Plano de Aula

Plano de aula: Contornando e esticando a circunferência!

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medida do comprimento da circunferência

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC

  (EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.





Objetivos específicos

Relacionar o comprimento da circunferência à medida de PI




Conceito-chave

Número pi (π), perímetro, circunferência,medidas





Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.

Além disso peça que os alunos tragam exclusivamente para esta aula;

  • embalagens ou objetos em formatos arredondados de tamanhos diferentes
  • fita métrica (tipo aquelas de costureira) ou barbante.




Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Relacionar o comprimento da circunferência à medida de PI




Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo da aula
Objetivo da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular o comprimento de uma circunferência, associá-la ao perímetro de figuras circulares e ter noção do número pi (?) i, sem a preocupação de apresentá-lo como um número irracional.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.

Observação: Você deve solicitar aos alunos, antecipadamente, que tragam dois objetos de formato circular, calculadora e fita métrica (caso não tenha fita métrica pode ser utilizado o barbante e a régua).

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO