13511
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Reading for general idea

POR: Josy Crippa Carmo 21/11/2018
Código: ING7_05UND10

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Reading for general idea

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula terá como objetivo entender a ideia principal de uma entrevista e criar cinco perguntas a serem feitas a alguém.

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Levantar conhecimento sobre o gênero a ser explorado.

Expectativa: Que os alunos relacionem as perguntas com o contexto onde geralmente são usadas.

Orientações:

  • Projete as perguntas do lado esquerdo e explore em que contexto elas são utilizadas. Pergunte: Where can these questions be used? Peça para que um aluno diferente leia cada pergunta e explore o contexto de utilização sem mostrar os balões do lado direito. Diga: ___(name of the student), read question 1 please. E assim continue até a última. Após explorar as sugestões mostre os balões e aloque tempo para que os alunos relacionem perguntas e contextos, anotando as respostas no caderno. Instrua-os: Please write the answers in your notebooks. Se não puder projetar o slide, traga as perguntas anotadas em diferentes folhas de papel sulfite e espalhe-as pelo quadro. Após explorar as perguntas, desenhe balões com o contexto.
  • Verifique as respostas:1. C, 2. B, 3. A, 4. C, 5. B, 6. C, 7. A, 8. B, 9. C and 10. A.
  • Explique: In letter B we are working with an interview. Are the others interviews too?
  • Pergunte: What is the common structure of an interview? (questions and answers)

How many people are involved in an interview? (two or more)

What is the purpose of an interview? (getting information about something or someone)

Where/ When can they be carried out? (to gather information on a certain issue/ on the streets/ when you apply for a job or a new school)

Tempo sugerido: 25 minutos (20 minutos para esta fase e mais 5 para o próximo slide).

Propósito: Explorar a estrutura de uma entrevista.

Expectativa: Que os alunos identifiquem qual é a pergunta para cada resposta.

Orientações:

  • Distribua cópias da entrevista. Veja a cópia para impressão aqui. Leia as instruções no quadro. Se não puder projetar, apenas leia o conteúdo do quadro. Explore um pouco do assunto Mitologia Grega antes da leitura em si. Você pode fazer um quiz rápido através deste link:https://www.proprofs.com/quiz-school/story.php?title=greek-mythology-gods-goddesses-quiz. Se não houver projetor, pergunte: Do you know anything about Greek gods and goddesses? Have you ever seen any movies or video games in which you can find them? Se não houver contribuições, cite o filmes de Percy Jackson ou o jogo God of War, que provavelmente serão conhecidos. Feita a contextualização, peça para que alunos diferentes leiam as perguntas ao final do texto. Diga: ____, (name of the student), can you read the first question please? E assim continue.
  • Determine cerca de 10 minutos para esta atividade. Peça para que reescrevam as perguntas no local indicado. Instrua-os: Read the answers very carefully first and then rewrite the questions in the appropriate gap.
  • Faça a verificação das respostas.

Question 1: Chiron, you’ve had a challenging childhood - what happened and how did you get through it?

Question 2: What else do you think separates you from other typical centaurs?

Question 3: How long have you known him and how did you make such a strong impression on him?

Question 4: Do you have any other stories about a student of whom our viewers may not have heard of?

Question 5: Do you have any predictions about what, if anything, may ultimately cause your death?

d. Chame a atenção dos alunos para o modo como esta entrevista em particular foi conduzida.

Opening questions (contextualization) - questions 1 and 2 - Core questions (the main issues) questions 3 and 4 - Closure (something that usually surprises the audience or makes them want to know more) - question 5

e. Anote esta estrutura no quadro para referência.

Para saber mais sobre deuses gregos: https://greekgodsandgoddesses.net/gods/

Propósito: Determinar o sentido geral do texto.

Expectativa: Identificar a ideia principal das respostas dadas pelo entrevista.

Orientações:

  • Peça para que leiam a entrevista mais uma vez e identifiquem a ideia principal. Antes, leia cada uma das alternativas no quadro. Diga: Read the interview again and tell us which alternative best summarizes the main idea here.
  • Verifique a resposta: 4.

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Usar a entrevista como inspiração para criar perguntas para uma nova entrevista.

Expectativa: Que os alunos produzam cinco perguntas que usariam em uma entrevista com alguém que admiram.

Orientações:

  • Leia as instruções no quadro. Aloque cerca de 10 minutos para que escrevam as perguntas.

b. Peça para que as duplas digam quem entrevistariam e quais perguntas seriam feitas. Diga: Now tell us who you would interview and read your questions out loud. You may ask questions or give suggestions to your colleagues about their interviews.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Reconhecer a importância da leitura como fonte de inspiração para projetos futuros.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Leia os itens em voz alta para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem esses pontos.

Contents

  1. INPUT: An interview.
  2. OUTPUT: A set of questions to be used in an interview.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF07LI08 - Relacionar as partes de um texto para construir seu sentido global.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor Autor: Josy Crippa Carmo

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes