13415
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Identificar Pessoas

POR: Edson José Cortiano 18/11/2018
Código: ING6_13UND01

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Identificar Pessoas

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula:

  • Esse plano é parte de uma sequência de 6 planos (ING06_13UN01/02/03/04/05 e 06).
  • Você pode usá-los articulados, como propomos, ou individualmente, pois cada um apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado. Neste conjunto de aulas, os alunos desenvolverão atividades escritas utilizando o simple present nas primeiras 4 aulas, as quais os habilitarão a apresentar a si mesmos e suas famílias, a falar de suas rotinas, hábitos e atividades (escolares, de lazer, comunitárias, etc.). Nas próximas 2, será trabalhado o present continuous para descrever ações que acontecem enquanto se fala delas. Os textos produzidos comporão uma carta a um pen pal (correspondente), caso o professor deseje propor.
  • As habilidades trabalhadas podem ser usadas imediatamente para correspondência (postcards, letters to penpals) ou mais tarde, na elaboração de currículos / blogs / diários, etc. Haverá pelo menos um plano de aula para cada uma dessas atividades. Por exemplo, para escrever um blog, há o plano ING6_10UN03.
  • Também, há um plano de aula, ING6_02UN01, focado em apresentações pessoais orais, que pode ser utilizado antes deste.

Preparação para a aula:

  • Reserve um computador e projetor. Se não estiverem disponíveis, leia os workarounds (soluções alternativas) nas notas do slide INPUT.
  • Seria interessante também sugerir que os alunos comecem a buscar endereços (físicos ou de email) de possíveis correspondentes, preferivelmente de outros países.

Não é necessário que os pen pals sejam falantes nativos de inglês, mas essa é uma possibilidade. Há vários serviços para conseguir pen pals. Eis um exemplo: https://www.viajadora.com/amigos-por-correspondencia-ou-como-viajar-quando-nao-da-para-viajar/

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que um tempo verbal, como o Simple Present, serve para vários propósitos. Você pode dizer:

In this class, we will use the verb to be and the simple present of the verb to live to introduce ourselves and to say where we live.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Expectativa: Os alunos farão algumas especulações sobre os personagens apresentados, como He’s John / She’s 11, etc.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos e faça algumas perguntas que mexam com a imaginação da turma. Eles devem adivinhar a idade, nacionalidade e até mesmo os nomes dos personagens.

Desde que gramaticalmente corretas, quaisquer respostas podem ser aceitas. O próximo slide é mais específico e confirma ou “corrige” as respostas.

a.What can you see in this picture? (A boy and a girl, two kids, two children, etc.)

b.What is he /she doing? (Saying / telling his / her name.) Você pode sugerir: That’s right! He is saying his name. He is introducing himself. She is introducing herself., etc.

c.What is his / her name? (He’s João / Peter, Paulo, etc. / She’s Maria, Mary, Wendy, etc.)

d. How old is he / she? (He’s 9/ 10/ 11/ 12. She’s 11 / 12/ 13.)

e. Where is he / she from? (He’s from Brazil / the US. She’s from Chile / Brazil.)

f. Where does he / she live? (He lives in Fortaleza / Japan. She lives in Miami / Curitiba.)

Orientações: Mostre a nova imagem aos alunos e peça que respondam às perguntas baseados nas informações dos balões.

a. What is his / her name? (Os alunos responderão: He’s Marty/ She’s Júlia.)

b. How old is he / she? (He’s 12. She’s 11.)

c. Where is he / she from? (He’s from Canada. She’s from Brazil.)

d. Where does he / she live? (He lives in Japan. She lives in Curitiba.)

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Ver e ouvir crianças de várias idades e nacionalidades se apresentando como estímulo para fazer o mesmo por escrito.

Expectativa: Os alunos não precisam entender tudo o que as crianças dizem. Basta que compreendam o básico: a idade, a nacionalidade, de onde são e onde vivem.

Orientações: Acesse o vídeo “Self Introduction | Simple Skits” (clique no link https://www.youtube.com/watch?v=KCZAtgacc7I) em sala ou baixe-o e projete-o para a sala, pelo menos duas vezes.

Peça para que anotem no mínimo três informações sobre cada criança (Name / Age / Country).

Pode tocar o áudio ou o vídeo duas ou três vezes, pausar, etc., de modo que os alunos tenham tempo de anotar as informações. As crianças devem anotar coisas como: Hikaru / 11 / Japan).

Podem anotar usando este worksheet ou anotando em seus cadernos.

?Material complementar:

  • Se achar oportuno, faça uma revisão rápida do simple present do verbo to be e do verbo live. Especialmente o que ocorre com os verbos passando da 1a para a 3a pessoa: I live in... -> She / He lives in. Há uma worksheet (folha de exercícios) pronta para esta atividade. Seria bom também revisar ou apresentar a expressão: What about you? que aparecerá no vídeo a seguir. Você também pode pedir alunos aos para se apresentarem, dizer a idade, de onde são e onde moram. Você pode dizer: Tell the class: a) your name; b) how old you are; c) where you are from; d) where you live.
  • Se desejar, consulte o documento (Transcript do vídeo - ING6_13UN01) com a transcrição das falas das crianças no vídeo neste link.
  • Finalmente, aqui vão algumas sugestões adicionais e workarounds (soluções alternativas):

-No caso de a sala não possuir conexão com a internet, baixe o vídeo usando um dos vários programas existentes para este fim e projete-o a partir do computador.

-Se a escola não dispuser de datashow (projetor), uma possível solução é fazer alguns snapshots (instantâneos) do vídeo e baixar o áudio. Você pode mostrar os snapshots impressos da criança que está falando enquanto toca o áudio correspondente em um aparelho de som. Há vários sites que extraem o áudio de vídeos do YouTube. Após a extração, você pode colocar o áudio em um pendrive e tocá-lo em um computador ou mesmo em um aparelho de som.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Conhecer a estrutura de uma carta a um pen pal e escrever o primeiro parágrafo de um esboço da carta a um pen pal.

Expectativa: Os alunos descreverão o que o slide mostra e responderão algumas perguntas sobre ele. Eles devem perceber que se trata de uma carta a um correspondente, que o autor é um menino, seu nome, sua idade, etc. Não é necessário entrar em detalhes, pois esta carta retornará mais vezes nesta série de aulas para ilustrar outros pontos (parts of a letter, questions, punctuation, etc).

Orientações:

1) Mostre a imagem aos alunos (projete ou imprima uma cópia em tamanho grande da imagem) e faça algumas perguntas.

a. What can you see in this picture? (A letter.)

b. Who is writing this letter? (João.) That’s right! His name is João. He is introducing himself.

c. What’s the date? (January 31, 2019.)

d. What salutation does João use? (Dear Pen Pal.)

e. How old is he? (He’s 12.)

f. Where is he from? (He’s from Portugal.)

g. Who is he writing to? (His pen pal.)

h. What is a pen pal? (A friend from a different country.) etc.

2) Oriente os alunos a escreverem, em seus cadernos, um parágrafo semelhante ao do início da pen pal letter apresentada. Eles devem incluir as informações que constam no próximo slide.

?Material complementar:

  • Não é o objetivo desta aula, mas podem-se usar postcards como destino da atividade de apresentar-se por escrito. Se quiser usar cartões postais impressos, sugerimos que utilize aqueles que ajudam instituições, como os dos pintores sem mãos, ou da Unicef, por exemplo.
  • Outra sugestão é solicitar às crianças que criem seus próprios cartões postais usando imagens recortadas de revistas. As imagens podem ser coladas em cartolina, por exemplo. Se esta sugestão for seguida, o professor pode fazer uma exposição dos postais produzidos pela turma (ou dos postais trazidos de casa), em um mural (ou fixados numa parede da sala). Mas, esta etapa não é necessária. Seria apenas outra maneira de contextualizar a atividade se se apresentar por escrito. Haverá outra aula específica para se trabalharem postcards.
  • Outra alternativa de output para esta aula, além do sugerido postcard, é um mini book ou foldable book. Ele pode ir sendo construído nessas seis aulas sobre uso do simple present para comunicar informações pessoais e do present continuous para descrever ações em progresso. Exemplo de mini book / foldables: https://www.youtube.com/watch?v=EP5SonqP9Hk
  • Há uma cópia da carta, caso queira imprimi-la para os alunos

Orientações:

1) Projete o slide ou escreva no quadro as informações que constarão no parágrafo.

2) Os alunos leem as informações e escrevem o parágrafo em seus cadernos.

3) Lembre-os de que eles vão escrever o parágrafo como parte de uma carta a um pen pal de outro país, ao final de seis aulas.

4) Depois de terminarem, você pode circular possíveis desvios no uso do simple present e pedir que revisem e corrijam.

5) Também é possível pedir que leiam seus parágrafos para um colega da turma.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Dar uma devolutiva do trabalho realizado.

Orientações: Este slide não precisa ser apresentado para os alunos, ele apenas serve para lembrá-lo que a aula sempre deve ser encerrada com algum feedback. Você poderá avaliar as crianças observando a participação delas nas diversas fases da aula. Por exemplo, na fase de ver o vídeo e anotar três informações sobre cada criança que se apresenta. Pode também dar um visto nos cadernos com o texto de apresentação ou na folha de exercícios (Simple Present Review Worksheet), caso a tenha usado.

Resumo: Nesta aula

  • apresentamos o simple present do verb to be como tempo indicado para passar informações pessoais, como nome, idade e de onde a pessoa provém;
  • aprendemos sobre cartas a correspondentes;
  • Escrevemos o primeiro parágrafo de nossa carta a um pen pal.

Contents

  1. INPUT: YouTube Video about children introducing themselves.
  2. OUTPUT: Students will write a paragraph telling their names, nationality and where they live.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verb to be) e descrever rotinas diárias.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Edson José Cortiano

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes