Plano de aula: Elementos da coesão: o uso de nomes e de pronomes

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Coesão referencial, substituições lexicais e pronominais

Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer recursos de coesão referencial e os efeitos que se criam a partir de seu uso.

Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data-show). Os textos podem ser impressos, caso esse recurso não esteja disponível. O quadro será usado para registro das respostas que preencherão as lacunas e a tabela. É importante que cada aluno registre os resultados em seu próprio caderno ou na folha impressa, se esse for o recurso disponível.

Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos tenham dificuldade em reconhecer os referentes em destaque no texto do último slide, já que aparece, além de expressões, o pronome oblíquo “o” na forma “no”, pouco usada pelos alunos dessa faixa etária.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2018.

KOCH, Ingedore V. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

__________A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP, 2000. p. 59-70.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ARAÚJO, Maria Helena Santos; PINTO, Maria Teonila de Faria Alvim (1984). Metodologia e prática de ensino da Língua Portuguesa. Uberlândia: EDUFU, 1995 (3ª ed).

VILELA, Mário; KOCH, Ingedore Villaça. Gramática da Língua Portuguesa (Gramática da palavra. Gramática da frase. Gramática do texto/discurso). Coimbra: Almedina, 2001.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente aos alunos o tema da aula;
  • Pergunte ao grupo por que é importante que um texto seja bem escrito. Faça-os refletir sobre os interlocutores, sobre quem escreve e sobre quem lê e evidencie a importância de um texto ser bem compreendido, o que se dá, também, pelo uso adequado das palavras.
  • Com base nas respostas dos alunos, diga que eles serão apresentados a palavras que têm a função de “conectar” as partes de um texto ou de uma frase, evitando também a repetição desnecessária, e que essas palavras são os chamados elementos da coesão.