Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Rola ou não rola
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente as figuras tridimensionais à turma, deixe que eles analisem e levantem suas hipóteses.
Propósito: Analisar as características de cada objeto e levantar hipóteses sobre quais rolam e quais não rolam.
Discuta com a turma:
- Quais as figuras tridimensionais vocês acham que rolam? Por quê?
- Quais não rolam? Por quê?
Comprovando hipóteses
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Separe previamente diferentes sólidos geométricos (pirâmides, prismas, sólidos de Platão, corpos redondos). Peça que os alunos analisem e digam se eles rolam ou não rolam e depois lance-os sobre uma superfície plana (utilize uma mesa ou o próprio chão da sala) para que comprovem suas respostas.
Propósito: Comprovar através da experiência os objetos que rolam ou não rolam, identificando quais as características comuns observáveis entre eles.
Discuta com a turma:
- O resultado obtido foi o mesmo que o esperado?
- O que fez com que os sólidos rolassem? Por que alguns sólidos não rolaram?
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Diferenças e semelhanças entre os sólidos geométricos
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Deixe que os alunos conversem e criem suas próprias definições sobre as diferenças e semelhanças de cada sólidos. Em seguida, socialize com a turma os resultados obtidos na discussão entre as duplas para que só então, seja definido o conceito de poliedro e não poliedro.
Propósito: Construir as definições de semelhanças e diferenças entre sólidos geométricos.
Discuta com a turma:
Como são as superfícies dos sólidos que rolam? E as superfícies dos sólidos que não rolam?
O que os sólidos que rolam apresentam em comum? E os que não rolam? Em que se assemelham?
Atividade principal - Agrupando sólidos geométricos
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Após terem criado suas definições referente as semelhanças e diferenças dos sólidos, verifique se os alunos compreenderam o conceito de poliedro e não poliedro (corpo redondo). Nessa atividade ele irá organizar os sólidos em grupos de acordo com as definições já formadas, explicando seus critérios de separação.
Propósito: Agrupar sólidos geométricos classificando-os em poliedros e corpos redondos.
Discuta com a turma:
O que diferencia um poliedro de um corpo redondo?
Discussão das soluções - Definindo sólidos
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).
Orientações: Verifique se os alunos conseguiram distinguir as características que diferenciam um grupo do outro e quais as propriedades comuns existentes em um mesmo grupo de sólidos. Incentive-os a explicitar à classe os agrupamentos que fizeram e justificar suas escolhas.
Ao descreverem as diferenças e semelhanças existentes, nesse momento, será possível classificar as formas geométricas em poliedros e em não poliedros de acordo com suas distinções.
Propósito: Distinguir as características que diferencia um poliedro de um corpo redondo.
Discuta com a turma:
Quais critérios podem ser estabelecidos para classificar um sólido geométrico em poliedro e em não poliedro (corpo redondo)?
Discussão das soluções - Definindo sólidos
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).
Orientações: Verifique se os alunos conseguiram distinguir as características que diferenciam um grupo do outro e quais as propriedades comuns existentes em um mesmo grupo de sólidos. Incentive-os a explicitar à classe os agrupamentos que fizeram e justificar suas escolhas.
Ao descreverem as diferenças e semelhanças existentes, nesse momento, será possível classificar as formas geométricas em poliedros e em não poliedros de acordo com suas distinções.
Propósito: Distinguir as características que diferencia um poliedro de um corpo redondo.
Discuta com a turma:
Quais critérios podem ser estabelecidos para classificar um sólido geométrico em poliedro e em não poliedro (corpo redondo)?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente para a turma o conceito relacionado a atividade principal.
Propósito: Compreender o conceito de poliedro e corpo redondo.
Discuta com a turma:
- O conceito foi compreendido?
Apresentando conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente para a turma o conceito relacionado à atividade principal.
Propósito: Compreender o conceito de poliedro e corpo redondo.
Discuta com a turma:
- O conceito foi compreendido?
Encerramento da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Socialize com o grupo quais conhecimentos foram adquiridos na aula.
Propósito: Compartilhar os conhecimento adquirido na aula.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos hoje na aula?
Encerramento da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Socialize com o grupo quais conhecimentos foram adquiridos na aula.
Propósito: Compartilhar os conhecimento adquirido na aula.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos hoje na aula?
Atividade de Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Deixe que os alunos elaborem seus próprios critérios de organização dos produtos.
Essa atividade também pode ser feita utilizando mais elementos, uma sugestão é você dispor de imagens de diferentes mercadorias de supermercados.
Propósito: Relacionar objetos à sua forma geométrica espacial e agrupá-los, separando poliedros de corpos redondos.
Discuta com a turma:
Qual forma geométrica lembra cada embalagem?
Quais as possíveis formas de organizar os produtos?
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar