Plano de Aula

Plano de aula: A exploração dos recursos naturais do continente africano no mercantilismo: o comércio de marfim

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mercantilismo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI13, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Quadro, giz, papel sulfite, canetas hidrográficas (canetinhas coloridas) e/ou giz de cera (somente se houver disponível).

Material complementar:

Contexto para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/veqWN65WMAuggfgDE33zrPnWYzyQmPRU5tUBkmBTBSrDpH6UPB7PR4SHemJt/his7-13un02-contexto-para-impressao.pdf

Problematização para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hrKwyg84m2BD2nvrZ5re4dvbnWuD2TqK6qYevqE5fUkFSCvadYxDrQ3eu3Vt/his7-13un02-problematizacao-para-impressao.pdf

Projeto de Preservação Patrimonial/Ambiental (para o docente, com orientações):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M6MX8J3MtCPxChUXfSgkCHjkA3DqDPRhuTBUd72BatTuVJhQ9E6J4WC74A9X/his7-13un02-projeto-de-preservacao-professores.pdf

Projeto de Preservação Patrimonial/Ambiental (para o estudante):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7T2rGq7mSGxVYdYZxB8hMxyX6FxhUHYWep8myb5xxysSEPBQEK5ZyG8jdjSE/his7-13un02-projeto-de-preservacao-para-impressao-alunos.pdf

Se houver possibilidade, o ideal é que a ficha do projeto seja impressa para os alunos utilizarem na Sistematização. Caso não seja possível, os estudantes podem fazer na própria folha de caderno, ou sulfite disponibilizado pela escola, contanto que sigam as instruções contidas nas fichas disponibilizadas.

Para você saber mais:

Mercantilismo

O conceito de mercantilismo que se tem não é necessariamente comum a todos os teóricos, mas, sim, o mais aceito entre os mesmos. Este termo, então, compreende um conjunto de ideias e práticas econômicas dos Estados da Europa Ocidental entre os séculos XV e XVIII, voltadas para o comércio e, como fator predominante, o controle da economia pelo Estado. Caracteriza-se principalmente pela balança comercial favorável, protecionismo alfandegário, e pacto colonial. Dessa forma, é o conjunto de diferentes práticas e teorias econômicas do período do Absolutismo europeu.

ENCYCLOPEDIA BRITANNICA. Ivory Carving - Art Form. Disponível em: <https://www.britannica.com/art/ivory-carving>. Acesso em: 26 nov. 18.

HUNT, E. K. História do pensamento econômico. Trad. José Ricardo Brandão Azevedo. 7 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

MAS/SP.

SANTOS, V.; PAIVA, E.; GOMES, R. O comércio de marfim no mundo atlântico: circulação e produção (séculos XV a XIX). Belo Horizonte: Clio Gestão Cultural e Editora, 2018. 306 p. Disponível em: <https://ufmg.br/storage/b/6/9/4/b694eaea8cfaabe9e69c498a5c66c6de_15296019131342_1525989102.pdf >. Acesso em: 22 nov. 18.

SOARES, M. “Por conto e peso”: o comércio de marfim no Congo e Loango, séculos XV - XVII. Anais do Museu Paulista, São Paulo. v.25, n.1, p. 59-86, jan./abr., 2017.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v25n1/1982-0267-anaismp-25-01-00059.pdf>. Acesso em: 26 nov. 18.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

A sala deve estar dividida em grupos de no máximo cinco pessoas. É muito importante para o docente e para os estudantes terem em mente qual é o objetivo da aula que está sendo proposta. Por isso, neste momento, é imprescindível deixar claro aos alunos que o objetivo não é só uma parte formal da aula, mas, sim, o momento em que eles são apresentados ao conteúdo, e que podem colocar expectativas sobre o mesmo.

Portanto, o principal objetivo desta aula é aproximar os alunos da ideia de acumulação de riquezas presente no mercantilismo, e qual a relação que esta possui com a exploração dos recursos naturais no continente africano. Para além desta discussão, espera-se que os alunos percebam no final da aula que este movimento de acumulação de riquezas afeta a natureza até os dias de hoje e, por consequência, a própria história.

Para você saber mais:

ENCYCLOPEDIA BRITANNICA. Ivory Carving - Art Form. Disponível em: <https://www.britannica.com/art/ivory-carving>. Acesso em: 26 nov. 18.

HUNT, E. K. História do pensamento econômico. Trad. José Ricardo Brandão Azevedo. 7 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

MAS/SP.

SANTOS, V.; PAIVA, E.; GOMES, R. O comércio de marfim no mundo atlântico: circulação e produção (séculos XV a XIX). Belo Horizonte: Clio Gestão Cultural e Editora, 2018. 306 p. Disponível em: < https://ufmg.br/storage/b/6/9/4/b694eaea8cfaabe9e69c498a5c66c6de_15296019131342_1525989102.pdf >. Acesso em: 22 nov. 18.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO