Plano de aula: O pacto colonial: relações colônia x metrópole

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mercantilismo

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI13, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Material complementar: Papel sulfite, caixa de som.

Para você saber mais:

Mercantilismo

O conceito de mercantilismo que se tem não é necessariamente comum a todos os teóricos, mas, sim, o mais aceito entre os mesmos. Este termo, então, compreende um conjunto de ideias e práticas econômicas dos Estados da Europa Ocidental entre os séculos XV e XVIII, voltadas para o comércio e, como fator predominante, o controle da economia pelo Estado. Caracteriza-se principalmente pela balança comercial favorável, protecionismo alfandegário, e pacto colonial. Desta forma, é o conjunto de diferentes práticas e teorias econômicas do período do Absolutismo europeu.

Pacto Colonial

Uma das práticas do mercantilismo, em que a metrópole impunha um conjunto de leis e regras para as colônias com o fim de se beneficiar economicamente de tudo o que era produzido nas colônias, adquirindo também o direito sobre tudo o que fosse exportado para outros territórios.

Para consultar:

NOVAIS, Fernando A. (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

PRADO JÚNIOR, Caio. História econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2006.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

Com os estudantes divididos em duplas, o docente deve deixar explícito que o objetivo da aula é levá-los a entender, por meio das fontes, reflexões e debates, quais foram as dimensões do pacto colonial, uma das regulações das práticas do período mercantilista, e quais são os traços que permanecem na atualidade, que podem ser observados pelos próprios alunos.

Para você saber mais:

Mercantilismo

O conceito de mercantilismo que se tem não é necessariamente comum a todos os teóricos, mas, sim, o mais aceito entre os mesmos. Este termo, então, compreende um conjunto de ideias e práticas econômicas dos Estados da Europa Ocidental entre os séculos XV e XVIII, voltadas para o comércio e, como fator predominante, o controle da economia pelo Estado. Caracteriza-se principalmente pela balança comercial favorável, protecionismo alfandegário e pacto colonial. Desta forma, é o conjunto de diferentes práticas e teorias econômicas do período do Absolutismo europeu.

Colônia

Politicamente colônia era um território dominado por representantes de outro território, que detinham o poder sobre o mesmo e governavam mesmo pertencendo a terras diferentes. Atualmente, a denominação mais utilizada para tratar do Brasil no período é América Portuguesa.

Pacto Colonial

Umas das práticas do mercantilismo em que a metrópole impunha um conjunto de leis e regras para as colônias com o fim de se beneficiar economicamente de tudo o que era produzido nas colônias, adquirindo também o direito sobre tudo o que fosse exportado para outros territórios.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA