Plano de Aula

Plano de aula: Contornando e esticando a circunferência!

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medida do comprimento da circunferência

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Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC

  (EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.





Objetivos específicos

Relacionar o comprimento da circunferência à medida de PI




Conceito-chave

Número pi (π), perímetro, circunferência,medidas





Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.

Além disso peça que os alunos tragam exclusivamente para esta aula;

  • embalagens ou objetos em formatos arredondados de tamanhos diferentes
  • fita métrica (tipo aquelas de costureira) ou barbante.




Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Relacionar o comprimento da circunferência à medida de PI




Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo da aula
Objetivo da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular o comprimento de uma circunferência, associá-la ao perímetro de figuras circulares e ter noção do número pi (?) i, sem a preocupação de apresentá-lo como um número irracional.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.

Observação: Você deve solicitar aos alunos, antecipadamente, que tragam dois objetos de formato circular, calculadora e fita métrica (caso não tenha fita métrica pode ser utilizado o barbante e a régua).