Atividade para impressão - Texto e Glossário
Texto e Glossário
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Período simples e composto
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” ( BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: anos finais. p. 137. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2018).
Materiais necessários: Cópias do texto “Apólogo dos dois escudos” e canetas marca-texto coloridas.
FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto,1989. p.15. Disponível no site: <https://www.recantodasletras.com.br/contos/3578008>. Acesso em: 01 nov. 2018
Dificuldades antecipadas: Compreender as diferenças entre frase, oração e períodos (simples e composto), a partir da identificação do verbo como núcleo oracional.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Luciana Kuchenbecker. O que é enunciado?. Brasil Escola. Disponível em:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7 ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
*Obs: O texto apresenta alguns termos pouco comuns e também pouco utilizados nas situações cotidianas de comunicação. Por isso, o professor deve explicar aos alunos o significado de certas palavras dentro do contexto da narrativa. Por exemplo, o verbo “pensar”, no apólogo, é empregado com o sentido de “tratar (de), cuidar (de)”, diferente do sentido habitual (refletir, meditar).
Materiais complementares:
Texto: O Apólogo dos Dois Escudos (aqui).
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Resposta: O primeiro cavaleiro defende o seu ponto de vista por meio de um período simples, composto por uma única oração (representada pela forma verbal “enxerga”); o segundo utiliza um período composto para defender o seu ponto de vista, composto por duas orações (representadas pelas formas verbais “digo” e “vê”). Por empregar duas orações, em vez de uma, ele transmite uma impressão de ser mais enfático, como se afirmasse duas vezes a mesma ideia, enquanto o outro afirma apenas uma vez.
*Obs.: Leve os alunos a perceber que os períodos compostos, por serem mais completos, podem expressar uma ideia de maneira mais completa e precisa, a partir do emprego das formas verbais selecionadas intencionalmente para esta finalidade.
Materiais complementares:
Orientações:
Resposta: O primeiro cavaleiro defende o seu ponto de vista por meio de um período simples, composto por uma única oração (representada pela forma verbal “enxerga”); o segundo utiliza um período composto para defender o seu ponto de vista, composto por duas orações (representadas pelas formas verbais “digo” e “vê”). Por empregar duas orações, em vez de uma, ele transmite uma impressão de ser mais enfático, como se afirmasse duas vezes a mesma ideia, enquanto o outro afirma apenas uma vez.
*Obs.: Leve os alunos a perceber que os períodos compostos, por serem mais completos, podem expressar uma ideia de maneira mais completa e precisa, a partir do emprego das formas verbais selecionadas intencionalmente para esta finalidade.
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio ou vídeo aos alunos com a leitura oralizada do início do texto “Apólogo de dois escudos”, disponível no slide de Introdução no Plano. Envie também o texto por escrito. Em seu áudio/vídeo, após a leitura, faça uma breve interpretação procurando resumir os aspectos principais da narrativa. Fale também das formas verbais presentes nesse trecho, pedindo que os alunos as destaquem no texto escrito enviado. Encerre seu áudio/vídeo dizendo que irá encaminhar um exercício a ser feito em duplas, compartilhando-o uma pasta específica do Google Drive. Caso não seja possível utilizar o Drive, envie o exercício pelos canais de comunicação mais fáceis para vocês.
Desenvolvimento
Poste a atividade na pasta do Google Drive, em um Google Doc, e oriente os alunos a copiá-la e criar um documento próprio na mesma pasta. Peça aos alunos o que segue:
1. Copie do texto três frases com verbos e reescreva-as sem verbo.
2. Observe as frases escritas sem verbo. Qual a diferença de sentido entre a frase com verbo e a frase sem verbo?
3. Copie uma frase com um verbo e uma frase com dois ou mais verbos do texto.
4. Leia as seguintes definições e depois responda:
Conceito de Oração: Oração é toda frase constituída por um verbo ou locução verbal. Portanto, basta identificar o verbo ou a locução verbal na frase para saber se ela é uma oração.
Conceito de Período: o que caracteriza um período é o fato de ele ser composto por uma ou mais orações. O Período simples apresenta apenas um verbo e o Período composto apresenta dois verbos (duas orações).
a. Quais das frases desta atividade são orações? Por quê?
b. Quais frases desta atividade são períodos simples? Por quê?
c. Qual frase desta atividade é um período composto? Por quê?
*As sugestões de respostas a essas perguntas estão nas Orientações do Plano, disponíveis aqui
5. Observem as duas orações abaixo:
“O cavaleiro não enxerga nada!”
“– Pois eu digo que o cavaleiro não vê absolutamente nada!”
a. Qual a diferença entre os dois períodos acima?
b. Considerando o contexto, qual dos dois cavaleiros parece defender o seu ponto de vista de uma maneira mais decisiva? Explique por quê.
*As sugestões de respostas a essas perguntas estão nas Orientações do Plano, disponíveis aqui.
Peça que as duplas façam um documento com suas respostas no Google Docs, dentro da pasta criada. Marque uma data para a entrega da atividade e auxilie sua turma pelos meios de comunicação combinados por vocês.
Fechamento
Após ver as produções de seus alunos, faça um compilado com os principais destaques que você julgar importantes e compartilhe com eles via Google Drive ou outro canal. Retome os conceitos trabalhados nesta aula (verbo como núcleo da oração, conceitos de período simples e composto), cite mais exemplos (se julgar necessário) e encerre esta aula. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, mostrando mais exemplos e interagindo com sua turma.
Convite às famílias
Convide as famílias a ler, de forma compartilhada, o texto deste Plano, disponível aqui. Ofereça às famílias o glossário disponível nos Materiais para que compreendam melhor a história. Por ser um texto dialogado, cujos protagonistas são dois cavaleiros e um dervis (homem humilde), além do narrador, os membros da família podem dividir-se na leitura e até teatralizá-la. Desafie-os também a buscar entender “a moral da história” e compartilhá-la no grupo da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudio Santana Bispo
Mentor: Joseana Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: O verbo como núcleo oracional dos períodos simples e compostos: exercitação.
Finalidade da aula: Identificar e compreender, por meio de exercícios, o verbo como núcleo oracional dos períodos simples e compostos, a partir do texto “Apólogo dos dois escudos”.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06LP08) Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades constituídas em torno de um núcleo verbal e períodos como conjunto de orações conectadas; (EF06LP09) Classificar, em texto ou sequência textual, os períodos simples compostos.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” ( BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: anos finais. p. 137. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2018).
Materiais necessários: Cópias do texto “Apólogo dos dois escudos” e canetas marca-texto coloridas.
FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto,1989. p.15. Disponível no site: <https://www.recantodasletras.com.br/contos/3578008>. Acesso em: 01 nov. 2018
Dificuldades antecipadas: Compreender as diferenças entre frase, oração e períodos (simples e composto), a partir da identificação do verbo como núcleo oracional.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Luciana Kuchenbecker. O que é enunciado?. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-enunciado.htm>. Acesso em: 01 nov.2018.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7 ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: