Plano de aula: Materiais condutores e isolantes térmicos

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de propagação do calor

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e serve como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

O plano tem por objetivo a identificação e a análise de materiais condutores e isolantes térmicos. Para a aplicação deste plano, é importante que os alunos já tenham desenvolvido em aula conhecimentos sobre temperatura e calor, assim como seus conceitos e definições. Além disso, para complementar a aplicação deste plano, é interessante que os alunos tenham realizado a construção de um forno solar caseiro na unidade anterior (plano sobre construção de um forno caseiro, CIE9_02ME04), para, dessa forma, terem formado conhecimentos prévios e realizado atividades envolvendo materiais isolantes.

O professor pode acessar a referência a seguir para obter mais informações sobre o tema:

TEIXEIRA, Mariane Mendes. “Condução térmica”; Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/conducao-termica-1.htm> Acesso em 20 de Junho de 2018.

Materiais necessários para a aula: uma bandeja de alumínio ou aço inox (para pizza), uma bandeja plástica, termômetro, água quente (em uma garrafa térmica, por exemplo), vasilha ou bacia, colheres de porte médio ou grande (de aço inox, plástico ou silicone e madeira), cubos de gelo (ou pote com margarina).

Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas:

• Vocês entenderam o título da aula?
  • O que significa a palavra “térmico”?

Auxilie os alunos a relacionarem a palavra “térmico” com calor. Comente sobre sua etimologia: do grego “thérme”, que significa “calor”. Esclareça que o significado da palavra “térmico” não está diretamente relacionada ao termômetro (esta é uma possível resposta que os alunos podem dar). Apesar de o significado da palavra “termômetro” estar se referindo à “medida do calor”, ressalte que o termômetro tem por função medir a temperatura dos corpos (grau de agitação das partículas), enquanto o calor é a transferência de energia entre corpos em diferentes temperaturas, como foi estudado na unidade anterior.

Em seguida, finalize com as seguintes perguntas:

• Você sabe o que são materiais condutores térmicos? Saberia dar exemplos deles?
  • E materiais isolantes térmicos?

Essa será a forma de você analisar qual é o nível de conhecimento prévio que os alunos possuem sobre o tema.