12483
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Atitudes e disposições favoráveis do leitor

POR: 30/08/2018
Código: ING7_07UND01

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Atitudes e disposições favoráveis do leitor

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Reserve com antecedência o projetor da sua escola e verifique a conexão da internet para exibição do vídeo indicado no context. Se não for usar o vídeo, leve o alimento para a dramatização.
  • Imprima a quantidade necessária dos textos 1 e 2 indicados no input.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles irão assistir a um vÍdeo e devem descobrir qual é o tema abordado. Assim: You’re going to watch a video now. Your goal is to discover what this video is about!
  • Projete o vídeo até 1 minuto e 24 segundos e depois o pause. Pergunte aos alunos: What is this video about? (Respostas esperadas: If we can or cannot eat food that fell on the floor - eat food that we dropped on the floor - if it’s right to eat food that fell on the floor - the 5-second rule)
  • Continue: You did a good job! But what do you think about it? Is it right to eat a food that fell on the floor? Se a sua turma for menos participativa, você pode fazer estas perguntas para alunos específicos. (Espera-se respostas variadas, tais como: Yes, it’s right! - No, it’s not right! - It depends!)
  • Pergunte aos alunos: Have you ever heard about the “5-second rule”? ( Respostas esperadas: No! - Yes! - Someone in my family always says we can eat the food if we take it before 5 seconds) Se algum aluno disser que não sabe o que é a “5-second rule”, peça ao colega que sabe que o explique. Caso o(s) aluno(s) continue(m) sem entender, você pode encenar a situação para que compreendam. (Essa regra diz que você pode comer um alimento que caiu no chão se pegá-lo em até 5 segundos.)
  • Caso sua escola não tenha projetor ou um bom servidor de internet e não seja possível apresentar o vídeo, leve um alimento (biscoito, fruta, bala) para a sala e dramatize a situação para os seus alunos!

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente para a turma o objetivo dessa aula. Você pode projetar este slide, fazer uma cópia em um tamanho que todos consigam ler ou escrever o objetivo no quadro.
  • Diga assim: Today you’re going to read two texts and share information about them with your colleagues.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Apresentar dois textos com conclusões diferentes sobre um mesmo assunto.

Expectativa: Que os alunos consigam encontrar a conclusão sobre a legitimidade da regra dos 5 segundos apresentada pelo texto lido.

Orientações:

1. Diga: What do you think? Is it safe to eat food that fell on the floor after 5 seconds? (Espera-se respostas variadas) When someone needs to confirm a thesis, what do they have to do? (Resposta esperada: A scientific study) Do you know what science says about it? (Respostas esperadas: Yes, I do - No, I don’t.)

2. Informe aos alunos: You will read two articles that can answer this question . Both are talking about scientific studies and their conclusions about the “5-second rule”.

3. Separe a turma em duplas e entregue os textos de forma alternada, garantindo que metade da sala leia o text 1 e a outra metade leia o text 2. (Para o texto 2, não é necessário que os alunos leiam o conteúdo dos quadros laranjas presentes na matéria). Oriente as duplas a voltarem-se para o texto, dizendo: Both articles were published by two different online news in United Kingdom. Could you say the name of each of them, please? (Resposta esperada: Mine is BBC News/ Mine is Daily Mail) When was the BBC article published? ( March 15, 2017) And what about the Daily Mail article? (September 9, 2016)

4. Apresente o slide (projetado ou uma cópia impressa em tamanho grande garantindo que toda a turma possa enxergar) e continue: Great! From now on, you and your partner are going to read the text you received. Your goal is to find which conclusion about the 5-second rule your article presents. Does the text say the 5-second rule is a myth or a reality? Is it right or is it wrong to eat food that was dropped on the floor?

5. A fim de controlar melhor o tempo, determine 10 minutos para a realização dessa tarefa. Marque o tempo no relógio ou com um timer e avise aos alunos quando tiver concluído. Você pode dizer assim: Time is up, guys!

Output select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Socializar as ideias principais dos textos.

Expectativa: Que os alunos consigam informar ao colega o que o texto lido fala sobre a legitimidade da regra dos 5 segundos e se esses textos foram escritos com base em uma fala de especialista e/ou pesquisa científica.

Orientações:

  • Depois que as duplas tiverem lido os textos designados, solicite que cada dupla compartilhe a informação encontrada com uma dupla que tenha lido o texto diferente do seu. Diga: Now, you will share the conclusion your text presents with a pair that read the other text. You have 5 minutes to do it!
  • Quando findar o tempo estabelecido, mostre o slide (pode ser uma cópia em tamanho ampliado, projetado, ou mesmo um desenho no quadro), chame dois alunos (cada um deve ter lido um texto) e peça que, alternadamente, falem qual é a ideia principal do texto que leram. Diga assim: Now, I want two volunteers to share with the whole group what conclusion about the 5-second rule text 1 and text 2 present! Se seus alunos forem mais tímidos, indique dois alunos. Você pode escolher aqueles que têm maior desenvoltura em se expressar em língua inglesa. Ouvir o colega falando em inglês para um “público” pode ser um grande incentivo para os demais!
  • A fim de ajudar os alunos representantes na construção de suas falas, pergunte: What does the text you read say about the 5-second rule? Is it right or wrong? Is it legit or a myth? Cada aluno deve dizer algo como: The text I read says that the 5-second rule is right e The text I read says the 5-second rule is a myth. Fale para os alunos: Your texts come to different conclusions! Are both texts based on specialist’s speech and scientific studies? (Resposta esperada: Yes). Em seguida, pergunta a turma: Raise your hand who read the same text as name of the student. Do you confirm what your classmate says about the text? (resposta esperada: Yes!) Faça a mesma pergunta para os alunos que leram o outro texto. Após as respostas, diga: The texts come to different conclusions about the same subject and both are based on scientific studies!
  • Para finalizar, pergunte aos alunos: What do you do when you drop food on the floor? Do you eat it or not? As resposta serão pessoais e podem variar em: I eat it! I don’t eat it! It depends.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Oportunizar um momento de reflexão sobre o que se aprendeu

Expectativa: Que os alunos sintetizem o que conseguiram aprender com a aula

Orientações:

  • Diga: Guys, I think you’ve learned a lot today! Am I right? (Resposta esperada: Yes!)
  • Continue: Could you share what you’ ve learned? (Resposta esperadas: I learned that it’s possible to have different opinions, how to share information, about the 5-second rule; scientific studies can came to different conclusions. Se necessário, amplie a discussão com os tópicos apresentados no slide)
  • Parabenize-os pelas conquistas do dia: I’m so proud of you! Congratulations!

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Reserve com antecedência o projetor da sua escola e verifique a conexão da internet para exibição do vídeo indicado no context. Se não for usar o vídeo, leve o alimento para a dramatização.
  • Imprima a quantidade necessária dos textos 1 e 2 indicados no input.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles irão assistir a um vÍdeo e devem descobrir qual é o tema abordado. Assim: You’re going to watch a video now. Your goal is to discover what this video is about!
  • Projete o vídeo até 1 minuto e 24 segundos e depois o pause. Pergunte aos alunos: What is this video about? (Respostas esperadas: If we can or cannot eat food that fell on the floor - eat food that we dropped on the floor - if it’s right to eat food that fell on the floor - the 5-second rule)
  • Continue: You did a good job! But what do you think about it? Is it right to eat a food that fell on the floor? Se a sua turma for menos participativa, você pode fazer estas perguntas para alunos específicos. (Espera-se respostas variadas, tais como: Yes, it’s right! - No, it’s not right! - It depends!)
  • Pergunte aos alunos: Have you ever heard about the “5-second rule”? ( Respostas esperadas: No! - Yes! - Someone in my family always says we can eat the food if we take it before 5 seconds) Se algum aluno disser que não sabe o que é a “5-second rule”, peça ao colega que sabe que o explique. Caso o(s) aluno(s) continue(m) sem entender, você pode encenar a situação para que compreendam. (Essa regra diz que você pode comer um alimento que caiu no chão se pegá-lo em até 5 segundos.)
  • Caso sua escola não tenha projetor ou um bom servidor de internet e não seja possível apresentar o vídeo, leve um alimento (biscoito, fruta, bala) para a sala e dramatize a situação para os seus alunos!

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente para a turma o objetivo dessa aula. Você pode projetar este slide, fazer uma cópia em um tamanho que todos consigam ler ou escrever o objetivo no quadro.
  • Diga assim: Today you’re going to read two texts and share information about them with your colleagues.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Apresentar dois textos com conclusões diferentes sobre um mesmo assunto.

Expectativa: Que os alunos consigam encontrar a conclusão sobre a legitimidade da regra dos 5 segundos apresentada pelo texto lido.

Orientações:

1. Diga: What do you think? Is it safe to eat food that fell on the floor after 5 seconds? (Espera-se respostas variadas) When someone needs to confirm a thesis, what do they have to do? (Resposta esperada: A scientific study) Do you know what science says about it? (Respostas esperadas: Yes, I do - No, I don’t.)

2. Informe aos alunos: You will read two articles that can answer this question . Both are talking about scientific studies and their conclusions about the “5-second rule”.

3. Separe a turma em duplas e entregue os textos de forma alternada, garantindo que metade da sala leia o text 1 e a outra metade leia o text 2. (Para o texto 2, não é necessário que os alunos leiam o conteúdo dos quadros laranjas presentes na matéria). Oriente as duplas a voltarem-se para o texto, dizendo: Both articles were published by two different online news in United Kingdom. Could you say the name of each of them, please? (Resposta esperada: Mine is BBC News/ Mine is Daily Mail) When was the BBC article published? ( March 15, 2017) And what about the Daily Mail article? (September 9, 2016)

4. Apresente o slide (projetado ou uma cópia impressa em tamanho grande garantindo que toda a turma possa enxergar) e continue: Great! From now on, you and your partner are going to read the text you received. Your goal is to find which conclusion about the 5-second rule your article presents. Does the text say the 5-second rule is a myth or a reality? Is it right or is it wrong to eat food that was dropped on the floor?

5. A fim de controlar melhor o tempo, determine 10 minutos para a realização dessa tarefa. Marque o tempo no relógio ou com um timer e avise aos alunos quando tiver concluído. Você pode dizer assim: Time is up, guys!

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Socializar as ideias principais dos textos.

Expectativa: Que os alunos consigam informar ao colega o que o texto lido fala sobre a legitimidade da regra dos 5 segundos e se esses textos foram escritos com base em uma fala de especialista e/ou pesquisa científica.

Orientações:

  • Depois que as duplas tiverem lido os textos designados, solicite que cada dupla compartilhe a informação encontrada com uma dupla que tenha lido o texto diferente do seu. Diga: Now, you will share the conclusion your text presents with a pair that read the other text. You have 5 minutes to do it!
  • Quando findar o tempo estabelecido, mostre o slide (pode ser uma cópia em tamanho ampliado, projetado, ou mesmo um desenho no quadro), chame dois alunos (cada um deve ter lido um texto) e peça que, alternadamente, falem qual é a ideia principal do texto que leram. Diga assim: Now, I want two volunteers to share with the whole group what conclusion about the 5-second rule text 1 and text 2 present! Se seus alunos forem mais tímidos, indique dois alunos. Você pode escolher aqueles que têm maior desenvoltura em se expressar em língua inglesa. Ouvir o colega falando em inglês para um “público” pode ser um grande incentivo para os demais!
  • A fim de ajudar os alunos representantes na construção de suas falas, pergunte: What does the text you read say about the 5-second rule? Is it right or wrong? Is it legit or a myth? Cada aluno deve dizer algo como: The text I read says that the 5-second rule is right e The text I read says the 5-second rule is a myth. Fale para os alunos: Your texts come to different conclusions! Are both texts based on specialist’s speech and scientific studies? (Resposta esperada: Yes). Em seguida, pergunta a turma: Raise your hand who read the same text as name of the student. Do you confirm what your classmate says about the text? (resposta esperada: Yes!) Faça a mesma pergunta para os alunos que leram o outro texto. Após as respostas, diga: The texts come to different conclusions about the same subject and both are based on scientific studies!
  • Para finalizar, pergunte aos alunos: What do you do when you drop food on the floor? Do you eat it or not? As resposta serão pessoais e podem variar em: I eat it! I don’t eat it! It depends.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Oportunizar um momento de reflexão sobre o que se aprendeu

Expectativa: Que os alunos sintetizem o que conseguiram aprender com a aula

Orientações:

  • Diga: Guys, I think you’ve learned a lot today! Am I right? (Resposta esperada: Yes!)
  • Continue: Could you share what you’ ve learned? (Resposta esperadas: I learned that it’s possible to have different opinions, how to share information, about the 5-second rule; scientific studies can came to different conclusions. Se necessário, amplie a discussão com os tópicos apresentados no slide)
  • Parabenize-os pelas conquistas do dia: I’m so proud of you! Congratulations!


7º ano

Contents

  1. INPUT: Two articles with different opinions about the same subject
  2. OUTPUT: Sharing information about the texts

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

Professor-autor: Gleima Vanin

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes