de leitura. Após escolherem o livro e preencherem a ficha, os alunos podem fazer o empréstimo do livro e levá-lo para ler em casa. Dê o tempo de 2 a 3 meses para que finalizem a leitura, levando em consideração se estão lendo o livro em língua inglesa ou na versão traduzida. Mesmo lendo a versão traduzida, os alunos farão as atividades sobre o livro em inglês, o que garante a prática da língua. É importante, ao estabelecer um projeto com leitura de obras completas e extensas, que se faça uso de intervalos de leitura. Mesmo que os alunos tenham tempo para terminar a leitura dos livros e que a atividade de culminância do projeto só aconteça ao final, os alunos deve manter um ritmo de leitura, guiados por atividades e discussões em sala de aula feitas durante o período de leitura. Veja neste documento algumas sugestões de atividades para intervalos de leitura, divididas em atividades para quando os alunos estiverem nas primeira páginas, no meio do livro, ou já próximos do final (3 intervalos costumam ser mais do que suficiente para garantir o ritmo e manter o interesse na leitura). O projeto de leitura deve incluir uma culminância, para que os alunos tenham espaço para compartilhar as leituras depois de terminadas. Neste documento você pode encontrar sugestões de atividades de culminância. Cabe chamar atenção para o fato de que a proposta não é uma aula de história da literatura ou de interpretação de textos, mas um momento de educação estética, ou seja, de fruição da literatura, de aguçamento das percepções artísticas.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Dar aos alunos a chance de refletir sobre o próprio aprendizado.

Expectativa: Que os alunos consigam oferecem feedback significativo sobre o próprio processo de aprendizado.

Orientações: Faça aos alunos a pergunta título do slide, e deixe que compartilhem as respostas de forma livre. Como esta aula tem um objetivo mais abstrato, pode perguntar também como foi a experiência para os alunos, qual a sensação que tiveram ao ler e escolher o livro em uma biblioteca e até mesmo se pretendem continuar frequentando o lugar. (“What was this literary experience like?”; “What was the feeling of being completely free to choose a book in a library?”; “Are you going to come to the library more often from now on?”.

  • Material complementar: A possibilidade de ter um destinatário real para a produção dos alunos acrescenta motivação e sentido para a criação de uma situação comunicativa mais real. Nesta aula, os alunos podem, como atividade para casa, utilizar as respostas ao questionário e escrever um email para a editora ou para o autor (ou para ambos), explicando porque escolheram, dentre milhares de livros numa biblioteca, aquele livro para ler. O texto deve ser produzido e revisado para, então, ser enviado ao(s) destinatário(s). Você pode elaborar um pequeno parágrafo explicando o contexto (a aula, a atividade escolar, etc.) para ser enviado juntamente com o texto do aluno. Encontrar o email de contato de autores e editoras costuma ser muito simples (os alunos provavelmente conseguem fazer isso facilmente com uma pesquisa no google). Os alunos provavelmente ficarão surpresos ao receber uma resposta, ampliando ainda mais a experiência literária. Caso faça o projeto de leitura completo, o email pode ser enviado ao final do projeto, anexando as produções dos alunos ao longo do período de leitura.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Esta aula é feita com base em uma visita a uma biblioteca de médio a grande porte. Pode ser a biblioteca municipal da cidade ou a biblioteca de alguma universidade pública ou instituto federal. A biblioteca da própria escola também pode ser usada, caso nenhuma das opções de fora da escola estejam disponíveis. Lembre-se de se informar antes sobre regras para visitantes e passar essas regras de forma clara para os alunos, para que a visita transcorra sem problemas.

Há, também, propostas complementares que pedem que os alunos escolham um dos livros da biblioteca para levar para casa, ler fazer atividades relacionadas a ele. Nesse caso, procure se informar na biblioteca visitada como pode ser feito o cadastro para o empréstimo de livros com antecedência, para garantir que todos os alunos possam levar os livros emprestados.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Compartilhe o objetivo da aula com os alunos, checando se compreendem o significado. Caso esteja fazendo esta aula como uma saída da escola em excursão, pode fazer esta etapa no ônibus em direção à biblioteca.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre o slide aos alunos ou faça oralmente as perguntas nele contidas. Divida os alunos em duplas e deixe que discutam as respostas entre si. Ao final de quatro minutos, peça para alguns alunos reportarem o que ouviram dos colegas.

Caso esteja fazendo a aula em um espaço exterior à escola, faça esta etapa antes de entrar no ambiente da biblioteca, no hall de entrada ou espaço aberto, se possível. Caso leve os alunos em um ônibus para a biblioteca, esta atividade pode ser feita dentro do ônibus, como forma de manter o foco dos alunos para a aula durante o deslocamento.

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Fornecer vocabulário relacionado aos livros para ajudar no preenchimento da ficha do output.

Expectativa: Que os alunos compreendam a qual parte do livro cada um dos nomes apresentados no texto se refere.

Orientações: Entregue para os alunos uma cópia do texto disponível em: https://www.iuniverse.com/Resources/Publishing-Distribution/PartsOfYourBook.aspx .

Faça algumas questões de pré-leitura:

  • This is a website that helps people who want to publish books. What do you think future authors may need help with? (Ss: They may need to know what kind of content is interesting, how to edit a book, what parts should a book have, where you can print and sell it.
  • When you open a book, does it generally start right off with the text? What kind of text may you have before the main content? (Ss: It may have a dedicatory, a table of contents, a title page.)
  • Let’s read the text and identify what the parts of a book are.

Leia com eles os nomes das partes de um livro e cheque com eles o entendimento de cada uma delas. Para ajudar os alunos a entenderem, tenha livros em mãos, para apontar as partes que eles ainda não conhecem. Busque levar livros de diferentes tipos, como um livro de ficção, um científico e um livro didático, assim os alunos podem ver as partes que só estão presentes em alguns deles. Também aproveite para apontar partes físicas, como pages, front cover, back cover, page numbers, flaps, hard cover, paperback etc.

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Compartilhar a experiência com o livro escolhido com os colegas.

Expectativa: Que os alunos consigam engajar em conversa sobre o material escolhido.

Orientações: Distribua para cada um dos alunos a ficha de pré-leitura (aqui), direcione-os para a área de literatura estrangeira infanto-juvenil, e diga que devem escolher um livro que chame a atenção deles para responder as questões na ficha sobre ele. Lembre-os de que precisarão do texto do input para fazê-lo. Seria ideal que os alunos escolhessem obras em inglês, mas caso a biblioteca da sua cidade não tenha esse tipo de material disponível, deixe que os alunos escolham obras traduzidas.

Deixe claro que eles não precisam escolher o livro com pressa, podem passear por entre as estantes, observar as capas, os títulos, folhear as obras… A intenção é que os alunos tenham contato com a experiência de antecipação que se tem ao escolher um livro. Fique atento para que escolham algo apropriado para a idade deles. Quando escolherem, devem procurar um lugar para sentar-se e preencher a ficha. Caso necessário, podem usar dicionários e a internet (normalmente ambos estão disponíveis na biblioteca) para responder às perguntas. Marque um horário e um ponto de encontro para a turma.

No ponto de encontro marcado, os alunos devem ter consigo o livro escolhido e a ficha preenchida. Divida-os em duplas e peça que compartilhem as respostas das 3 últimas perguntas da ficha em conversa com o colega.

  • Material complementar: Essa aula pode ser apenas o começo de um projeto de leitura. Após escolherem o livro e preencherem a ficha, os alunos podem fazer o empréstimo do livro e levá-lo para ler em casa. Dê o tempo de 2 a 3 meses para que finalizem a leitura, levando em consideração se estão lendo o livro em língua inglesa ou na versão traduzida. Mesmo lendo a versão traduzida, os alunos farão as atividades sobre o livro em inglês, o que garante a prática da língua. É importante, ao estabelecer um projeto com leitura de obras completas e extensas, que se faça uso de intervalos de leitura. Mesmo que os alunos tenham tempo para terminar a leitura dos livros e que a atividade de culminância do projeto só aconteça ao final, os alunos deve manter um ritmo de leitura, guiados por atividades e discussões em sala de aula feitas durante o período de leitura. Veja neste documento algumas sugestões de atividades para intervalos de leitura, divididas em atividades para quando os alunos estiverem nas primeira páginas, no meio do livro, ou já próximos do final (3 intervalos costumam ser mais do que suficiente para garantir o ritmo e manter o interesse na leitura). O projeto de leitura deve incluir uma culminância, para que os alunos tenham espaço para compartilhar as leituras depois de terminadas. Neste documento você pode encontrar sugestões de atividades de culminância. Cabe chamar atenção para o fato de que a proposta não é uma aula de história da literatura ou de interpretação de textos, mas um momento de educação estética, ou seja, de fruição da literatura, de aguçamento das percepções artísticas.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Dar aos alunos a chance de refletir sobre o próprio aprendizado.

Expectativa: Que os alunos consigam oferecem feedback significativo sobre o próprio processo de aprendizado.

Orientações: Faça aos alunos a pergunta título do slide, e deixe que compartilhem as respostas de forma livre. Como esta aula tem um objetivo mais abstrato, pode perguntar também como foi a experiência para os alunos, qual a sensação que tiveram ao ler e escolher o livro em uma biblioteca e até mesmo se pretendem continuar frequentando o lugar. (“What was this literary experience like?”; “What was the feeling of being completely free to choose a book in a library?”; “Are you going to come to the library more often from now on?”.

  • Material complementar: A possibilidade de ter um destinatário real para a produção dos alunos acrescenta motivação e sentido para a criação de uma situação comunicativa mais real. Nesta aula, os alunos podem, como atividade para casa, utilizar as respostas ao questionário e escrever um email para a editora ou para o autor (ou para ambos), explicando porque escolheram, dentre milhares de livros numa biblioteca, aquele livro para ler. O texto deve ser produzido e revisado para, então, ser enviado ao(s) destinatário(s). Você pode elaborar um pequeno parágrafo explicando o contexto (a aula, a atividade escolar, etc.) para ser enviado juntamente com o texto do aluno. Encontrar o email de contato de autores e editoras costuma ser muito simples (os alunos provavelmente conseguem fazer isso facilmente com uma pesquisa no google). Os alunos provavelmente ficarão surpresos ao receber uma resposta, ampliando ainda mais a experiência literária. Caso faça o projeto de leitura completo, o email pode ser enviado ao final do projeto, anexando as produções dos alunos ao longo do período de leitura.

Contents

  1. INPUT: Parts of a book (an article by iuniverse.com)
  2. OUTPUT: Book questionnaire filled/ oral discussion

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI18) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Juliana Neves

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes