Plano de Aula

Plano de aula: Os nomes das constelações na visão de diferentes culturas

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Constelações e mapas celestes

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Agende com a biblioteca da escola um horário para a visita dos estudantes da/s sua/s turma/s. Combine com o/a bibliotecário/a sobre o que os/as estudantes vão pesquisar/buscar e sobre que tema. Combine também com estudantes e bibliotecário/a o tempo necessário para a realização do trabalho. Selecione algumas revistas e outros periódicos para disponibilizar para os/as estudantes, pois sempre é necessário ter alguns exemplares a disposição para além do que foi pedido a eles/as.

Sugestão de leitura para embasamento e instrumentação:

  • Grupos e subgrupos de pessoas de várias partes da Terra contam suas histórias e cultuam seus mitos e deuses tentando se apropriar da realidade de forma racional ou mitológica e reconduzir sua visão de mundo às novas gerações. http://cartascelestes.com/brasil-cartas-celestes-03012018-22h-hora-local/#
  • Para saber mais sobre a concepção acerca da dialogia e do discurso, a obra de Benjamin poderá ajudar:
    BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.
  • ASTRONOMIA DO MACUNAÍMA
    Ronaldo Rogério de Freitas Mourão
    Editora Francisco Alves
    Apresenta lendas e mitos de povos indígenas brasileiros relacionados à
    Astronomia.
  • CONVERSANDO COM OS PLANETAS — Como a Ciência e o Mito Inventaram o Cosmo. Anthony Aveni. Editora Mercuryo.
    Traz uma visão histórica e antropológica da Astronomia através dos tempos, desde as antigas culturas até nossos dias. O leitor é convidado a olhar o céu sob a ótica dos povos do passado, com suas explicações míticas e religiosas em contraponto à abordagem científica.
  • “ASTRONOMIA A OLHO NU” de Romildo Póvoa Faria, Editora Brasiliense. Excelente livro de introdução à observação do céu. Descreve com textos e ilustrações o aspecto do céu observado em cada estação do ano, destacando os principais astros visíveis (estrelas, planetas e outros astros) e as principais constelações que podem ser desenhadas a partir da observação do firmamento.
  • Tanto estudantes quanto professores podem acessar e conhecer mais sobre a posição das constelações no céu com programas para baixar mapas celestes como o SkyChart / Cartes du Ciel, um software gratuito que auxiliará na orientação das observações astronõmicas. Acesse pelo link a seguir:
    https://www.ap-i.net/skychart/en/start
  • Para fazer download de cartas celestes: http://www.skymaps.com/downloads.html.
  • Assim como o sky maps que disponibiliza cartas celestes mês a mês, existe o Stellarium. Acesse pelo link http://stellarium.org O Stellarium é um planetário de código aberto para o seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio. Ele também tem sido usado em projetores de planetários. Basta ajustar as coordenadas geográficas e começar a observar o céu!
Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Realize uma conversa com os estudantes sobre as informações ou conhecimentos que possuem sobre o tema constelações. Pergunte se sabem nomear alguma constelação e se saberiam explicar porque elas recebem tal nome. Questione se há possibilidades de haver nomes diferentes para o mesmo conjunto de estrelas ou se podemos ver as constelações com um formato diferente do que aqueles mais conhecidos ou acessíveis para nós.

Para ter maior embasamento, você pode obter mais informações nos links:

http://each.uspnet.usp.br/ortiz/classes/oceu.pdf

http://www.if.ufrgs.br/oei/hipexpo/constelacoes.pdf

https://www.mat.uc.pt/mpt2013/files/tupi_guarani_GA.pdf

http://www.letras.ufmg.br/site/e-livros/Lendas%20e%20Mitos%20do%20Brasil.pdf

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS