Plano de Aula

Plano de aula: Aplicando a concordância nominal a partir da reescrita de um trecho de reportagem.

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância nominal: relações entre substantivos e seus determinantes

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:

  • Aula 1: Descobrir o princípio fundamental da concordância nominal, a partir da leitura de um texto de cordel;
  • Aula 2: Compreender alguns mecanismos de concordância nominal, a partir da leitura e de exercícios baseados num texto de cordel;
  • Aula 3: Aplicar a regra fundamental da concordância nominal (relação entre o substantivo e seus determinantes), a partir da leitura e reescrita de um trecho de reportagem .

Esta aula possibilita o estudo das regras de concordância nominal por meio da aplicação de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura e reescrita de um trecho da reportagem: “Em Pernambuco, catador de lixo dá exemplo de solidariedade”, publicada no site do G1, adaptada para a atividade de reescrita sugerida para esta aula. A edição original do texto encontra-se em “Materiais para impressão” e também no site http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/01/em-pernambuco-catador-de-lixo-da-exemplo-de-solidariedade.html

A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).

Materiais necessários:

Cópias da reportagem: “Em Pernambuco, catador de lixo dá exemplo de solidariedade” (publicada no site do G1), adaptada para a atividade de reescrita sugerida para esta aula. A edição original do texto encontra-se em “Materiais para impressão” e também no site: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/01/em-pernambuco-catador-de-lixo-da-exemplo-de-solidariedade.html

Canetas marca-textos coloridas;

Dificuldades antecipadas:

Perceber as relações de concordância entre o nome (substantivo) e os seus modificadores (artigo, pronome, numeral, adjetivo).

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.

CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.

Revista Nova Escola: Concordância Verbal e Nominal (02 de fevereiro de 2017).

Site: https://novaescola.org.br/conteudo/5800/concordancia-verbal-e-nominal.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Explique aos alunos que eles farão a leitura de uma reportagem publicada no site do G1 e, na sequência, irão reescrever alguns trechos do texto, adaptados para o trabalho em sala de aula.

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