Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets.
Contexto
Para despertar a curiosidade da turma, você pode encaminhar o trecho da reportagem proposta junto com os questionamentos a seguir. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes sozinhos, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.
- Expliquem o título da reportagem: “Mulheres rurais plantam sementes de Independência”.
- Como podemos perceber os conceitos de liberdade e de independência com base na experiência destas mulheres?
- É importante ser independente? O que isso pode significar para uma pessoa ou para um grupo de pessoas, por exemplo, um povo?
Estabeleça um prazo para que os estudantes enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Então, encaminhe o objetivo da aula e o mapa de El Salvador com as informações que ele traz, e questione:
- Qual o clima de El Salvador?
- Quantos habitantes tem o país?
- A maior parte da população pertence a qual etnia?
- Como é a qualidade de vida da população de El Salvador?
Dê um tempo para que os alunos possam responder estas novas questões, assim como nas questões sobre a reportagem.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito dos materiais apresentados, e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.
Outra alternativa para este momento pode ser encaminhar as duas fontes para a turma, junto com o objetivo da aula. Peça para que os alunos reflitam sobre as questões e solicite que produzam um pequeno texto ou quadro de informações, condensando as reflexões, para serem compartilhadas com os colegas. Outra possibilidade é marcar uma aula síncrona com a turma para ouvir as análises e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Você pode encaminhar as três fontes de uma vez com todos os questionamentos, ou encaminhá-las progressivamente, assim como sugerido no plano de aula. Envie uma fonte com os questionamentos, aguarde a resposta dos alunos e, então, encaminhe a próxima, sucessivamente.
Outra alternativa pode ser distribuir os três textos igualmente entre os alunos, de acordo com o nível de dificuldade deles e seu conhecimento sobre a turma, de modo que cada aluno ou grupo receba uma ou mais fontes, acompanhadas das respectivas questões. Se você estiver utilizando o Google Sala de Aula, é possível criar três atividades diferentes e designar cada uma para alunos diferentes.
Questões para refletirem:
Texto 1
- Como era a população da América Central no início do século XIX?
- Quem dominava a política e economia?
- Como era chamado este grupo da elite que não era nascido na Europa?
- Quais ideias eram conhecidas na Capitania Geral da Guatemala naquele contexto? Por qual grupo social? Onde eles as difundiam?
- Quem seriam alguns dos representantes destas ideias?
- O que estas ideias significavam com relação à Independência da América Central?
Texto 2 e mapa
- O que o mapa está representando?
- Em que ano El Salvador tornou-se independente?
- Quando os demais países da América Central conquistaram sua independência?
- De acordo com o texto, a quem pertencia o território que depois tornou-se El Salvador?
- O processo de Independência de El Salvador foi pacífico ou violento?
- A quem interessava a independência pacífica? Por que foi pactuado?
Texto 3
- Como ficou o governo de El Salvador após a sua independência?
- Quem são “Los catorze”?
- Que características contribuem para a pobreza do país, segundo o texto?
- Como a situação apontada no texto poderia impactar na vida das camadas populares?
- Tal contexto pode ter impactado na situação vivenciada atualmente no país?
Questões para responderem:
Texto 1
- Quais ideias eram defendidas pelas elites da América central no início do século XIX? Cite exemplos com trechos do texto.
Texto 2 e mapa
- As elites centro americanas defendiam liberdade e igualdade de condições a todo o povo? Para elas interessava a participação popular no processo de Independência? Por quê?
Texto 3
- Com a Independência, conquistada em 1838, quem manteve o domínio político e econômico em El Salvador?
Reserve um momento para que os alunos possam compartilhar uns com os outros as respostas às questões e o que aprenderam com a análise das fontes. Para isso, eles podem escrever um texto ou gravar um breve áudio ou vídeo, e encaminhar para o restante da turma. Se possível, marque uma aula síncrona com a turma, para que eles possam compartilhar as análises sobre as fontes.
Sistematização
Para a produção da atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem produzir os informes em papel ou textos digitados e encaminhar fotografias legíveis.
Outra alternativa pode ser propor que eles gravem pequenos áudios ou vídeos com o os informes.
Independentemente da maneira, incentive os alunos a compartilharem as respostas com os colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android e IOS.
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).