Atividade para impressão - Meme
Meme
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Período simples e composto
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).
Materiais necessários:
Cópias do meme “Gamer Raiz X Gamer Nutella” (Disponível em: http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2018/05/V%C3%A1rios-memes-de-gera%C3%A7%C3%A3o-Raiz-x-Nutella-2.jpg - Acesso em 18/11/2018).
Canetas marca-texto coloridas.
Dificuldades antecipadas: Compreender as diferenças entre frase, oração e períodos (simples e composto), a partir da identificação do verbo como núcleo oracional.
Referências sobre o assunto:
ARAúJO, Luciana Kuchenbecker. "O que é enunciado?"; Brasil Escola. Disponível em:
ANUNCIATTO, Pedro e SEMIS, Laís. Qual é a melhor forma de organizar as carteiras na sala de aula? In.: https://novaescola.org.br/conteudo/11093/qual-e-a-melhor-forma-de-organizar-as-carteiras-na-sala-de-aula - 28 mar. 2018 - Acesso em: 21/11/2018.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
Site: Acervo #MUSEUdeMEMES - In.: (http://www.museudememes.com.br/acervo/).
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Professor:
*Obs.: A escolha do gênero meme atende à proposta de se trabalhar com gêneros do discurso afinados com as esferas e demandas sociais contemporâneas, previstas pela BNCC: “Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivo.” (BNCC, p.65, disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf - Acesso em 18/11/2018).
Além disso, trata-se de um gênero muito conhecido e difundido, sobretudo entre os jovens e adolescentes, por meio dos suportes eletrônicos e digitais do mundo moderno. Segundo as autoras Roxane Rojo e Jacqueline P. Barbosa:
“Não é difícil reconhecer o quanto a escola ainda privilegia quase que exclusivamente a cultura dita ‘culta’, sem levar em conta os multi e novos letramentos, as práticas, procedimentos e gêneros em circulação nos ambientes de cultura de massa e digital no mundo hipermoderno atual.
As demandas sociais devem ser refletidas e refratadas criticamente nos/pelos currículos escolares. Respondendo às questões anteriores, para que a escola possa qualificar a participação dos alunos nas práticas da web, na perspectiva da responsabilização, deve propiciar experiências significativas com produções de diferentes culturas e com práticas, procedimentos e gêneros que circulam em ambientes digitais (...)” (p.135).
(In.: ROJO, Roxane Helena Rodrigues e BARBOSA, Jacqueline P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 135).
“Meme (uma abreviação do grego ?????? [mí?m??ma]) é um fenômeno típico da internet, e pode se apresentar como uma imagem ou analogia, uma frase de efeito, um comportamento difundido, um desafio. Memes são geralmente efêmeros, mas no #MUSEUdeMEMES eles se tornam memória.”
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