Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: As várias voltas que o mundo dá! Qual a diferença entre elas?
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medida do comprimento da circunferência
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
Objetivos específicos
Comparar o comprimento de circunferências com diferentes diâmetros.
Conceito-chave
Circunferência, pi, diferença.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Comparar o comprimento de circunferências com diferentes diâmetros.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de comparar circunferências, obter a diferença, quantas vezes uma cabe dentro da outra e assim por diante. O professor pode levar duas folhas com uma circunferência em cada folha, porém com tamanhos diferentes e questionar os alunos, quanto mede a diferença entre elas ou quantas vezes uma é menor ou maior que a outra? Isso colocará os alunos no clima da aula e ajuda a contextualizar os problemas que seguem.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO