Plano de aula: A Energia elétrica se transforma

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformação de energia

Sobre esta aula: No decorrer desta aula, serão apresentadas formas de transformação da energia elétrica em outras formas de energia, temas relacionados à habilidade da BNCC EF08CI03.

A aula CIE8_03ME05 constitui-se em uma continuação da CIE08_03ME04. Entretanto, o plano pode ser aplicado isoladamente, com as devidas adaptações (apenas utilizando as cartas do “jogo da energia”, disponíveis dentre os materiais do “Mão na massa” da aula anterior).

Materiais necessários para a aula: Cartas extraídas do “Jogo da energia” (apenas aquelas que apresentem aparelhos eletrônicos) e uma imagem representativa do funcionamento de uma hidrelétrica (que pode ser compartilhada com os alunos através do uso do “Google Apresentações”, ou ainda pode ser projetada na lousa através do uso de projetores ou ser disponibilizada como material impresso).

Cartas do “jogo da energia”: https://drive.google.com/file/d/1R-SM9DdAxUzW5w58aEzbvniCN2IEYlF2/view?usp=sharing

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida durante esta aula, consulte os links:

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que, assim como os demais exemplos de energia, a energia elétrica pode se transformar em outros tipos de energia, pois ela se converte, conservando-se sob diferentes formas.