Atividade para impressão - Meme
Meme
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Período simples e composto
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).
Materiais necessários:
Cópias do meme “Gamer Raiz X Gamer Nutella” (Disponível em: http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2018/05/V%C3%A1rios-memes-de-gera%C3%A7%C3%A3o-Raiz-x-Nutella-2.jpg - Acesso em 18/11/2018).
Canetas marca-texto coloridas.
Dificuldades antecipadas: Compreender as diferenças entre frase, oração e períodos (simples e composto), a partir da identificação do verbo como núcleo oracional.
Referências sobre o assunto:
ARAúJO, Luciana Kuchenbecker. "O que é enunciado?"; Brasil Escola. Disponível em:
ANUNCIATTO, Pedro e SEMIS, Laís. Qual é a melhor forma de organizar as carteiras na sala de aula? In.: https://novaescola.org.br/conteudo/11093/qual-e-a-melhor-forma-de-organizar-as-carteiras-na-sala-de-aula - 28 mar. 2018 - Acesso em: 21/11/2018.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
Site: Acervo #MUSEUdeMEMES - In.: (http://www.museudememes.com.br/acervo/).
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Professor:
*Obs.: A escolha do gênero meme atende à proposta de se trabalhar com gêneros do discurso afinados com as esferas e demandas sociais contemporâneas, previstas pela BNCC: “Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivo.” (BNCC, p.65, disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf - Acesso em 18/11/2018).
Além disso, trata-se de um gênero muito conhecido e difundido, sobretudo entre os jovens e adolescentes, por meio dos suportes eletrônicos e digitais do mundo moderno. Segundo as autoras Roxane Rojo e Jacqueline P. Barbosa:
“Não é difícil reconhecer o quanto a escola ainda privilegia quase que exclusivamente a cultura dita ‘culta’, sem levar em conta os multi e novos letramentos, as práticas, procedimentos e gêneros em circulação nos ambientes de cultura de massa e digital no mundo hipermoderno atual.
As demandas sociais devem ser refletidas e refratadas criticamente nos/pelos currículos escolares. Respondendo às questões anteriores, para que a escola possa qualificar a participação dos alunos nas práticas da web, na perspectiva da responsabilização, deve propiciar experiências significativas com produções de diferentes culturas e com práticas, procedimentos e gêneros que circulam em ambientes digitais (...)” (p.135).
(In.: ROJO, Roxane Helena Rodrigues e BARBOSA, Jacqueline P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 135).
“Meme (uma abreviação do grego ?????? [mí?m??ma]) é um fenômeno típico da internet, e pode se apresentar como uma imagem ou analogia, uma frase de efeito, um comportamento difundido, um desafio. Memes são geralmente efêmeros, mas no #MUSEUdeMEMES eles se tornam memória.”
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
“Os conjuntos formados de um verbo auxiliar com um verbo principal chamam-se LOCUÇÕES VERBAIS. Nas LOCUÇÕES VERBAIS conjuga-se apenas o auxiliar, pois o verbo principal vem sempre numa das formas nominais: no PARTICÍPIO, no GERÚNDIO, ou no INFINITIVO IMPESSOAL.” In.: CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
Materiais complementares:
Cópias do meme “Gamer Raiz X Gamer Nutella” (Disponível em: http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2018/05/V%C3%A1rios-memes-de-gera%C3%A7%C3%A3o-Raiz-x-Nutella-2.jpg - Acesso em 18/11/2018).
Canetas marca-texto coloridas.
Atenção, professor!
Observe, abaixo, o trecho de uma reportagem publicada na Revista Nova Escola, sobre as vantagens da disposição dos alunos em duplas:
“Esse formato é recomendado para uma interação mais direta entre os alunos. ‘É uma composição muito utilizada em atividades de produção de texto e de alfabetização, em que se podem construir duplas produtivas’, explica Claudia. O professor pode, por exemplo, propor uma atividade de escrita juntando um aluno com escrita ortográfica (isto é, que já domina a norma padrão da língua e é capaz de construções mais complexas) e outro que ainda não alcançou o mesmo nível, mas é criativo e pode ajudar na elaboração da história. Também pode unir um aluno alfabético e outro silábico para que troquem conhecimentos, ou ainda estudantes com saberes diferentes de matemática para resolver um problema que exige vários procedimentos.” Célia Senna atenta, no entanto, que na composição ideal, os integrantes das duplas não se sentam um ao lado da outro, mas um de frente para o outro. O modelo favorece a interação e discussão entre os dois colegas. ‘Pode parecer só um detalhe, mas dirigir o olhar e a discussão dessa maneira são favorecidos’, diz.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Cópias do meme “Gamer Raiz X Gamer Nutella” (Disponível em: http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2018/05/V%C3%A1rios-memes-de-gera%C3%A7%C3%A3o-Raiz-x-Nutella-2.jpg - Acesso em 18/11/2018).
Canetas marca-texto coloridas.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Cópias do meme “Gamer Raiz X Gamer Nutella” (Disponível em: http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2018/05/V%C3%A1rios-memes-de-gera%C3%A7%C3%A3o-Raiz-x-Nutella-2.jpg - Acesso em 18/11/2018).
Canetas marca-texto coloridas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO6_14ATS03
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200); Padlet (veja como usá-lo em: https://youtu.be/ahrXd0Kqwso ); programa de edição de imagem básico (celular ou computador).
Introdução
Envie um áudio/vídeo aos alunos dizendo que irão criar um Meme nesta aula. Ative os conhecimentos prévios de seus alunos relembrando os conceitos de Oração, Período Simples e Período Composto. Contextualize o trabalho com o Gênero Meme utilizando as Orientações do Plano. Encaminhe o meme “GAMER RAIZ X GAMER NUTELLA” (disponível no Plano) como imagem e peça que os alunos marquem no Meme os períodos simples com a cor vermelha e os períodos compostos com a cor amarela, usando os recursos básicos de edição de imagem do celular ou do computador (Paint). Encerre seu áudio/vídeo dizendo que irá encaminhar uma atividade a ser feito EM DUPLAS, por escrito (por whatsapp ou e-mail), que deverá ser postada no Padlet. Caso não seja possível utilizar o Padlet, combine a entrega pelos canais de comunicação que sejam mais fáceis para vocês.
Desenvolvimento
Verifique as imagens que os alunos lhe encaminharam, marcadas com vermelho e amarelo, e confira se a turma está bem apropriada do conceito de Período Simples e Composto. Caso necessário, faça, por escrito, um feedback dessa atividade destacando e reforçando o que achar necessário. Encaminhe, por escrito, a atividade de produção de Meme às duplas, orientando-as a criar, com base no modelo do meme “GAMER RAIZ X GAMER NUTELLA”, um meme no mesmo estilo, mas usando outro sujeito. Se quiser, utilize algumas dessas sugestões: desenho animado raiz x desenho animado nutella; aluno raiz x aluno nutella; mãe raiz x mãe nutella; pijama raiz x pijama nutella. Peça que as duplas usem a criatividade para escolher sobre quem irão falar, que seja algo do universo deles, para ficar mais divertido. Combine uma data de entrega da atividade e crie um mural no Padlet, onde as duplas deverão expor suas produções.
Fechamento
Por áudio, solicite que as duplas visitem os Memes dos colegas e escolham os que mais gostaram, fazendo comentários no próprio Padlet (ou por outro meio combinado por vocês). Retome, no mesmo áudio, os conceitos trabalhados nesta aula (verbo como núcleo da oração, conceitos de período simples e composto) e cite alguns exemplos tirados dos Memes criados pelos alunos. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula, seguindo o passo a passo de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a criarem um Meme do estilo Raiz x Nutella para compartilhar no grupo da turma ou no mesmo Padlet criado para expor os Memes dos alunos. Pode haver até um concurso de Memes, com votação de outras turmas da escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudio Santana Bispo
Mentor: Joseana Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Períodos simples e compostos no gênero meme
Finalidade da aula: Compreender as diferenças entre períodos simples e compostos por meio da leitura e reescrita de um meme da internet.Ano:6º ano do Ensino Fundamental.
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica.
Habilidade(s) da BNCC EF06LP08: Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades constituídas em torno de um núcleo verbal e períodos como conjunto de orações conectadas; EF06LP09: Classificar, em texto ou sequência textual, os períodos simples compostos.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).
Materiais necessários:
Cópias do meme “Gamer Raiz X Gamer Nutella” (Disponível em: http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2018/05/V%C3%A1rios-memes-de-gera%C3%A7%C3%A3o-Raiz-x-Nutella-2.jpg - Acesso em 18/11/2018).
Canetas marca-texto coloridas.
Dificuldades antecipadas: Compreender as diferenças entre frase, oração e períodos (simples e composto), a partir da identificação do verbo como núcleo oracional.
Referências sobre o assunto:
ARAúJO, Luciana Kuchenbecker. "O que é enunciado?"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-enunciado.htm>. Acesso em 01 de novembro de 2018.
ANUNCIATTO, Pedro e SEMIS, Laís. Qual é a melhor forma de organizar as carteiras na sala de aula? In.: https://novaescola.org.br/conteudo/11093/qual-e-a-melhor-forma-de-organizar-as-carteiras-na-sala-de-aula - 28 mar. 2018 - Acesso em: 21/11/2018.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
Site: Acervo #MUSEUdeMEMES - In.: (http://www.museudememes.com.br/acervo/).
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: