Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Livro de canções de Adoniran Barbosa

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

- Pesquisar e conhecer a vida e obra de um importante artista da cultura brasileira e paulista - Adoniran Barbosa.
- Conhecer características, situações, fatos que inspiraram a obra do artista.
- Conhecer elementos da linguagem musical: aproximação à escrita musical (notas, partituras, símbolos).
- Desenvolver a escuta musical.
- Perceber elementos sonoros e musicais: timbres de instrumentos, ritmos, formas musicais.
- Elaborar um material de referência com registros do percurso de aprendizagem dos alunos.

Conteúdo(s) 

- Musicalização.
- História e Cultura.

Ano(s) 

Pré-escola

Tempo estimado 

2 meses.

Material necessário 

Lápis, canetinha, tinta, papel e cartolina. Gravador de som - computador com microfone, softwarede gravação ou equipamento de som que seja possível gravar voz e sons do ambiente. Cds ou mídia com músicas de Adoniran Barbosa interpretadas por ele. Fotos, livros de história, vídeos: materiais de referência para pesquisa. 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Conte sobre o tema do projeto: o compositor Adoniran Barbosa. Apresente o artista e converse sobre alguns aspectos significativos da sua vida e obra para nossa cultura. Pergunte quais as músicas que eles conhecem e coloque algumas canções para que escutem. "Trem das Onze" e "Samba do Arnesto" são duas composições muito conhecidas que trazem marcas muito características da sua produção musical. Nelas é possível reconhecer o enredo sobre os bairros de São Paulo e a forma caricata da pronúncia dos imigrantes italianos da década de 30.

2ª etapa 

Analise com o grupo algumas características que chamam a atenção nas canções de Adoniran: pronúncias, enredo, ritmos, timbres dos instrumentos, da voz, etc. É possível utilizar gravações de músicas que o compositor interpreta em parceria com outros artistas para comparar e conhecer timbres de vozes diferentes. Por exemplo: a gravação de "Torresmo à milanesa" cantada junto com Clementina de Jesus. O timbre vocal é bastante grave e/ou a delicadeza contrastante da voz de Elis Regina em "Tiro ao alvo".

3ª etapa 

Nesse momento é importante contextualizar a época em que o artista viveu e concebeu sua obra, trazendo elementos que facilitem a compreensão dos alunos de como eram as coisas no passado. Você pode apresentar discos de vinil e uma vitrola, fotos de lugares da cidade no século passado comparando com imagens atuais, pesquisar como as pessoas se vestiam etc. Estabeleça relações dos fatos históricos com o desenvolvimento da carreira do artista. Adoniran Barbosa encontrou no rádio a maneira de expressar sua obra, pois esse era o principal veículo de comunicação da época. No enredo de suas canções são retratadas também situações do dia a dia do imigrante e do trabalhador.

4ª etapa 

Esse é um momento muito rico do trabalho, pois é possível contar com a preciosa participação dos familiares no projeto. Pais e avós geralmente conhecem músicas de Adoniran Barbosa e muitos se identificam com algumas situações relatadas em suas composições. Sugira que enviem materiais sobre sua vida e as músicas que conhecem. Caso seja possível, receba a visita de um familiar na sala de aula. Se algum pai souber tocar um instrumento musical, peça que ele venha participar de uma aula para cantar com o grupo.

5ª etapa 

Escolha algumas canções de Adoniran para ensinar ao grupo. Uma das músicas que as crianças costumam gostar muito é o "Samba do Arnesto", pois narra uma história divertida. Nela, é possível ouvir a pronúncia intencionalmente equivocada de algumas palavras e também tem um ritmo bem animado. Escute atentamente a canção incentivando as crianças a nomear e reconhecer os instrumentos tocados. Por exemplo: o cavaquinho, o pandeiro, o surdo etc. É importante dizer ao grupo que essa música tem o ritmo do samba e que, geralmente é tocado por esses instrumentos. Muitos alunos conhecem outras músicas e estilos de samba, o que pode enriquecer o aprendizado. 

Numa roda de conversa, faça um exercício conjunto de compreensão sobre a letra da canção, estimulando a participação das crianças. Indague-os sobre o que entenderam do enredo. Por que o cantor fala errado algumas palavras? Lance um desafio para que cantem sozinhos sem ajuda do acompanhamento da música. Organize atividades corporais/gestuais com os temas abordados nas suas músicas. Por exemplo: com Trem das Onze é possível realizar uma brincadeira de "estátua" onde os alunos deverão formar uma fileira que será um "trem humano" e deverão se movimentar ao ritmo da música, ficando paralisados quando a música acaba. Esse tipo de brincadeira torna a experiência musical dinâmica. Todas essas atividades facilitam também a memorização das letras e melodias das canções.

6ª etapa 

Todas as etapas deverão ser documentadas para que ao final sua turma possa criar um livro com os materiais registrados por eles. Além de documentar o processo de aprendizagem, os registros ajudam o aluno a compartilhar e refletir sobre suas produções e conhecimentos. Veja alguns tipos possíveis de registro: 

- Registros gráficos musicais: As crianças podem criar imagens, símbolos hipotéticos para representar a notação de um som, um ritmo ou até uma música completa (exemplo de registro das crianças)

- Desenho do enredo das canções: Ilustrar o tema das canções ou situações da sua vida. Por exemplo: a estação ferroviária do Jaçanã~, o trem e os passageiros. 

- Escrita coletiva da biografia do artista: Com você como escriba, peça que elaborem coletivamente um texto sobre as informações pesquisadas da vida e obra de Adoniran. 

- Registros sonoros: gravação das músicas, programa de rádio com vinhetas e sonorizações.

7ª etapa 

Para elaboração e diagramação do Livro de Canções, organize todos os materiais gráficos e de áudio registrados durante o processo de realização do projeto. Você pode criar um livro coletivo acompanhado de um CD com músicas, textos e ilustrações produzidas e interpretadas pelas crianças. 

No livro, você pode estabelecer diferentes seções, para organizar as informações: 

a) Partituras musicais: desenhos e notações referentes às músicas e sons. Você também poderá colocar algumas partituras com a escrita musical usual como aproximação e referência dos símbolos utilizados na linguagem musical. 

b) Letras das músicas com ilustrações: desenhos dos alunos sobre os temas cantados em suas canções. 

c) Biografia do artista: textos e ilustrações produzidos pelo grupo sobre sua vida 

d) Índice do CD: numeração e conteúdos das faixas, juntamente com os créditos dos alunos e grupos que interpretaram as músicas e locuções. 

e) Créditos finais: seção onde deverá ser mencionado as fontes de consulta de pesquisa, das imagens, dos livros, das partituras, das músicas, do CDs utilizados para que o leitor possa também fazer sua consulta pessoal aos materiais originais.

8ª etapa 

Lançamento do livro e do CD. Organize uma seção de cantoria para a comunidade escolar (pais, crianças, professores e funcionários) para compartilhar o trabalho.

Avaliação 

A avaliação do projeto poderá ser pautada por:  - Participação e envolvimento da criança no trabalho.  - Observação dos registros realizados:  Hipóteses que criaram para desenhar os sons e as músicas  Desenhos dos enredos das canções, situações de sua vida e da cidade  - Apropriação das músicas e da história de Adoniran:  Cantam as músicas?  Comentam sobre timbres, instrumentos musicais e ritmo?  Relatam diferentes momentos de sua história e da cidade de SP?  - Conversas sobre o trabalho com as crianças. Produto final Livro de canções de Adoniran Barbosa.

Flexibilização 

A música é um fenômeno físico, no qual é possível senti-la através das vibrações das ondas sonoras. Por exemplo, é possível perceber o ritmo do samba, a partir do padrão de vibração das frequências graves de um surdo (instrumento musical de percussão) ou até mesmo reconhecer a pulsação e andamento da canção através de sua marcação na sua música. Nas atividades de apreciação, ajude o aluno a sentir as vibrações da música.

Deficiências 

Auditiva

Créditos: Roberto Schkolnick Formação: Professor de música da Escola Jacarandá, em São Paulo

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias