Plano de Aula

Plano de aula: A Independência de El Salvador: refletindo sobre a liberdade

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Lutas pela independência da América Latina

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Data show para projetar as imagens. Se não houver esta possibilidade, leve a cópia impressa dos mapas e dos textos.

Material para impressão:

Contexto - Trecho de Reportagem da ONU Mulheres (El Salvador)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Nn3R5E2vns4TNq5MrHJ6zA2xuQpzM3n9yY7yHQVmSY6xdKdK9SNXbWFmADqT/contexto-trecho-de-reportagem-da-onu-mulheres-el-salvador.pdf

Contexto - mapa e dados sobre El Salvador (atual)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XRDRhzjTwkH36BKwGhFmzBUNmgzFQdBydSUKYH2tqvcfPgfvEjW8Xm4hmkKq/contexto-mapa-e-dados-sobre-el-salvador-atual.pdf

Problematização - Trechos de textos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KDkKs6myw69vQnmkFqfG6456gFp6bs45DCFxJcSbsQ6743AZedqnYAR8cBU8/problematizacao-trechos-de-textos.pdf

Para saber mais:

“Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que vão sintetizar a natureza do novo cidadão. São as palavras de ordem dos que se amotinaram contra as opressões das quais há séculos padeciam.

[...] A compensação mais comum foi a de conceder novos direitos e abolir muito da legislação anterior, dando maior liberdade a burgueses e camponeses, tanto para comerciar como para ter terra própria. As servidões [...] foram sendo abolidas de maneira progressiva até as Revoluções, quando houve ruptura com o regimes anteriores e foram extintas totalmente.”

Fonte: COSTA, Fernando Nogueira. Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade, Fraternidade como metas coletivas. Disponível em: https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2014/01/27/revolucao-francesa-liberdade-igualdade-fraternidade-como-metas-coletivas/ Acesso em: 7/2/2019.

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso do projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam a proposta e compreendam qual a expectativa de aprendizado no fim da aula.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados