Plano de Aula
Plano de aula: Lógicas e práticas econômicas e comerciais no mundo Atlântico entre os períodos feudal e mercantil
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mercantilismo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Sobre este planoEste slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI13 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Moedas antigas ou atuais
- Papel sulfite
- Canetas hidrográficas (Canetinhas coloridas)
Os materiais são opcionais. Se não houver a possibilidade, o plano pode ser realizado sem a utilização destes elementos.
Para você saber mais:
Feudalismo
O Feudalismo é um conceito complexo, visto que aconteceu de formas diversas em diferentes territórios. A concepção que é consenso entre historiadores é a do sistema feudal europeu, em que existiram diferentes formas de relações sociais, de trabalho, e econômicas, todas voltadas para a terra. É importante sempre ter em mente que mesmo sendo parecidos, os sistemas se diversificaram. Na península Ibérica, por exemplo, havia certa mobilidade social, ou seja, o sujeito poderia mudar de estamento, deixando de ser servo e passando a ser um fidalgo. Esse último exemplo influenciou diretamente na sociedade colonial da América espanhola, anos mais tarde.
Mercantilismo
Assim como o Feudalismo, o conceito de Mercantilismo aqui apresentado é o mais aceito, não necessariamente comum a todos teóricos. Esse termo compreende um conjunto de ideias e práticas econômicas dos Estados da Europa Ocidental entre os séculos XV e XVIII, voltadas para o comércio e tendo como fator predominante o controle da economia pelo Estado. Dessa forma, é o conjunto de diferentes práticas e teorias econômicas do período do Absolutismo europeu.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2009. Disponível em: <http://politicaedireito.org/br/wp-content/uploads/2017/02/Dicionario-de-Conceitos-Histori-Kalina-Vanderlei-Silva-1.pdf>. Acesso em: 19 nov. 18.
FALCON, Francisco. Mercantilismo e transição. Editora Brasiliense: São Paulo, 1996. Disponível em: <https://historiaeconomicageral.files.wordpress.com/2015/12/falcon-francisco-mercantilismo-e-transic3a7c3a3o-11.pdf>. Acesso em: 19 nov. 18.
DEYON, Pierre. O Mercantilismo. 4 ed., Perspectiva: São Paulo, 2001. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/14149761/Pie-rre-Deyon-O-Mercantilismo>. Acesso em: 11 nov. 18.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Uma das maiores dificuldades no aprendizado histórico dos estudantes é compreender a transição de um sistema para o outro, principalmente se essas mudanças aparecem de forma abrupta no conteúdo abordado. Por isso, a principal problemática de uma aula sobre a transição do sistema feudal para o sistema mercantil é perceber as transformações econômicas e comerciais que possibilitaram as trocas com o mundo Atlântico nesse período. Isso também introduz os conteúdos que serão abordados nas habilidades subsequentes.
Antes de iniciar a aula, posicione três carteiras na frente da sala e os alunos sentados em círculo. Ou então posicione os alunos em grupos de até 5 pessoas e coloque uma mesa no centro do grupo. Fica a critério do docente a melhor forma de organização, de acordo com o tamanho da sala e o número de alunos.
Para isso, é necessário situar o aluno temporalmente nos momentos abordados, lembrando que nenhum processo tem datas estabelecidas, mas sim alguns marcos temporais que auxiliam a identificar o impacto dessas mudanças.
Para você saber mais:
FALCON, Francisco. Mercantilismo e Transição. 15 ed. Brasiliense: São Paulo, 1996. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/97079762/FALCON-Francisco-Mercantilismo-e-transicao>. Acesso em: 11 nov. 18.
DEYON, Pierre. O Mercantilismo. 4 ed. Perspectiva: São Paulo, 2001. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/14149761/Pie-rre-Deyon-O-Mercantilismo>. Acesso em: 11 nov. 18.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO