Plano de Aula

Plano de aula: O verbo como núcleo oracional dos períodos simples e compostos: exercitação

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Período simples e composto

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:

  • Aula 1: Identificar e compreender o verbo como núcleo oracional dos períodos simples e compostos, a partir do texto “Apólogo dos dois escudos”.
  • Aula 2: Identificar e compreender, por meio de exercícios, o verbo como núcleo oracional dos períodos simples e compostos, a partir do texto “Apólogo dos dois escudos”.
  • Aula 3: Compreender as diferenças entre períodos simples e compostos por meio da leitura e reescrita de um meme da internet.
  • Esta aula possibilita identificar e compreender, por meio de exercícios, o verbo como núcleo oracional dos períodos simples e compostos, por meio da leitura do texto “Apólogo dos dois escudos”. A aula seguinte propicia aplicar estas regularidades linguísticas em atividades discursivas mais complexas.

A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” ( BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: anos finais. p. 137. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2018).

Materiais necessários: Cópias do texto “Apólogo dos dois escudos” e canetas marca-texto coloridas.

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto,1989. p.15. Disponível no site: <https://www.recantodasletras.com.br/contos/3578008>. Acesso em: 01 nov. 2018

Dificuldades antecipadas: Compreender as diferenças entre frase, oração e períodos (simples e composto), a partir da identificação do verbo como núcleo oracional.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Luciana Kuchenbecker. O que é enunciado?. Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 01 nov.2018.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2016.

CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7 ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula explicando aos alunos que eles irão identificar e compreender, por meio de exercícios, os verbos funcionando como núcleos dos períodos simples e compostos, a partir do texto “Apólogo dos dois escudos”.
  • O foco do plano está na diferenciação entre período simples e composto. Portanto, é necessário que os alunos tenham o conhecimento prévio do que sejam verbos para que possam, por meio dos exercícios propostos, identificá-los enquanto núcleos oracionais dos períodos simples e compostos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO