Plano de Aula

Plano de aula: Estabelecendo relações entre a probabilidade clássica e a frequentista

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade frequentista

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciane Amélia Escaleira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA28 - Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.

Objetivos específicos

Calcular probabilidades de eventos, comparando  e estabelecendo relações entre a probabilidade frequentista e a clássica.

Conceito-chave

Probabilidade Frequentista

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa

Conhecimentos que a turma deve dominar

Calcular a probabilidade de um evento na visão clássica, representar a probabilidade de um evento nas formas fracionária, decimal ou percentual, fazer as correspondências entre as representações fracionária, decimal e percentual.



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Calcular probabilidades de eventos, comparando  e estabelecendo relações entre a probabilidade frequentista e a clássica.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.