Atividade para impressão - Glossário
Glossário
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Período simples e composto
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).
Materiais necessários:
Cópias do texto “Apólogo dos dois escudos”, disponível em “Materiais para impressão e em:
https://www.recantodasletras.com.br/contos/3578008>. Acesso em 01 nov. 2018.
Dificuldades antecipadas:
Compreender as diferenças entre frase, oração e períodos (simples e composto), a partir da identificação do verbo como núcleo oracional.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. Contexto: SP; 1989, p. 15
ARAÚJO, Luciana K. O que é enunciado? Brasil Escola, 2018. Disponível em:
APÓLOGO dos dois escudos, s.d. Disponível em:
https://www.recantodasletras.com.br/contos/3578008>. Acesso em: 01 nov. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
https://www.recantodasletras.com.br/contos/3578008>. Acesso em 01 nov. 2018;
Materiais complementares:
Cópias do texto “Apólogo dos dois escudos”, disponível em “Materiais para impressão e em:
https://www.recantodasletras.com.br/contos/3578008>. Acesso em 01 nov. 2018.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
“Oração é toda frase constituída por um verbo ou locução verbal. Portanto, basta identificar o verbo ou a locução verbal na frase para saber se ela é uma oração.”
Resposta: A primeira frase não apresenta um verbo como núcleo; a segunda apresenta a forma verbal “olharam” como núcleo, portanto é uma oração.
Os cavaleiros (Ø) para a estátua da Vitória.
Resposta: A frase, sem o verbo, não apresenta um sentido completo pois, sem ele, não há informação alguma sobre a ação realizada pelo sujeito, nem sobre o tempo em que ocorreu o fato; ou, ainda, alguma referência sobre o acontecimento dentro do contexto da narrativa.
Construa (coletivamente com os alunos) a resposta à questão acima, de modo a evidenciar que os verbos (ou as locuções verbais) constituem os núcleos oracionais das frases verbais. Voltando à frase do texto: Os cavaleiros olharam para a estátua da Vitória, observamos que, segundo Evanildo Bechara, “o único constituinte indispensável foi o verbo [olharam], o que o faz núcleo da oração, enquanto os outros constituintes são adjacentes ao núcleo. Esta adjacência não guarda a mesma relação entre os diversos constituintes da oração, pois a relação entre o sujeito [Os cavaleiros] é mais estreita com o verbo [olharam] que os demais.”
(In.: BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009, p. 408).
“O que caracteriza um período é o fato de ele ser composto por uma ou mais orações.”
Resposta: I. Um verbo (pararam) = uma oração; II. Dois verbos (empunhava e segurava) = duas orações;
Resposta: I. Período simples, pois apresenta apenas um verbo (uma oração); II. Período composto, pois apresenta dois verbos (duas orações).
Orientações:
“Oração é toda frase constituída por um verbo ou locução verbal. Portanto, basta identificar o verbo ou a locução verbal na frase para saber se ela é uma oração.”
Resposta: A primeira frase não apresenta um verbo como núcleo; a segunda apresenta a forma verbal “olharam” como núcleo, portanto é uma oração.
Os cavaleiros (Ø) para a estátua da Vitória.
Resposta: A frase, sem o verbo, não apresenta um sentido completo pois, sem ele, não há informação alguma sobre a ação realizada pelo sujeito, nem sobre o tempo em que ocorreu o fato; ou, ainda, alguma referência sobre o acontecimento dentro do contexto da narrativa.
Construa (coletivamente com os alunos) a resposta à questão acima, de modo a evidenciar que os verbos (ou as locuções verbais) constituem os núcleos oracionais das frases verbais. Voltando à frase do texto: Os cavaleiros olharam para a estátua da Vitória, observamos que, segundo Evanildo Bechara, “o único constituinte indispensável foi o verbo [olharam], o que o faz núcleo da oração, enquanto os outros constituintes são adjacentes ao núcleo. Esta adjacência não guarda a mesma relação entre os diversos constituintes da oração, pois a relação entre o sujeito [Os cavaleiros] é mais estreita com o verbo [olharam] que os demais.”
(In.: BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009, p. 408).
“O que caracteriza um período é o fato de ele ser composto por uma ou mais orações.”
Resposta: I. Um verbo (pararam) = uma oração; II. Dois verbos (empunhava e segurava) = duas orações;
Resposta: I. Período simples, pois apresenta apenas um verbo (uma oração); II. Período composto, pois apresenta dois verbos (duas orações).
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Resposta: Não, pois para ser uma oração a frase precisa ser constituída por um verbo ou locução verbal. Por exemplo: “Em breve vou viajar durante as férias.”; “Ontem fui ao shopping com meus amigos.”
Resposta: Um período pode ser composto por um ou mais verbos, portanto, por uma ou mais orações, como por exemplo: “Adoro chocolate!”; “Adoro chocolate e odeio legumes!”
Resposta: O período simples é constituído por apenas um verbo (uma oração): Traga-me a lança e o escudo; o período composto é formado por mais de um verbo (mais de uma oração): Traga-me a lança e leve embora o escudo.
2. Caso ache necessário, registre no quadro algumas das respostas dos alunos e peça-lhes para copiá-las no caderno, a fim de sistematizar os conceitos descobertos durante a aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio ou vídeo aos alunos com a leitura oralizada do início do texto “Apólogo de dois escudos”, disponível no slide de Introdução no Plano. Envie também o texto por escrito. Em seu áudio/vídeo, após a leitura, faça uma breve interpretação procurando resumir os aspectos principais da narrativa. Fale também das formas verbais presentes nesse trecho, pedindo que os alunos as destaquem no texto escrito enviado. Encerre seu áudio/vídeo dizendo que irá encaminhar um exercício a ser feito em duplas, compartilhando-o uma pasta específica do Google Drive. Caso não seja possível utilizar o Drive, envie o exercício pelos canais de comunicação mais fáceis para vocês.
Desenvolvimento
Poste a atividade na pasta do Google Drive, em um Google Doc, e oriente os alunos a copiá-la e criar um documento próprio na mesma pasta. Peça aos alunos o que segue:
1. Copie do texto três frases com verbos e reescreva-as sem verbo.
2. Observe as frases escritas sem verbo. Qual a diferença de sentido entre a frase com verbo e a frase sem verbo?
3. Copie uma frase com um verbo e uma frase com dois ou mais verbos do texto.
4. Leia as seguintes definições e depois responda:
Conceito de Oração: Oração é toda frase constituída por um verbo ou locução verbal. Portanto, basta identificar o verbo ou a locução verbal na frase para saber se ela é uma oração.
Conceito de Período: o que caracteriza um período é o fato de ele ser composto por uma ou mais orações. O Período simples apresenta apenas um verbo e o Período composto apresenta dois verbos (duas orações).
a. Quais das frases desta atividade são orações? Por quê?
b. Quais frases desta atividade são períodos simples? Por quê?
c. Qual frase desta atividade é um período composto? Por quê?
*As sugestões de respostas a essas perguntas estão nas Orientações do Plano, disponíveis aqui
5. Observem as duas orações abaixo:
“O cavaleiro não enxerga nada!”
“– Pois eu digo que o cavaleiro não vê absolutamente nada!”
a. Qual a diferença entre os dois períodos acima?
b. Considerando o contexto, qual dos dois cavaleiros parece defender o seu ponto de vista de uma maneira mais decisiva? Explique por quê.
*As sugestões de respostas a essas perguntas estão nas Orientações do Plano, disponíveis aqui.
Peça que as duplas façam um documento com suas respostas no Google Docs, dentro da pasta criada. Marque uma data para a entrega da atividade e auxilie sua turma pelos meios de comunicação combinados por vocês.
Fechamento
Após ver as produções de seus alunos, faça um compilado com os principais destaques que você julgar importantes e compartilhe com eles via Google Drive ou outro canal. Retome os conceitos trabalhados nesta aula (verbo como núcleo da oração, conceitos de período simples e composto), cite mais exemplos (se julgar necessário) e encerre esta aula. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, mostrando mais exemplos e interagindo com sua turma.
Convite às famílias
Convide as famílias a ler, de forma compartilhada, o texto deste Plano, disponível aqui. Ofereça às famílias o glossário disponível nos Materiais para que compreendam melhor a história. Por ser um texto dialogado, cujos protagonistas são dois cavaleiros e um dervis (homem humilde), além do narrador, os membros da família podem dividir-se na leitura e até teatralizá-la. Desafie-os também a buscar entender “a moral da história” e compartilhá-la no grupo da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudio Santana Bispo
Mentor: Joseana Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: O verbo como núcleo oracional dos períodos simples e compostos: descoberta.
Finalidade da aula: Ler e analisar trechos do texto “Apólogo dos dois escudos” para identificar e compreender o verbo como núcleo oracional dos períodos simples e compostos.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06LP08) Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades constituídas em torno de um núcleo verbal e períodos como conjunto de orações conectadas; (EF06LP09) Classificar, em texto ou sequência textual, os períodos simples compostos.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).
Materiais necessários:
Cópias do texto “Apólogo dos dois escudos”, disponível em “Materiais para impressão e em:
https://www.recantodasletras.com.br/contos/3578008>. Acesso em 01 nov. 2018.
Dificuldades antecipadas:
Compreender as diferenças entre frase, oração e períodos (simples e composto), a partir da identificação do verbo como núcleo oracional.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. Contexto: SP; 1989, p. 15
ARAÚJO, Luciana K. O que é enunciado? Brasil Escola, 2018. Disponível em:
<https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-enunciado.htm>. Acesso em: 01 nov. 2018.
APÓLOGO dos dois escudos, s.d. Disponível em:
https://www.recantodasletras.com.br/contos/3578008>. Acesso em: 01 nov. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: