Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia, ou peça para que um aluno leia, o slide para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Dê a folha de atividade a cada aluno e dê um tempo para que eles a resolvam. Caminhe pela classe e observe as diferentes respostas que estão surgindo. Peça para que os alunos comentem suas respostas com a classe e incentive os que você percebeu que deu respostas diferentes a falar.
Propósito: Levar o aluno a pensar sobre a relação entre a geometria do telhado e sua resistência.
Discuta com a turma:
- Como os outros porquinhos poderiam reforçar os telhados de suas casas para que o lobo não os destruísse com seu sopro?
- Faça o desenho de suas intervenções nos telhados dos outros porquinhos.
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Atividade principal

Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: Organize a classe em grupos de 4 alunos. Distribua vários canudos de pirulito e pedaços de fio de telefone. Deixe que os grupos desenvolvam a atividade. Vá passando pelos grupos para auxiliar no que for necessário e para fazer questionamentos sobre que polígono estão construindo, o nome do polígono, se é um polígono regular ou não, como fazer para obter um polígono não regular. Após terminarem peça para que os grupos exponham para a classe os polígonos que construíram.
Propósito: Construir polígonos de diferentes tipos para observar, na próxima atividade, a propriedade da rigidez do triângulo.
Discuta com a turma:
- Quais os tipos de polígonos que vocês construíram?
- Vocês fizeram polígonos que possuem todos os lados com medidas iguais?
- Como são chamados os polígonos que possuem todos os lados com medidas iguais?
- Algum grupo fez um polígono com lados de medidas diferentes?
Atividade principal

Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: Entregue a folha de atividade para cada aluno. Verifique se entenderam o que devem fazer e espere que respondam a atividade no caderno.
Propósito: Perceber a rigidez do triângulo.
Discuta com a turma:
- Quando vocês forçaram dois vértices opostos dos polígonos, eles sofreram deformação?
- O que foi alterado?
- Foi possível deformar o triângulo? Por quê?
Atividade principal

Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: Entregue a folha com a atividade e peça que os alunos registrem suas respostas no caderno. Depois peça que leiam suas respostas e questione-os sobre o porquê da maioria dos telhados serem triangulares. Sugira que eles observem e reparem a cobertura metálica da quadra da escola, do pátio, dos estacionamentos, das rodoviárias, (Geralmente estas construções apresentam muitos triângulos, necessários para que não desabem). Depois das discussões, se for possível. assista com a classe este vídeo com a classe: https://youtu.be/9G3ga_2yAxI
Propósito: Perceber a utilização da rigidez do triângulo nas construções e na fabricação de peças.
Discuta com a turma:
- Vocês percebem muitos triângulos nas construções?
- Quais estruturas utilizam mais triângulos em suas construções?
- Por que vocês acham que foram usados triângulos e não outros polígonos?
- Alguém já observou portões retangulares de madeira em sítios ou em casas em que são pregados tábuas nas diagonais? Por que vocês acham que fazem isto?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Leia uma pergunta por vez para os alunos, abra a discussão com a classe e registre as respostas dadas na lousa.
Propósito: Enriquecer a aula explorando todos os apontamentos feitos pelos alunos.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 8 e 9)
Orientação: Leia ou peça que algum aluno leia o slide para a turma.
Propósito: Perceber porque o triângulo é um polígono rígido.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 8 e 9)
Orientação: Leia ou peça que algum aluno leia o slide para a turma.
Propósito: Perceber porque o triângulo é um polígono rígido.
Raio-X
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Dê a folha de atividade ao aluno e dê um tempo para que ele a resolva.
Propósito: Verificar se o aluno compreendeu que o triângulo é o único polígono que possui rigidez e se é capaz de aplicar este conhecimento na resolução de uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Quantos triângulos vocês observam em cada uma das pontes?
Materiais complementares para impressão:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar