12477
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Utilizando o dicionário bilíngue para traduzir content words

POR: 30/08/2018
Código: ING6_10UND05

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI10) Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir repertório lexical.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Utilizando o dicionário bilíngue para traduzir content words

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o segundo plano de uma sequência de dois sobre a utilização de um dicionário bilíngue em sala de aula.

Preparação para a aula: Os alunos deverão possuir um dicionário bilíngue, impresso ou online, para completar as atividades, e material de pintura (lápis de cor/canetinha/giz de cera).

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: (4 minutos para este slide, 4 minutos para o próximo e 3 para o último). Esta atividade tem como objetivo introduzir o conceito de content words, ou seja, palavras-chave de um texto cuja tradução é primordial para a compreensão do mesmo. Mostre o slide aos alunos e leia a primeira frase: John has blue eyes and a sparkling smile. Pergunte aos alunos: What does this sentence mean? Do you know all the words? Alguns alunos poderão saber o significado de algumas palavras como blue e eyes , e ter dúvidas sobre o significado de outras, como sparkling e smile. Explique aos alunos que, para entender o idioma, eles deverão aprender muitas palavras, mas algumas são mais importantes do que outras. Dê exemplos de palavras como the, a, on e and e explique que estas são function words, ou seja, palavras gramaticais que dão estrutura às frases e podem ser encontradas em quase todos os textos, mas palavras como smile, sparkle, por exemplo, embora sejam muito comuns, não aparecem em todos os textos.

Explique aos alunos que uma maneira muito útil de compreender as frases em inglês é dividi-las em function words e content words. Diga aos alunos: Content words are words that have meaning. They are usually nouns, verbs, adjectives and adverbs. These are the words we usually look up in the dictionary. Volte à frase do slide e pergunte: Which words do you think we should look up in the dictionary? Os alunos poderão responder algumas ou todas estas opções: Has, blue, sparkling, smile. Passe para o próximo slide.

Tempo sugerido: Context

Orientações: Esta atividade tem o tempo de 4 minutos. Mostre o slide (print retirado do site Cambridge Dictionary ) ou entre no site https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english-portuguese (ou outro dicionário online) e faça uma busca no campo Inglês-Português com o termo smile. Leia com os alunos os resultados obtidos: smile como verbo (sorrir) e smile como substantivo (sorriso). Leia as definições e as frases-exemplo (“She smiled at me” e “He gave me a big smile and wished me good luck”). Relembre aos alunos a diferença entre nouns e verbs (Noun: a word that refers to a person, place, thing, event, substance or quality. Verb: a word or phrase that describes an action, condition or experience).

Volte ao slide anterior e pergunte: What definition is adequate for this sentence? Os alunos responderão: Smile as a noun (sorriso).

Diga aos alunos que é muito importante que não se contentem com a primeira definição que aparece no dicionário. Diga: Always pay attention to the different meanings a word can have. Diga que devem sempre prestar atenção nas definições dadas pelo dicionário e aos exemplos fornecidos, para que possam escolher a tradução que melhor se enquadra ao contexto da frase de onde foi retirado o verbete.

Tempo sugerido: Context

Orientações: Esta atividade tem o tempo de 3 minutos. Mostre o slide aos alunos e procure junto com a turma no dicionário as informações que faltam sobre as content words do quadro. Complete a tradução e classificação de smile, vista no slide anterior, e termine de preencher a tabela. Aproveite para explicar que nomes próprios, embora não sejam difíceis de identificar, também fazem parte das content words. Relembre aos alunos que as classificações aparecem logo após o verbete, abreviadas da seguinte maneira:

  • Adj. = adjective
  • N. = noun
  • Adv. = adverb
  • V. = verb

Caso seja necessário, relembre também o que significa cada classificação gramatical:

Noun = person, place or thing

Verb = action, state

Adjective = describes an object, person, place or thing

Adverb = tells us how, where or when something happens

Segue o quadro com as respostas.

  • Has - tem/possui - verb
  • Blue - azul - adjective
  • Eyes - olhos - noun
  • Sparkling (sparkle) - cintilante- adjective
  • Smile - sorriso - noun

Objective <\title>

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Orientações: Explique aos alunos que, na aula de hoje, eles irão utilizar o dicionário para ajudá-los na tarefa de entender um diálogo em inglês. “Today you will learn to choose the right meaning of words using a bilingual dictionary to understand a dialogue.”

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Apresentar um diálogo de descrição de pessoas aos alunos para que marquem as content words mais difíceis.

Expectativa: Que os alunos compreendam o diálogo e marquem as content words mais difíceis para consultar no dicionário.

Este é um transcipt do vídeo “Kids Describe”, do canal HiHo Kids, que pode ser encontrado aqui. Nele, o artista pede que as crianças dêem sua descrição para vários tipos de itens, enquanto os desenha. Neste vídeo em particular, Ernie (a criança) descreve seus pais ao ilustrador, Koji.

Orientações:

Mostre aos alunos o slide. Peça que prestem atenção à estrutura do texto. Pergunte: What kind of text is this? Os alunos responderão: A dialogue. Pergunte: Who are the people in the dialogue? Os alunos responderão: Ernie and Koji. Explique, então, que eles lerão um diálogo entre estas duas pessoas: Ernie e Koji. Ernie é uma criança e Koji é um desenhista. Peça aos alunos que voltem a atenção para o título do texto: What is Ernie going to do? Os alunos responderão: Describe his mother. Em seguida, pergunte: What do you think Koji is going to do? Os alunos responderão: He will draw Ernie’s mother.

Explique que, neste diálogo, cada bloco de texto descreve uma característica diferente da mãe de Ernie. Mostre aos alunos que cada fala é precedida por um nome: quando Koji fala, aparece “KOJI” seguido de dois pontos; quando Ernie fala, aparece “ERNIE” seguido de dois pontos.

Distribua o handout (que pode ser encontrado aqui) aos alunos. Você pode pedir que realizem esta atividade individualmente ou em duplas. Diga à turma que, em conjunto, vocês farão a primeira leitura do texto, e destacarão as palavras mais difíceis, e eles devem procurar o significado de cada uma no dicionário para que todos entendam o diálogo apresentado. Explique aos alunos que eles deverão marcar no texto as content words em relação às quais sentirem mais dificuldade em cada frase, e focar nelas para entender o significado das frases. Leia cada frase junto com os alunos, e dê ênfase nas content words que poderão ajudá-los. Segue, em negrito, algumas sugestões:

KOJI: -Let's draw your mom, now. What does she usually wear?

ERNIE: - The hat that says “heigh ho”, like a heigh-ho hat.

KOJI:- Oh, it's like a baseball hat, kinda?

ERNIE: - Uh-huh.

KOJI: - Okay.

KOJI: - How long is her hair?

ERNIE: - Like, this long.

KOJI: - You keep going longer.

KOJI: - What can you tell me about her face?

ERNIE:- Her eyes are square.

KOJI: - What color are her eyes?

ERNIE: - Purple.

KOJI: -What kind of face does she have?

ERNIE: - A smiling face.

KOJI: - Oh, so she is nice and smiley. And her lips, are they thin or are they thick?

ERNIE: - Thick.

KOJI: - So, she's got luscious lips.

ERNIE: - What is that?

KOJI: - You said she has a really, really big smile. Big lips, and you said she's also skinny.

ERNIE: - Yeah, no! I said she was round.

KOJI: - She is round, okay.

ERNIE:- Yeah, and then, there is a reindeer on her shirt, so they're short sleeves.

KOJI:- And has short sleeves.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Criar um glossário de palavras sobre o texto utilizando o dicionário bilíngue.

Expectativa: Que os alunos utilizem o dicionário para completar o glossário com a função e significado das palavras-chave apresentadas no texto.

Orientações:(14 minutos para este slide e 6 minutos para o próximo).

Depois que os alunos tiverem marcado o texto, mostre este slide e diga à turma que vocês irão montar um glossário para ajudar na compreensão do texto. Peça aos alunos que digam, em voz alta, quais as palavras mais difíceis que escolheram e escreva-as no quadro. Diga aos alunos que você já começou o glossário inserindo algumas palavras, Os alunos, então, devem procurar o significado dos verbetes restantes no dicionário. Você também pode sugerir que os alunos procurem o significado de uma ou duas palavras em duplas, e depois compartilhem o significado com os colegas em um mural, para que todos tenham acesso ao glossário. Diga aos alunos que eles também podem acrescentar uma terceira coluna de exemplos, transcrevendo do dicionário algum exemplo da palavra procurada que achem mais adequado para o texto.

Circule pela sala para garantir que todos os alunos estão utilizando o dicionário corretamente, e aproveite este momento para revisar e tirar dúvidas dos alunos sobre os conceitos básicos da organização de um dicionário: ordem alfabética dos verbetes, fonética, significado, aspectos gramaticais, região, estilos, expressões idiomáticas, imagens (se houver) etc.

Caso a turma esteja utilizando um dicionário online, oriente-os a procurar a aba “English-Portuguese” e colocar a palavra desejada no campo de busca. O resultado será quase o mesmo de uma busca em um dicionário bilíngue tradicional, com as vantagens de que poderão ouvir a pronúncia e/ou mais definições e usos do vocábulo. Seguem alguns endereços online de dicionários bilíngue gratuitos:

Collins

Cambridge

Google Translate

Word Reference

Ao final, cada aluno terá um pequeno glossário com as características da mãe de Ernie em mãos, e poderão partir para a próxima atividade. Faça perguntas oralmente em relação ao texto, para se certificar de que todos compreenderam o diálogo:

  • What color are Ernie’s mom’s eyes? (Purple)
  • What kind of hat does she wear (A baseball hat/ a heigh-ho hat)
  • What is the shape of Ernie’s mom’s eyes? (Square)
  • Is Ernie’s mom skinny or round? (Round)
  • What animal is on her T-shirt? (A reindeer)
  • Does she wear long sleeves or short sleeves? (Short sleeves)

Tempo: Output

Propósito: Que os alunos representem, através do desenho, as características que acabaram de pesquisar no dicionário.

Expectativa: Que os alunos tenham traduzido as palavras com sucesso, entendendo o diálogo e desenhando corretamente as características da pessoa descrita no texto

Orientações:

Esta atividade tem o tempo de 6 minutos. Antes de mostrar este slide, peça aos alunos que, baseando-se na descrição de Ernie, façam um desenho de como acham que a mãe dele é. Após, mostre este slide com o still do vídeo e apresente Ernie, Koji e os pais de Ernie, do jeito que foram desenhados por Koji. Deixe que os alunos comparem desenhos com os colegas e com o de Koji. Pergunte aos alunos: Does your drawing look like Koji’s drawing?

  • MATERIAL COMPLEMENTAR: Caso queira, você pode utilizar a parte do transcript onde Ernie descreve seu pai para fazer um exercício similar ao desta aula. Utilize o handout e faça os mesmos procedimentos: encontre as content words, peça aos alunos que montem um glossário com tradução e função e depois peça que desenhem o pai de Ernie baseado na descrição que traduziram. O material pode ser encontrado aqui.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados.

6º ano

Contents

  1. INPUT: Transcript do vídeo “Ernie describes his parents”
  2. OUTPUT: Glossário de palavras  

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI10) Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir repertório lexical



Professor-autor: Roberta Calabre

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 05

Utilizando o dicionário bilíngue para traduzir content words

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes