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Plano de aula > Geografia > 8º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Deslocamentos populacionais

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Entender o conceito de migração a partir do continente africano, enfocando o nomadismo dos povos beduínos e a crise migratória na Líbia

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mauricio Barbosa Carneiro

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cartolinas, lápis preto, Pincel ou canetinhas, recortes de jornais e revistas (meios de transporte, guerras, desastres naturais, desertificação, culturas diversas. Caso o professor não encontre o material, a sugestão é que peça aos estudantes para levar materiais que encontrem em casa, como revistas e jornais, ou tente montar esse material utilizando a biblioteca escolar.

Material complementar:

Mapa Sistema Agrícola Mundial - Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nYxwZ7SnHZ6WwDUasnYpwc2tt5tAjFpaPMNk2k7sTp45vWWgJzDxw9qmf4jc/geo8-01und01-contextualizacao-mapa-sistema-agricola-mundial.pdf

Confecção dos cartazes - Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Whdda8GeqqWH9h54ACeBTRmQmFmY6zMZ5eqjDwaGVfVPuRu88R72S7qMDm4W/geo8-01und01-acao-propositiva-confeccao-dos-cartazes.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula vamos aprender sobre as migrações e como elas fazem parte da história humana. Abordaremos especificamente alguns fluxos migratórios presentes no continente africano e que ganharam evidência, por uma série de fatores históricos, econômicos e sociais. Procure inicialmente estabelecer uma comparação entre a África do Norte e a África Subsaariana e depois delimite sua abordagem, especificamente, para os povos beduínos no deserto do Saara no Egito e a crise migratória na Líbia. Use para isso o mapa-mundi para essa localização inicial e/ou identifique o continente africano em um livro didático. Ainda assim, não sendo possível, use o quadro.

Para você saber mais: As migrações no continente africano possuem várias causas. Nesse sentido, compreender como duas delas afetam diretamente a região do Magreb torna-se importante para que se compreenda a diversidade econômica, cultural, física e social desse continente. Os povos beduínos, nômades em sua origem, deslocam se para outras regiões em virtude das características culturais desses povos. Habitam a região desértica e são migrantes. A crise migratória na Líbia é o reflexo das contradições econômicas do mundo moderno. Segregam espacialmente esses povos e os levam a busca por outros espaços onde as condições econômicas e sociais sejam melhores.

Sobre os povos beduínos, consulte as informações:

(Apresenta as características desses povos, sua origem e cultura. Destacam a importância que atribuem à família, como sobrevivem e algumas curiosidades sobre a estrutura hierárquica desses povos.)

(Dialoga com a temática da migração no continente africano ao destacar a sobrevivência desses povos na região desértica e como migram).

Sobre a crise migratória na Líbia:

(Tece um panorama geral de como a Líbia se tornou uma importante rota de migração para a Europa).

(Apresenta o como esses povos acessam o continente europeu e quais riscos enfrentam na travessia do mar Mediterrâneo)

Contextos prévios: O uso dos mapas e das imagens é crucial para o entendimento da questão migratória na região norte da África. Fornecem uma compreensão das disparidades regionais entre o norte e sul do continente africano e permitem delimitar os dois países vinculados a este plano: Egito e Líbia. Se não for possível o uso destas imagens procure outras em jornais, revistas, biblioteca escolar que dialoguem com os contextos dos dois países, apresente oralmente essas realidades, procure construir via quadro, cartazes, como é essa região e os povos que nela habitam.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após os questionamentos levantados pelos alunos sobre o que as imagens significam no contexto das migrações, aproximar as discussões para as duas localidades: Líbia e Egito. A partir dessas localidades centralizar as discussões sobre como imaginam que seriam a vida desses povos que habitam essa região. Trazer essas informações a partir dos aspectos físicos (temperatura, clima), econômicos (desenvolvimento agrícola) e sociais. Estabelecer um diálogo sobre quais perspectivas essas mudanças se deram. Nesse diálogo levante as seguintes questões: Como vocês imaginam a vida dos povos que habitam essa região? A decisão de serem nômades reforçam o aspecto cultural ou se relacionam a necessidade de sobrevivência?

Se os alunos responderem que a vida desses povos não são fáceis, que são povos muito pobres, faça uma outra abordagem sobre o aspecto cultural dos povos beduínos, procurando demonstrar que as suas migrações são orientadas por aspectos culturais. Quanto a sobrevivência desses povos reforce a ideia com os alunos se esses povos ainda mantêm as mesmas tradições, se elas mudaram e como mudaram, se as suas condições econômicas e sociais melhoraram ou não.

Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar recortes de jornais e revistas que retratam essa temática ou que se aproximem dela para estabelecer esse diálogo com o contexto das migrações.

Para você saber mais:

Conflito na Líbia - Disponível em: http://www.trt.net.tr/portuguese/africa/2018/09/03/aumenta-o-numero-de-mortes-devido-a-conflitos-na-libia-1042457 Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Conceito de espacialidade: Trata-se de umtexto acadêmico que discute o conceito de espacialidade. Disponível em: www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/download/.../411 Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Conceito de Migração. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Abordar os aspectos econômicos presentes no mapa a partir dos sistemas agrícolas mundiais e indagar o motivo da região em estudo não fazer parte desse sistema . Trazer essas informações a partir dos aspectos físicos (temperatura, clima), econômicos (desenvolvimento agrícola) e sociais. Estabelecer um diálogo sobre essas perspectivas e como essas mudanças se deram. Quando esta perspectiva se direcionar para os aspectos físicos, comente com os alunos a influência do clima e tempo nos dois países em estudo: a Líbia e o Egito. E em decorrência desse aspecto como a agricultura teve pouco desenvolvimento. Indague-os: Ao observar o mapa o que é possível verificar sobre os territórios da Líbia e do Egito, destacados em vermelho? Por que na porção sul da África há diferenças na forma da agricultura se desenvolver? Isso pode ser determinante para que a migração ocorra para essas áreas? Dialogue mais uma vez com eles se as saídas desses territórios poderiam estar relacionados a esses fatos.

Materiais complementares:

Mapa disponível para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nYxwZ7SnHZ6WwDUasnYpwc2tt5tAjFpaPMNk2k7sTp45vWWgJzDxw9qmf4jc/geo8-01und01-contextualizacao-mapa-sistema-agricola-mundial.pdf

Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar um mapa mudo do continente africano e direcionar esse estudo para o contexto da migração.

Para você saber mais:

Conflito na Líbia - Disponível em: http://www.trt.net.tr/portuguese/africa/2018/09/03/aumenta-o-numero-de-mortes-devido-a-conflitos-na-libia-1042457 Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Conceito de espacialidade: Trata-se de umtexto acadêmico que discute o conceito de espacialidade. Disponível em: www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/download/.../411 Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Conceito de Migração. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após os questionamentos levantados pelos alunos sobre o que as imagens significam no contexto das migrações, aproximar as discussões para as duas localidades: Líbia e Egito. A partir dessas localidades centralizar as discussões sobre como imaginam que seriam a vida desses povos que habitam essa região. Trazer essas informações a partir dos aspectos físicos (temperatura, clima), econômicos (desenvolvimento agrícola) e sociais. Estabelecer um diálogo sobre quais perspectivas essas mudanças se deram.

Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar recortes de jornais e revistas que retratam essa temática ou se não possível o uso da imagem, procurar algum migrante na sua cidade que tenha disponibilidade para dialogar com a turma.

Para você saber mais:

Conflito na Líbia - Disponível em: http://www.trt.net.tr/portuguese/africa/2018/09/03/aumenta-o-numero-de-mortes-devido-a-conflitos-na-libia-1042457 Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Conceito de espacialidade: Trata-se de umtexto acadêmico que discute o conceito de espacialidade. Disponível em: www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/download/.../411 Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Conceito de Migração. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Use o texto como orientação e a partir dele e no que foi projetado ou falado até aqui sobre as migrações e suas causas no continente africano, faça uma viagem temporal com os estudantes considerando as investigações sugeridas. Estabeleçam um diálogo e construam conjuntamente o como, o porquê e os motivos que ocorrem as migrações. Incentive-os a estabelecer vínculos com a realidade mais próxima. Para isso, contemple nesse diálogo os seguintes pontos: A cápsula do tempo construída por João teve suas indagações esclarecidas? Quais transportes essas pessoas usavam para fazer esses deslocamentos? Quais aspectos vocês acham que João conseguiu observar em cada umas das realidades por onde foi feita a viagem? No egito antigo os povos beduínos migravam por quais motivos? Na Líbia o que se associava a necessidade de migrar? Esses deslocamentos apresentam algo em comum?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Divida a turma em três grupos, e em seguida, apresente as orientações para cada um dos grupos. Cada grupo deve tentar identificar elementos que estabeleçam relação com o processo migratório no continente africano a partir das realidades propostas. O primeiro grupo terá como abordagem o entendimento de como as pessoas migram. O segundo grupo levantará informações sobre o porque as pessoas migram e o terceiro grupo estabelecerá um vínculo com a realidade local.

Oriente os alunos sobre a confecção dos cartazes para que relacionem essa confecção a abordagem do grupo.

Materiais complementares

Link para a confecção dos cartazes:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Whdda8GeqqWH9h54ACeBTRmQmFmY6zMZ5eqjDwaGVfVPuRu88R72S7qMDm4W/geo8-01und01-acao-propositiva-confeccao-dos-cartazes.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com base nos aspectos já observados, no diálogo e na confecção dos cartazes da ação propositiva, sistematize o assunto das migrações no continente africano com o auxílio das imagens sobre a constituição do humano a partir das migrações. Oriente-os a observar a primeira imagem e levantar os aspectos que ela retrata. Quais fundamentos é possível observar através da imagem? O que a crise dos refugiados na Líbia, no continente europeu e africano podem causar? Quais os limites dessa abordagem?

Volte novamente a problemática e a partir das questões sociais pontue novos elementos: do como, porquê e dos motivos das migrações.

Lembre-se que o aspecto mais importante é que ao término do plano, os estudantes fossem capazes de identificar o conceito de migração a partir das duas realidades africanas. Mais do que isso, pressupõe que os elementos aqui fornecidos são capazes de fundamentar outras análises locais e mundiais.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com base nos aspectos já observados, no diálogo e na confecção dos cartazes da ação propositiva, sistematize o assunto das migrações no continente africano com o auxílio das imagens sobre a constituição do humano a partir das migrações. Oriente-os a listar os aspectos que a primeira retrata. Quais fundamentos é possível abstrair dela? O que a crise dos refugiados na Líbia, no continente europeu e africano podem causar? Quais os limites dessa abordagem?

Volte novamente a problemática e a partir das questões sociais pontue novos elementos: do como, porquê e dos motivos das migrações.

Finalize sua aula com os dados sobre as pessoas deslocadas no mundo, onde elas estão, de onde vem.

Esses dados são fornecidos pela agência da ONU para refugiados, a ACNUR e podem ser conferidos em: http://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/ Acesso em: 12 de Novemnro de 2018.

Lembre-se que o aspecto mais importante era que ao término do plano, os estudantes fossem capazes de identificar o conceito de migração a partir das duas realidades africanas. Mais do que isso, pressupõe que os elementos aqui fornecidos são capazes de fundamentar outras análises locais e mundiais.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cartolinas, lápis preto, Pincel ou canetinhas, recortes de jornais e revistas (meios de transporte, guerras, desastres naturais, desertificação, culturas diversas. Caso o professor não encontre o material, a sugestão é que peça aos estudantes para levar materiais que encontrem em casa, como revistas e jornais, ou tente montar esse material utilizando a biblioteca escolar.

Material complementar:

Mapa Sistema Agrícola Mundial - Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nYxwZ7SnHZ6WwDUasnYpwc2tt5tAjFpaPMNk2k7sTp45vWWgJzDxw9qmf4jc/geo8-01und01-contextualizacao-mapa-sistema-agricola-mundial.pdf

Confecção dos cartazes - Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Whdda8GeqqWH9h54ACeBTRmQmFmY6zMZ5eqjDwaGVfVPuRu88R72S7qMDm4W/geo8-01und01-acao-propositiva-confeccao-dos-cartazes.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula vamos aprender sobre as migrações e como elas fazem parte da história humana. Abordaremos especificamente alguns fluxos migratórios presentes no continente africano e que ganharam evidência, por uma série de fatores históricos, econômicos e sociais. Procure inicialmente estabelecer uma comparação entre a África do Norte e a África Subsaariana e depois delimite sua abordagem, especificamente, para os povos beduínos no deserto do Saara no Egito e a crise migratória na Líbia. Use para isso o mapa-mundi para essa localização inicial e/ou identifique o continente africano em um livro didático. Ainda assim, não sendo possível, use o quadro.

Para você saber mais: As migrações no continente africano possuem várias causas. Nesse sentido, compreender como duas delas afetam diretamente a região do Magreb torna-se importante para que se compreenda a diversidade econômica, cultural, física e social desse continente. Os povos beduínos, nômades em sua origem, deslocam se para outras regiões em virtude das características culturais desses povos. Habitam a região desértica e são migrantes. A crise migratória na Líbia é o reflexo das contradições econômicas do mundo moderno. Segregam espacialmente esses povos e os levam a busca por outros espaços onde as condições econômicas e sociais sejam melhores.

Sobre os povos beduínos, consulte as informações:

(Apresenta as características desses povos, sua origem e cultura. Destacam a importância que atribuem à família, como sobrevivem e algumas curiosidades sobre a estrutura hierárquica desses povos.)

(Dialoga com a temática da migração no continente africano ao destacar a sobrevivência desses povos na região desértica e como migram).

Sobre a crise migratória na Líbia:

(Tece um panorama geral de como a Líbia se tornou uma importante rota de migração para a Europa).

(Apresenta o como esses povos acessam o continente europeu e quais riscos enfrentam na travessia do mar Mediterrâneo)

Contextos prévios: O uso dos mapas e das imagens é crucial para o entendimento da questão migratória na região norte da África. Fornecem uma compreensão das disparidades regionais entre o norte e sul do continente africano e permitem delimitar os dois países vinculados a este plano: Egito e Líbia. Se não for possível o uso destas imagens procure outras em jornais, revistas, biblioteca escolar que dialoguem com os contextos dos dois países, apresente oralmente essas realidades, procure construir via quadro, cartazes, como é essa região e os povos que nela habitam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após os questionamentos levantados pelos alunos sobre o que as imagens significam no contexto das migrações, aproximar as discussões para as duas localidades: Líbia e Egito. A partir dessas localidades centralizar as discussões sobre como imaginam que seriam a vida desses povos que habitam essa região. Trazer essas informações a partir dos aspectos físicos (temperatura, clima), econômicos (desenvolvimento agrícola) e sociais. Estabelecer um diálogo sobre quais perspectivas essas mudanças se deram. Nesse diálogo levante as seguintes questões: Como vocês imaginam a vida dos povos que habitam essa região? A decisão de serem nômades reforçam o aspecto cultural ou se relacionam a necessidade de sobrevivência?

Se os alunos responderem que a vida desses povos não são fáceis, que são povos muito pobres, faça uma outra abordagem sobre o aspecto cultural dos povos beduínos, procurando demonstrar que as suas migrações são orientadas por aspectos culturais. Quanto a sobrevivência desses povos reforce a ideia com os alunos se esses povos ainda mantêm as mesmas tradições, se elas mudaram e como mudaram, se as suas condições econômicas e sociais melhoraram ou não.

Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar recortes de jornais e revistas que retratam essa temática ou que se aproximem dela para estabelecer esse diálogo com o contexto das migrações.

Para você saber mais:

Conflito na Líbia - Disponível em: http://www.trt.net.tr/portuguese/africa/2018/09/03/aumenta-o-numero-de-mortes-devido-a-conflitos-na-libia-1042457 Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Conceito de espacialidade: Trata-se de umtexto acadêmico que discute o conceito de espacialidade. Disponível em: www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/download/.../411 Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Conceito de Migração. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Abordar os aspectos econômicos presentes no mapa a partir dos sistemas agrícolas mundiais e indagar o motivo da região em estudo não fazer parte desse sistema . Trazer essas informações a partir dos aspectos físicos (temperatura, clima), econômicos (desenvolvimento agrícola) e sociais. Estabelecer um diálogo sobre essas perspectivas e como essas mudanças se deram. Quando esta perspectiva se direcionar para os aspectos físicos, comente com os alunos a influência do clima e tempo nos dois países em estudo: a Líbia e o Egito. E em decorrência desse aspecto como a agricultura teve pouco desenvolvimento. Indague-os: Ao observar o mapa o que é possível verificar sobre os territórios da Líbia e do Egito, destacados em vermelho? Por que na porção sul da África há diferenças na forma da agricultura se desenvolver? Isso pode ser determinante para que a migração ocorra para essas áreas? Dialogue mais uma vez com eles se as saídas desses territórios poderiam estar relacionados a esses fatos.

Materiais complementares:

Mapa disponível para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nYxwZ7SnHZ6WwDUasnYpwc2tt5tAjFpaPMNk2k7sTp45vWWgJzDxw9qmf4jc/geo8-01und01-contextualizacao-mapa-sistema-agricola-mundial.pdf

Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar um mapa mudo do continente africano e direcionar esse estudo para o contexto da migração.

Para você saber mais:

Conflito na Líbia - Disponível em: http://www.trt.net.tr/portuguese/africa/2018/09/03/aumenta-o-numero-de-mortes-devido-a-conflitos-na-libia-1042457 Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Conceito de espacialidade: Trata-se de umtexto acadêmico que discute o conceito de espacialidade. Disponível em: www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/download/.../411 Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Conceito de Migração. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf Acesso em: 12 de novembro de 2018.

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Orientações: Após os questionamentos levantados pelos alunos sobre o que as imagens significam no contexto das migrações, aproximar as discussões para as duas localidades: Líbia e Egito. A partir dessas localidades centralizar as discussões sobre como imaginam que seriam a vida desses povos que habitam essa região. Trazer essas informações a partir dos aspectos físicos (temperatura, clima), econômicos (desenvolvimento agrícola) e sociais. Estabelecer um diálogo sobre quais perspectivas essas mudanças se deram.

Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar recortes de jornais e revistas que retratam essa temática ou se não possível o uso da imagem, procurar algum migrante na sua cidade que tenha disponibilidade para dialogar com a turma.

Para você saber mais:

Conflito na Líbia - Disponível em: http://www.trt.net.tr/portuguese/africa/2018/09/03/aumenta-o-numero-de-mortes-devido-a-conflitos-na-libia-1042457 Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Conceito de espacialidade: Trata-se de umtexto acadêmico que discute o conceito de espacialidade. Disponível em: www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/download/.../411 Acesso em: 12 de novembro de 2018.

Conceito de Migração. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf Acesso em: 12 de novembro de 2018.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Use o texto como orientação e a partir dele e no que foi projetado ou falado até aqui sobre as migrações e suas causas no continente africano, faça uma viagem temporal com os estudantes considerando as investigações sugeridas. Estabeleçam um diálogo e construam conjuntamente o como, o porquê e os motivos que ocorrem as migrações. Incentive-os a estabelecer vínculos com a realidade mais próxima. Para isso, contemple nesse diálogo os seguintes pontos: A cápsula do tempo construída por João teve suas indagações esclarecidas? Quais transportes essas pessoas usavam para fazer esses deslocamentos? Quais aspectos vocês acham que João conseguiu observar em cada umas das realidades por onde foi feita a viagem? No egito antigo os povos beduínos migravam por quais motivos? Na Líbia o que se associava a necessidade de migrar? Esses deslocamentos apresentam algo em comum?

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Divida a turma em três grupos, e em seguida, apresente as orientações para cada um dos grupos. Cada grupo deve tentar identificar elementos que estabeleçam relação com o processo migratório no continente africano a partir das realidades propostas. O primeiro grupo terá como abordagem o entendimento de como as pessoas migram. O segundo grupo levantará informações sobre o porque as pessoas migram e o terceiro grupo estabelecerá um vínculo com a realidade local.

Oriente os alunos sobre a confecção dos cartazes para que relacionem essa confecção a abordagem do grupo.

Materiais complementares

Link para a confecção dos cartazes:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Whdda8GeqqWH9h54ACeBTRmQmFmY6zMZ5eqjDwaGVfVPuRu88R72S7qMDm4W/geo8-01und01-acao-propositiva-confeccao-dos-cartazes.pdf

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com base nos aspectos já observados, no diálogo e na confecção dos cartazes da ação propositiva, sistematize o assunto das migrações no continente africano com o auxílio das imagens sobre a constituição do humano a partir das migrações. Oriente-os a observar a primeira imagem e levantar os aspectos que ela retrata. Quais fundamentos é possível observar através da imagem? O que a crise dos refugiados na Líbia, no continente europeu e africano podem causar? Quais os limites dessa abordagem?

Volte novamente a problemática e a partir das questões sociais pontue novos elementos: do como, porquê e dos motivos das migrações.

Lembre-se que o aspecto mais importante é que ao término do plano, os estudantes fossem capazes de identificar o conceito de migração a partir das duas realidades africanas. Mais do que isso, pressupõe que os elementos aqui fornecidos são capazes de fundamentar outras análises locais e mundiais.

Slide Plano Aula

Orientações: Com base nos aspectos já observados, no diálogo e na confecção dos cartazes da ação propositiva, sistematize o assunto das migrações no continente africano com o auxílio das imagens sobre a constituição do humano a partir das migrações. Oriente-os a listar os aspectos que a primeira retrata. Quais fundamentos é possível abstrair dela? O que a crise dos refugiados na Líbia, no continente europeu e africano podem causar? Quais os limites dessa abordagem?

Volte novamente a problemática e a partir das questões sociais pontue novos elementos: do como, porquê e dos motivos das migrações.

Finalize sua aula com os dados sobre as pessoas deslocadas no mundo, onde elas estão, de onde vem.

Esses dados são fornecidos pela agência da ONU para refugiados, a ACNUR e podem ser conferidos em: http://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/ Acesso em: 12 de Novemnro de 2018.

Lembre-se que o aspecto mais importante era que ao término do plano, os estudantes fossem capazes de identificar o conceito de migração a partir das duas realidades africanas. Mais do que isso, pressupõe que os elementos aqui fornecidos são capazes de fundamentar outras análises locais e mundiais.

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