Transformações da energia elétrica
8º Ano
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer as transformações de energia elétrica em energias aplicáveis do cotidiano.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
Professor-autor: Fábio Buffon
Mentor: Roseday Santos Nascimento
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Este plano é o primeiro da sequência de planos que buscará desenvolver a habilidade EF08CI03 prevista pela Base Nacional Comum Curricular. Para capacitar os educandos a classificarem equipamentos elétricos de acordo com o tipo de transformação de energia que ele sofre é preciso reconhecer a principal fonte destes equipamentos: a energia elétrica. Esta aula inicia os desafiando a reconhecer em qual(is) imagens apresentadas é possível reconhecer, de alguma maneira, a presença da energia elétrica. A resposta que se espera é que em todas as imagens a energia elétrica surge ou influencia o funcionamento do equipamento, porém a forma como este, por sua vez, interage com a pessoa nem sempre se dá através da energia elétrica, mas sim de outras como a luminosa, sonora, mecânica, térmica, etc. São estas transformações que os educandos passarão a reconhecer durante o desenrolar das atividades, o mão na massa, os desafiará a pensar sobre o seu cotidiano, os questionando quanto aos utensílios que possuem em suas casas que necessitam de energia elétrica para funcionar. Desta lista, selecionarão 5 e, aliado a uma lista de termos-chave, irão construir um texto sobre a temática. Um momento de discussão será proposto e uma tabela que relacionará a energia elétrica com as outras possíveis energias fechará a proposta deste plano.
Materiais necessários para a aula: Projetor ou lousa digital, quadro e materiais de escritório.