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Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância nominal: relações entre substantivos e seus determinantes
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
Esta aula possibilita o estudo das regras de concordância nominal por meio da aplicação de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura e reescrita de um trecho da reportagem: “Em Pernambuco, catador de lixo dá exemplo de solidariedade”, publicada no site do G1, adaptada para a atividade de reescrita sugerida para esta aula. A edição original do texto encontra-se em “Materiais para impressão” e também no site http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/01/em-pernambuco-catador-de-lixo-da-exemplo-de-solidariedade.html
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).
Materiais necessários:
Cópias da reportagem: “Em Pernambuco, catador de lixo dá exemplo de solidariedade” (publicada no site do G1), adaptada para a atividade de reescrita sugerida para esta aula. A edição original do texto encontra-se em “Materiais para impressão” e também no site: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/01/em-pernambuco-catador-de-lixo-da-exemplo-de-solidariedade.html
Canetas marca-textos coloridas;
Dificuldades antecipadas:
Perceber as relações de concordância entre o nome (substantivo) e os seus modificadores (artigo, pronome, numeral, adjetivo).
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
Revista Nova Escola: Concordância Verbal e Nominal (02 de fevereiro de 2017).
Site: https://novaescola.org.br/conteudo/5800/concordancia-verbal-e-nominal.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Explique aos alunos que eles farão a leitura de uma reportagem publicada no site do G1 e, na sequência, irão reescrever alguns trechos do texto, adaptados para o trabalho em sala de aula.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
*Obs.: O texto foi dividido em três partes para facilitar a leitura e, posteriormente, a atividade de reescrita.
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
*Obs.: Caso julgue necessário, explique aos alunos o que são os substantivos (palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros) e dê alguns exemplos, a fim de facilitar a sua localização no texto;
**Obs.: Procure também chamar a atenção dos alunos para as relações de concordância entre os substantivos e os seus determinantes (concordância nominal);
***Obs.: Aproveite para explicar aos alunos que, na linguagem oral, é muito comum haver um tipo específico de concordância nominal na qual os falantes não flexionam todos os determinantes do substantivo no plural, como por exemplo: “Dá muito trabalho consertar os barraco e as muleta”. Observe que a marca do plural ocorre nos artigos “os” e “as”, mas não nos substantivos que eles determinam (barraco e muleta). No entanto, está muito claro que o falante refere-se a mais de um barraco e a mais de uma muleta. Reforce que isto ocorre com bastante frequência na variedade popular da língua, na qual a comunicação se dá de forma mais espontânea e, portanto, de uma maneira mais informal.
* Obs.: Enfatize que nas situações formais de comunicação, tanto na linguagem oral quanto na escrita, costuma-se optar pelo emprego da variedade padrão da língua e, nesse contexto de produção, tanto a concordância nominal quanto a verbal obedecem às regras gramaticais adequadas a determinadas finalidades de comunicação específicas a certas esferas sociais, como por exemplo: o discurso de um Presidente na ONU, a defesa de uma tese por um estudante, um artigo científico para uma revista, um e-mail corporativo entre empresas etc.;
Materiais complementares:
Orientações:
*Obs.: Caso julgue necessário, explique aos alunos o que são os substantivos (palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros) e dê alguns exemplos, a fim de facilitar a sua localização no texto;
**Obs.: Procure também chamar a atenção dos alunos para as relações de concordância entre os substantivos e os seus determinantes (concordância nominal);
***Obs.: Aproveite para explicar aos alunos que, na linguagem oral, é muito comum haver um tipo específico de concordância nominal na qual os falantes não flexionam todos os determinantes do substantivo no plural, como por exemplo: “Dá muito trabalho consertar os barraco e as muleta”. Observe que a marca do plural ocorre nos artigos “os” e “as”, mas não nos substantivos que eles determinam (barraco e muleta). No entanto, está muito claro que o falante refere-se a mais de um barraco e a mais de uma muleta. Reforce que isto ocorre com bastante frequência na variedade popular da língua, na qual a comunicação se dá de forma mais espontânea e, portanto, de uma maneira mais informal.
* Obs.: Enfatize que nas situações formais de comunicação, tanto na linguagem oral quanto na escrita, costuma-se optar pelo emprego da variedade padrão da língua e, nesse contexto de produção, tanto a concordância nominal quanto a verbal obedecem às regras gramaticais adequadas a determinadas finalidades de comunicação específicas em certas esferas sociais, como por exemplo: o discurso de um Presidente na ONU, a defesa de uma tese por um estudante, um artigo científico para uma revista, um e-mail corporativo entre empresas etc.;
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO6_12ATS03
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200); Google Drive (tutorial em https://youtu.be/CI_jN0ieQCw ); Google Docs (tutorial em https://youtu.be/H6QtVQxs7AE )
Introdução
Envie um áudio aos alunos dizendo que vocês irão trabalhar a Concordância Nominal em uma reportagem. É interessante relembrar a regra básica da concordância nominal, bem como as características do gênero Reportagem, disponíveis no Plano de Aula (Orientações). Poste em uma pasta do Google Drive a versão adaptada da reportagem disponível nos slides de Desenvolvimento do Plano, e oriente os alunos a copiarem o texto em um arquivo do Google Docs e destacarem as partes das falas dos entrevistados nas quais a concordância nominal não esteja de acordo com a regra estudada. Avise-os que as demais orientações da atividade irão por escrito, junto com o texto.
Desenvolvimento
Oriente os alunos, por escrito, a reescreverem os trechos marcados de acordo com a regra básica da concordância nominal, no Google Doc criado. Caso não seja possível o uso desse recurso, faça as orientações pelos canais combinados por vocês. Junto com essas Orientações para a atividade, aproveite para enfatizar que em situações do cotidiano (tanto na fala quanto na escrita) é muito comum a não aplicação da regra padrão da concordância nominal, e sim, de outra regra: basta flexionar um dos elemento da sentença (o artigo ou o pronome), como por exemplo em “Dá muito trabalho consertar os barraco e as muleta”. Entretanto, devemos aprender a regra padrão pois ainda é necessário sabê-la para acessar meios como a escola, a universidade, cursos, fazer uma entrevista de emprego, escrever um documento, dentre outros. Marque uma data para a entrega da atividade e auxilie sua turma pelos meios de comunicação combinados por vocês.
Fechamento
Após ver as produções de seus alunos, faça um compilado com os principais destaques que você julgue importante e compartilhe com eles via Google Drive ou outro canal. Envie novo áudio, avisando que eles deverão responder às perguntas abaixo (no mesmo Doc onde fizeram as reescritas das falas), com base no que aprenderam com o exercício:
1. Que mudanças você precisou fazer nas falas dos entrevistados para adequá-las à variedade padrão da língua?
2. No caso de uma reportagem publicada em meios impressos ou digitais, como são normalmente empregadas as regras de concordância nominal? Explique por quê.
Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula. Aproveite para dar mais exemplos e conversar mais sobre a variação linguística da nossa Língua, que faz com que haja duas regras de concordância nominal convivendo e funcionando em diferentes situações de uso.
Convite às famílias
A palavra mais bonita da quarentena é, sem dúvida, SOLIDARIEDADE. Na reportagem deste Plano, que se passa bem antes da situação que estamos vivendo, conhecemos o seu Sebastião, um catador de recicláveis que, mesmo não tendo muito, compartilha o pouco que tem para ajudar a fazer um mundo melhor. Temos visto, nas Redes Sociais e na TV, muitas pessoas se unindo para ajudar os outros. Que tal sugerir às famílias de seus alunos alguma ação solidária? Pode ser desde doar roupas e comida para alguém (ações mais individuais) até criar uma campanha financeira online para apoiar alguma instituição (ação coletiva). As famílias que quiserem, podem compartilhar fotos do momento da separação coletiva das roupas (brinquedos, livros, calçados…) para doar, no grupo da turma. OBS: é importante, aqui, enfatizar que é uma sugestão, pois no caso de escolas públicas periféricas, há muitas famílias de nossos alunos que precisam de doações, e não têm condições de doar. Neste caso, seria interessante organizar campanhas solidárias para apoiar essas famílias, a partir de redes de amigos, colegas, familiares, comerciantes etc.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudio Santana Bispo
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Aplicando a concordância nominal a partir da reescrita de um trecho de reportagem.
Finalidade da aula: Aplicar a regra fundamental da concordância nominal (relação entre o substantivo e seus determinantes), a partir da leitura e da reescrita de um trecho de reportagem.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06LP06): Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto).
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
Esta aula possibilita o estudo das regras de concordância nominal por meio da aplicação de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura e reescrita de um trecho da reportagem: “Em Pernambuco, catador de lixo dá exemplo de solidariedade”, publicada no site do G1, adaptada para a atividade de reescrita sugerida para esta aula. A edição original do texto encontra-se em “Materiais para impressão” e também no site http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/01/em-pernambuco-catador-de-lixo-da-exemplo-de-solidariedade.html
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).
Materiais necessários:
Cópias da reportagem: “Em Pernambuco, catador de lixo dá exemplo de solidariedade” (publicada no site do G1), adaptada para a atividade de reescrita sugerida para esta aula. A edição original do texto encontra-se em “Materiais para impressão” e também no site: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/01/em-pernambuco-catador-de-lixo-da-exemplo-de-solidariedade.html
Canetas marca-textos coloridas;
Dificuldades antecipadas:
Perceber as relações de concordância entre o nome (substantivo) e os seus modificadores (artigo, pronome, numeral, adjetivo).
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
Revista Nova Escola: Concordância Verbal e Nominal (02 de fevereiro de 2017).
Site: https://novaescola.org.br/conteudo/5800/concordancia-verbal-e-nominal.
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