Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: As várias voltas que o mundo dá! Qual a diferença entre elas?
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medida do comprimento da circunferência
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
Objetivos específicos
Comparar o comprimento de circunferências com diferentes diâmetros.
Conceito-chave
Circunferência, pi, diferença.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Comparar o comprimento de circunferências com diferentes diâmetros.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de comparar circunferências, obter a diferença, quantas vezes uma cabe dentro da outra e assim por diante. O professor pode levar duas folhas com uma circunferência em cada folha, porém com tamanhos diferentes e questionar os alunos, quanto mede a diferença entre elas ou quantas vezes uma é menor ou maior que a outra? Isso colocará os alunos no clima da aula e ajuda a contextualizar os problemas que seguem.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO