Atividade para impressão - Texto e Glossário
Texto e Glossário
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Período simples e composto
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” ( BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: anos finais. p. 137. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2018).
Materiais necessários: Cópias do texto “Apólogo dos dois escudos” e canetas marca-texto coloridas.
FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto,1989. p.15. Disponível no site: <https://www.recantodasletras.com.br/contos/3578008>. Acesso em: 01 nov. 2018
Dificuldades antecipadas: Compreender as diferenças entre frase, oração e períodos (simples e composto), a partir da identificação do verbo como núcleo oracional.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Luciana Kuchenbecker. O que é enunciado?. Brasil Escola. Disponível em:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7 ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).