Plano de Aula

Plano de aula: Elementos da coesão: o uso de nomes e de pronomes

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Coesão referencial, substituições lexicais e pronominais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer recursos de coesão referencial e os efeitos que se criam a partir de seu uso.

Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data-show). Os textos podem ser impressos, caso esse recurso não esteja disponível. O quadro será usado para registro das respostas que preencherão as lacunas e a tabela. É importante que cada aluno registre os resultados em seu próprio caderno ou na folha impressa, se esse for o recurso disponível.

Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos tenham dificuldade em reconhecer os referentes em destaque no texto do último slide, já que aparece, além de expressões, o pronome oblíquo “o” na forma “no”, pouco usada pelos alunos dessa faixa etária.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2018.

KOCH, Ingedore V. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

__________A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP, 2000. p. 59-70.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ARAÚJO, Maria Helena Santos; PINTO, Maria Teonila de Faria Alvim (1984). Metodologia e prática de ensino da Língua Portuguesa. Uberlândia: EDUFU, 1995 (3ª ed).

VILELA, Mário; KOCH, Ingedore Villaça. Gramática da Língua Portuguesa (Gramática da palavra. Gramática da frase. Gramática do texto/discurso). Coimbra: Almedina, 2001.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula;
  • Pergunte ao grupo por que é importante que um texto seja bem escrito. Faça-os refletir sobre os interlocutores, sobre quem escreve e sobre quem lê e evidencie a importância de um texto ser bem compreendido, o que se dá, também, pelo uso adequado das palavras.
  • Com base nas respostas dos alunos, diga que eles serão apresentados a palavras que têm a função de “conectar” as partes de um texto ou de uma frase, evitando também a repetição desnecessária, e que essas palavras são os chamados elementos da coesão.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados