Plano de aula: Exercitando a concordância nominal a partir da leitura de um texto de cordel

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância nominal: relações entre substantivos e seus determinantes

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:

• Aula 1: Descobrir o princípio fundamental da concordância nominal, a partir da leitura de um texto de cordel;
  • Aula 2: Compreender alguns mecanismos de concordância nominal, a partir da leitura e de exercícios baseados num texto de cordel;
  • Aula 3: Aplicar a regra fundamental da concordância nominal (relação entre o substantivo e seus determinantes), a partir da reescrita de um trecho de reportagem.

Esta aula possibilita o estudo das regras de concordância nominal por meio da exercitação de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura do texto de cordel Vida da Natureza, de César Obeidi. A aula seguinte possibilita aplicar estas regularidades linguísticas em atividades discursivas mais complexas;

A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).

Materiais necessários:

Texto de cordel: “Vida da Natureza” (do livro “Vida rima com cordel”, de César Obeid, com xilogravuras de Eduardo Ver - São Paulo: Editora Salesiana, 2007 - p. 24-25).

*Obs.: O texto encontra-se disponível em “Materiais para impressão”;

Minidicionários;

Smartphones (dicionários digitais);.

Dificuldades antecipadas:

Perceber as relações de concordância entre o nome (substantivo) e os seus modificadores (artigo, pronome, numeral, adjetivo).

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.

OBEID, César. Vida rima com cordel. - São Paulo: Editora Salesiana, 2007. Ilustrado por Eduardo Ver (xilogravuras).

CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.

Mundo Mirim: Projeto de Leitura elaborado por Simone Bibian, sobre o livro Vida rima com cordel do escritor César Obeid (ilustrações de Eduardo Ver).

Site: http://www.avemaria.com.br/loja/images/pdf/276.pdf

Revista Nova Escola: Concordância Verbal e Nominal (02 de fevereiro de 2017).

Site: https://novaescola.org.br/conteudo/5800/concordancia-verbal-e-nominal.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Explique aos alunos que, no decorrer da aula, eles farão a leitura compartilhada de um texto de cordel e, na sequência, algumas atividades para exercitar a concordância entre certas palavras, tanto na fala quanto na escrita.