Plano de Aula

Plano de aula: Prédios: arquitetura característica da cidade

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de elementos demonstrativos da vida urbana, da urbanização e da expansão urbana local.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana, de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha avulsa e material complementar do plano

Material complementar:

Ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7ZBArenkGVz7GpwcctWPsQqbnpBDqtEHufaCSnRrWeZ2QQeT4TYf6AZfV22W/geo5-04und02-lista-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO DAS CIDADES BRASILEIRAS, de Julio Cesar de Lima Ramires. Disponível em: http://eduem.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/12156/7320 acesso em: 27/05/2019

Contextos prévios: É interessante que esse plano de aula, bem como os demais referentes a habilidade EF05GE04 sejam desenvolvidos após a habilidade EF05GE03, ou pelo menos após o plano de aula GEO5_3UND03, que aborda especificamente sobre o Espaço Urbano.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos ou escreva no quadro. Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês conhecem alguém que more em algum prédio? Como é esse prédio? Onde ele fica?”, “Você já entrou em um prédio alto? E já foi até qual andar?”

Para você saber mais:

O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO DAS CIDADES BRASILEIRAS, de Julio Cesar de Lima Ramires. Disponível em: http://eduem.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/12156/7320 acesso em: 27/05/2019

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados