Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que a energia pode ser convertida a diferentes formas, situação que pode ser observada em equipamentos de uso cotidiano.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente a imagem da casa e realize a leitura da pergunta proposta no slide. Permita uma breve conversa com os alunos a respeito do tema, durante a qual os alunos compartilharão suas experiências.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem seus conhecimentos a respeito do tema e levantem hipóteses sobre o mesmo. Não se preocupe em responder as dúvidas nesse momento, mas sim em estimulá-los a pensarem sobre o tema.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Faça a leitura do texto inicial do slide e em seguida apresente a imagem do circuito elétrico, explicando que a energia contida nas pilhas propicia a geração de energia elétrica, que é utilizada para a gerar energia luminosa. Tais transformações são observadas nos demais equipamentos elétricos de uso doméstico abordados durante a aula nas etapas de contexto e mão na massa.
Em seguida, permita que os alunos compartilhem seus saberes prévios e os saberes adquiridos ao longo da aula acerca das transformações de energia observadas em alguns dos equipamentos elétricos anteriormente referidos. Insira durante a mediação do bate-papo termos relacionados a diferentes formas de energia, como “TÉRMICA”, “LUMINOSA”, “MECÂNICA”, “POTENCIAL”, dentre outras que julgar pertinente.
Para saber mais a respeito do assunto e obter mais informações a respeito das transformações suprarreferidas, consulte os links apresentados no slide inicial.