Plano de aula: Ventilação Natural (Convecção Térmica)

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de propagação do calor

Sobre esta aula: Para aplicação e pleno desenvolvimento deste plano, é necessário que os alunos tenham construído e desenvolvido habilidades sobre calor, temperatura e formas de propagação do calor (condução, convecção e irradiação), trabalhado nos planos anteriores desta unidade.

Neste plano, os alunos serão desafiados a pensarem como arquitetos, designers e engenheiros, pois deverão propor estratégias que permitam a circulação natural do vento em cômodos e salas presentes na própria escola. A proposta é que eles pensem alternativas ecossustentáveis para a promoção do conforto térmico para o ambiente interno da escola, em substituição ao uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado. Será abordado, por meio de um estudo de texto, a chamada Arquitetura Bioclimática, responsável por utilizar e se beneficiar das condições climáticas e geográficas de uma região, para garantir o conforto térmico de uma residência e a consequente redução no consumo de energia elétrica. Cabe lembrar que a geração de energia elétrica, qualquer que seja a fonte, é uma atividade de grande impacto socioambiental e, por isso, soluções que visem sua economia são urgentes de serem implantadas. Além disso, pensar o conforto térmico da escola é também pensar no bem-estar de toda a comunidade escolar assim como no ensino-aprendizagem, isso sem falar na economia, gerando verba que pode ser aplicada em outras atividades dentro da própria escola.

Para mais informações sobre o tema, você pode acessar as seguintes referências:

SANTA, Fabiana. Arquitetura bioclimática: Projetos que trabalham com a natureza. Habitare. Disponível em: <https://www.revistahabitare.com.br/ecologia/arquitetura-bioclimatica-projetos-que-trabalham-com-a-natureza/>. Acesso em 1 de Agosto de 2018.

PROJETEE. Estratégias Bioclimáticas. Disponível em: <http://projeteee.mma.gov.br/estrategias-bioclimaticas/>. Acesso em 30 de Julho de 2018

PEREIRA, Matheus. Ventilação cruzada? Efeito chaminé? Entenda alguns conceitos de ventilação natural. Arch Daily. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/886541/ventilacao-cruzada-efeito-chamine-entenda-alguns-conceitos-de-ventilacao-natural>. Acesso em 30 de Julho de 2018

LENGEN, Johan Van. Manual do arquiteto descalço. UFRGS - Faculdade de arquitetura. Disponível em <https://copyfight.noblogs.org/gallery/5220/manual_arquiteto_descalco_pt_1.pdf>. Acesso em 30 de Julho de 2018.

Material necessário: Materiais para impressão (links nos slides 5, 6 e 7) e sala de informática (opcional).

Título da aula

Orientações: Projete o slide e leia o título da aula para a turma.

Relembre, rapidamente, sobre as formas de propagação do calor (estudadas no plano 3 desta unidade), fazendo as seguintes perguntas para os alunos:

• De que formas o calor se propaga?
  • O que é convecção térmica mesmo?
  • Citem exemplos de propagação por convecção térmica.

Nesse momento, você deve analisar os conhecimentos construídos pelos alunos durante o decorrer dessa unidade, além de observar se as habilidades preteridas foram desenvolvidas e assimiladas, a partir do planos trabalhados até esse momento. Os alunos devem relembrar que o calor pode se propagar de três formas distintas (condução, convecção e irradiação), sendo que a convecção térmica é uma forma de propagação que ocorre, principalmente, entre fluidos (gases e/ou líquidos), tendo relação com suas densidades. Entre os exemplos que podem aparecer, os alunos podem comentar sobre o balão de ar quente, onde o ar frio (mais denso) permanece perto da chama do acendedor, e ao se aquecer torna-se menos denso, ocupando mais espaço nas extremidades superiores do balão, formando dessa forma, uma corrente de convecção. Após os alunos desenvolverem suas considerações sobre esses conceitos (já trabalhados), você pode finalizar com a seguinte pergunta:

• A convecção térmica pode ser aplicada para resfriar ambientes?