Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula:
- Reserve com antecedência o projetor da sua escola e verifique a conexão da internet para exibição do vídeo indicado no context. Se não for usar o vídeo, leve o alimento para a dramatização.
- Imprima a quantidade necessária dos textos 1 e 2 indicados no input.
Input
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Apresentar dois textos com conclusões diferentes sobre um mesmo assunto.
Expectativa: Que os alunos consigam encontrar a conclusão sobre a legitimidade da regra dos 5 segundos apresentada pelo texto lido.
Orientações:
1. Diga: What do you think? Is it safe to eat food that fell on the floor after 5 seconds? (Espera-se respostas variadas) When someone needs to confirm a thesis, what do they have to do? (Resposta esperada: A scientific study) Do you know what science says about it? (Respostas esperadas: Yes, I do - No, I don’t.)
2. Informe aos alunos: You will read two articles that can answer this question . Both are talking about scientific studies and their conclusions about the “5-second rule”.
3. Separe a turma em duplas e entregue os textos de forma alternada, garantindo que metade da sala leia o text 1 e a outra metade leia o text 2. (Para o texto 2, não é necessário que os alunos leiam o conteúdo dos quadros laranjas presentes na matéria). Oriente as duplas a voltarem-se para o texto, dizendo: Both articles were published by two different online news in United Kingdom. Could you say the name of each of them, please? (Resposta esperada: Mine is BBC News/ Mine is Daily Mail) When was the BBC article published? ( March 15, 2017) And what about the Daily Mail article? (September 9, 2016)
4. Apresente o slide (projetado ou uma cópia impressa em tamanho grande garantindo que toda a turma possa enxergar) e continue: Great! From now on, you and your partner are going to read the text you received. Your goal is to find which conclusion about the 5-second rule your article presents. Does the text say the 5-second rule is a myth or a reality? Is it right or is it wrong to eat food that was dropped on the floor?
5. A fim de controlar melhor o tempo, determine 10 minutos para a realização dessa tarefa. Marque o tempo no relógio ou com um timer e avise aos alunos quando tiver concluído. Você pode dizer assim: Time is up, guys!
Output
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Socializar as ideias principais dos textos.
Expectativa: Que os alunos consigam informar ao colega o que o texto lido fala sobre a legitimidade da regra dos 5 segundos e se esses textos foram escritos com base em uma fala de especialista e/ou pesquisa científica.
Orientações:
- Depois que as duplas tiverem lido os textos designados, solicite que cada dupla compartilhe a informação encontrada com uma dupla que tenha lido o texto diferente do seu. Diga: Now, you will share the conclusion your text presents with a pair that read the other text. You have 5 minutes to do it!
- Quando findar o tempo estabelecido, mostre o slide (pode ser uma cópia em tamanho ampliado, projetado, ou mesmo um desenho no quadro), chame dois alunos (cada um deve ter lido um texto) e peça que, alternadamente, falem qual é a ideia principal do texto que leram. Diga assim: Now, I want two volunteers to share with the whole group what conclusion about the 5-second rule text 1 and text 2 present! Se seus alunos forem mais tímidos, indique dois alunos. Você pode escolher aqueles que têm maior desenvoltura em se expressar em língua inglesa. Ouvir o colega falando em inglês para um “público” pode ser um grande incentivo para os demais!
- A fim de ajudar os alunos representantes na construção de suas falas, pergunte: What does the text you read say about the 5-second rule? Is it right or wrong? Is it legit or a myth? Cada aluno deve dizer algo como: The text I read says that the 5-second rule is right e The text I read says the 5-second rule is a myth. Fale para os alunos: Your texts come to different conclusions! Are both texts based on specialist’s speech and scientific studies? (Resposta esperada: Yes). Em seguida, pergunta a turma: Raise your hand who read the same text as name of the student. Do you confirm what your classmate says about the text? (resposta esperada: Yes!) Faça a mesma pergunta para os alunos que leram o outro texto. Após as respostas, diga: The texts come to different conclusions about the same subject and both are based on scientific studies!
- Para finalizar, pergunte aos alunos: What do you do when you drop food on the floor? Do you eat it or not? As resposta serão pessoais e podem variar em: I eat it! I don’t eat it! It depends.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Oportunizar um momento de reflexão sobre o que se aprendeu
Expectativa: Que os alunos sintetizem o que conseguiram aprender com a aula
Orientações:
- Diga: Guys, I think you’ve learned a lot today! Am I right? (Resposta esperada: Yes!)
- Continue: Could you share what you’ ve learned? (Resposta esperadas: I learned that it’s possible to have different opinions, how to share information, about the 5-second rule; scientific studies can came to different conclusions. Se necessário, amplie a discussão com os tópicos apresentados no slide)
- Parabenize-os pelas conquistas do dia: I’m so proud of you! Congratulations!