Notícia 01
Plano de Aula
Plano de aula: Diferentes formas de contar o tempo
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Noções de tempo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, cartolina, durex, pincéis coloridos e cópia impressa das notícias.
Material complementar:
Notícia 1 (16/2/2018)
A notícia 1 trata da comemoração do Ano Novo segundo o calendário chinês.
Notícia 2 (8/9/2010)
A notícia 2 trata da comemoração do Ano Novo segundo o calendário judeu.
Linha do tempo segundo os calendários cristão, judeu e muçulmano
Linhas que apresentam alguns eventos que assinalaram a história de judeus, cristãos e muçulmanos.
Modelo do mapa mental.
Modelo simples de mapa mental.
Para você saber mais:
Notícias completas:
Agência EFE. Disponível em : http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-02/chineses-celebram-chegada-do-ano-4716-sem-foguetes-e-fogos-de. Acesso em: 3/11/2018.
Agência Estado. Disponível em : https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/israel-comemora-a-chegada-do-ano-5771-41ogsur2r35hj6002kpo1y91q/.
Acesso em: 3/11/2018.
SILVA, Rodrigo. História dos judeus completa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-PtXgOkrLQI. Acesso em: 24/11/201.8
DOMINGUES, Rodnei. A contagem dos anos na era cristã. Disponível em: http://gerenciamentodotempo.com.br/a-contagem-dos-anos-na-era-crista/.
Acesso em: 25/11/2018.
COGGIOLA, Osvaldo. Islã histórico e islamismo político. Disponível em: https://www.icarabe.org/sites/default/files/pdfs/o_mundo_arabe_contemporaneo_-_aula_6_anexo_2.pdf. Acesso em: 26/11/2018
FONSECA, Angela Fleury da. A tradução das escrituras budistas na China: a primeira onda. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16727/16727_3.PDF. Acesso em: 26/11/2018.
Cm Editor. Conheça as diferenças entre os calendários solares, lunares e lunisolares. Disponível em : https://www.consumidormoderno.com.br/2015/12/08/conhece-as-diferencas-entre-os-calendarios-solares-lunares-e-lunisolares/. Acesso em: 1º/12/2018.
CASAS, Renato Las. Calendários. Disponível em : http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm. Acesso em: 1º/12/2018.
ALENCAR, Lucas. Oito tipos de calendários usados pelo mundo. Disponível em : https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/01/oito-tipos-de-calendarios-usados-pelo-mundo.html. Acesso em: 1º/12/2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Professor, apresente o tema para os alunos escrevendo-o no quadro. Se preferir projete o tema. A apresentação deve ser simples e direta, evite muitas explicações para que a temática a ser estudada não seja antecipada. Você pode fazer a leitura do objetivo ou solicitar para a turma que, em conjunto, a faça. Nesta aula espera-se que os alunos identifiquem e compreendam como diferentes sociedades contam o tempo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO