Plano de Aula

Plano de aula: O que podemos ver no céu noturno?

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Constelações e mapas celestes

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar. A análise do material produzido (guia do astrônomo Mirim) será feita a partir do que foi observado e registrado pelos estudantes.

Materiais necessários para a aula: Disponibilize um calendário comum com possibilidade de visualização a pequena distância por toda classe. Ele deverá trazer as fases da Lua. Providencie também o modo de projeção da imagem sugerida no slide 3 em uma tela ou parede. O ambiente escolhido deve estar à meia luz, para boa visualização dos detalhes. Materiais escolares como caderno, lápis e borracha e algumas folhas para desenho e escrita serão importantes para a conclusão do trabalho com sucesso.

Para mais informações e seu embasamento, consulte http://astro.if.ufrgs.br/const.htm

http://www.zenite.nu/observacao-do-ceu/

http://www.orbita.zenite.nu/missao-gaia-cartografia-de-milhoes-de-estrelas/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie o planejamento da ação de observação do céu, por meio das seguintes questões: em que local podemos realizar a observação do céu? Quais datas do nosso calendário podemos escolher para esta atividade? Será feita na escola? Será feita da casa de cada um dos alunos? Vamos reunir o material necessário para o registro dessas observações? De que recursos materiais iremos precisar? Liste com os estudantes outros itens necessários como vestimentas e calçados adequados.

Tanto estudantes como professores podem acessar e conhecer mais sobre a posição das constelações no céu com programas para baixar mapas celestes como o SkyChart ou Cartes du Ciel, um software gratuito que auxiliará na orientação das observações astronômicas. Acesse pelo link a seguir: https://www.ap-i.net/skychart/en/start. Assim como ele, existe também o Stellarium. Acesse pelo link http://stellarium.org/pt/.