
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Constelações e mapas celestes
Este slide não deve ser apresentado para os estudantes, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários: Selecione pelo menos um dentre os vídeos sugeridos e disponíveis no YouTube para que você possa conhecer sobre a vida e obra de Galileu Galilei. O vídeo apresenta a adaptação, feita por Galileu, de um instrumento que era utilizado para fazer observação à distância e que foi testado na observação astronômica.
Para o “Mão na massa” você precisará ter disponíveis em classe materiais recicláveis, em quantidade suficiente para atender ao trabalho de pelo menos cinco grupos de estudantes, tais como: 5 rolos vazios de papel higiênico, 5 rolos vazios de papel toalha, 5 rolos vazios de papel alumínio, tubos de cola, fitas adesivas, tesouras, lápis, borracha, régua ou fita métrica, grampeador, clips e alguns outros que julgar necessário, de fácil aquisição, dispensando inclusive alguma compra para a realização desse planejamento em sala de aula. Obs.: Pode ser solicitado, com antecedência, que os próprios estudantes tragam alguns tipos de materiais, fáceis de encontrar em casa, para realizarem o trabalho em sala de aula. Você também precisará de lentes de óculos de no máximo dois graus positivos. Essas lentes darão uma ideia bem próxima do que se pode observar no céu com uma luneta simples. Por exemplo: as crateras lunares e estrelas.
Você poderá fazer uso, com as devidas referências, do texto disponível em https://www.infoescola.com/biografias/galileu-galilei/. O texto servirá como base para uma discussão com os estudantes, após a realização do trabalho. Oriente ainda que os estudantes façam um levantamento sobre outras invenções de Galileu. Lembre-se: Galileu não inventou o telescópio. Ele fez a adaptação de um instrumento já existente para seu uso científico. Ao apontá-lo para o céu, com objetivo de observar e de registrar detalhes da superfície lunar, bem como dos satélites de Júpiter, acabou por aprimorá-lo para fins científicos. Sendo assim, podemos afirmar que ele inventou o telescópio astronômico. Além do telescópio/luneta, outras invenções foram atribuídas a Galileu: o compasso geométrico, o relógio de pêndulo, a balança hidrostática, uma régua calculadora, o binóculo etc. Para saber mais sobre tipos e funcionamento das lentes em instrumentos de observação astronômica, acesse https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lunetas-telescopios.htm
No site http://www.canalciencia.ibict.br/personalidades_ciencia/galileu_galilei.html você pode conhecer ainda mais a respeito do pensamento, das obras e outras invenções/descobertas atribuídas a Galileu.
Sites seguros como
http://www.canalciencia.ibict.br/personalidades_ciencia/galileu_galilei.html http://www.astronomoamador.net/2011/equipamento-correcto-noite-astronomia poderão auxiliá-lo ainda mais, fornecendo mais elementos para a construção do conhecimento sobre o tema "observações astronômica”, bem como sua aplicação prática, por exemplo, com a construção de uma luneta. Os slides de contextualização apresentam prints de telas nas cenas dos vídeos sugeridos em que aparece a luneta de Galileu sendo usada por ele, com destaque para o modo adequado de seu manuseio. Óculos, lupas e outros artefatos que fazem parte do nosso cotidiano nos mostram como as lentes ganham destaque na condição de elementos imprescindíveis para a visualização adequada de objetos e de textos.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Realize uma conversa com os estudantes sobre as informações ou os conhecimentos que eles possuem sobre instrumentos de observação astronômica. Questione quais dos estudantes conhecem e já tiveram oportunidade de fazer uma observação por meio de algum deles. Instigue os alunos a dizer, na medida do que sabem, sobre como funcionam alguns dos diferentes instrumentos de observação astronômica que existem (binóculo, luneta e telescópio), que elementos os compõem e o que há nesses instrumentos de observação que permitem a aproximação de um objeto distante. Chame a atenção para a imagem de uma luneta. Apresente detalhes a partir da imagem da luneta de Galileu. Caso seja possível, leve uma luneta simples para a sala de aula. Você poderá construir a sua própria luneta antecipadamente, a partir das instruções do vídeo que se encontra disponível em https://youtu.be/_og5RtQWe9Y
Instigue os estudantes a tentar responder perguntas do tipo: O que é uma luneta? Para que serve? Como funciona? O que podemos ver no céu com ela? Que elementos a compõem? Proponha a eles o desafio de construir a luneta, seguindo alguns dos passos de Galileu Galilei.
Para saber mais, acesse http://www.observatorio.ufmg.br/Pas88.htm e/ou http://www.observatorio-phoenix.org/j_tele/j_02.htm
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_indefinidolunetadaobaemconstrucao
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Faça aos estudantes as seguintes questões: vocês sabem o que faz um astrônomo? Conhecem algum astrônomo famoso? Já leram ou ouviram falar sobre o inventor do uso telescópio ou da luneta para observações astronômicas? Instigue a curiosidade sobre a construção e o uso de instrumentos de observação astronômica. Apresente aos estudantes o físico, matemático, filósofo e astrônomo Galileu Galilei como um personagem da história da Ciência do Século XVII, a partir de um dos vídeos sugeridos, disponíveis no YouTube, para destacar elementos da observação como um dos processos de investigação científica e do uso de instrumentos para a coleta de dados, construção e teste de hipóteses, sua confirmação ou refutação, bem como da construção do conhecimento.
Links sugeridos: https://youtu.be/Jp-y5MNdcdc? ou https://youtu.be/rxicbBpmbVc? (máxima duração de exibição: 1’40”).
Destaque algumas descobertas feitas por Galileu, a partir de observações astronômicas feitas por ele com uma luneta de funcionamento simples. Comente que a observação dos satélites de Júpiter que levou Galileu a defender o sistema heliocêntrico de Copérnico.
Outros vídeos disponíveis no YouTube contam a história Galileu de forma bastante didática. A seguir, alguns links que servirão para suporte para sua aula e sugestão de pesquisa para seus estudantes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei
http://lunetafisica.blogspot.com.br/2014/10/historia-da-luneta.html
http://www.canalciencia.ibict.br/personalidades_ciencia/galileu_galilei.html
http://www.astronomoamador.net/2011/equipamento-correcto-noite-astronomia
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Verifique se há estudantes na turma que usam óculos. Caso haja, solicite que, se quiserem, falem sobre as características desse artefato: lentes com graus positivos ou negativos, que definem melhor visualização “para perto” ou “para longe”, seu suporte de sustentação (as hastes), modos e objetivos de uso, cuidados de conservação etc. Apresente os objetos do slide e peça que exponham suas ideias sobre a importância das lentes que os compõem. Conduza a discussão, destacando falas dos próprios estudantes acerca da importância das lentes, já que a estrutura da luneta só servirá ao objetivo de sua construção se for um suporte adequado para elas. Solicite também que falem mais sobre seus conhecimentos ou informações quanto à necessidade de seu uso, sem aprofundamento, apenas no que diz respeito ao fato de proporcionarem uma melhor visualização das coisas do mundo, objetos próximos e distantes, textos escritos e imagens, fotos, filmes etc. Chame a atenção dos alunos para a observação do céu. Faça perguntas como: quais artefatos/instrumentos auxiliam a visão humana na observação e na coleta de dados de objetos distantes como constelações, luas e planetas? Conduza a apresentação das ideias de forma que fique bem destacada a importância dos componentes de uma luneta ou de um telescópio, cujo objetivo principal é observar grandes distâncias. Diga que, no caso da luneta de Galileu, e do estudo aqui realizado, o telescópio serve para a observação de distâncias astronômicas.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Solicite que os estudantes listem, oralmente, materiais que poderão ser usados na construção de um instrumento para fazer observações astronômicas. Lance o desafio da construção de uma luneta “simples e caseira”, a partir do que foi a construção feita por Galileu, apresentada por você no vídeo. A questão, em sua primeira parte, “Que tipo de instrumento podemos construir?” auxilia na compreensão sobre formas de aquisição e de operacionalização/manuseio de um equipamento astronômico, desmistificando a ideia de que são caros e inacessíveis. O complemento da pergunta, em sua segunda parte, "e o que podemos ver no céu com ele?" ajuda a esclarecer sobre o funcionamento e as características do instrumento, que tem suas limitações, assim como potencial para algumas observações e não outras, conforme é comum acontecer com qualquer outro equipamento científico, de acordo com suas especificações de uso.
No artigo do link a seguir você encontrará mais informações sobre a construção da Luneta de Galileu: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/10014/14554.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Divida a turma em pelo menos 5 grupos de 5 estudantes, no máximo, para que, de posse de alguns materiais simples e facilmente encontrados em casa ou na escola, os alunos possam construir um “protótipo” da luneta de Galileu. Disponibilize na mesa de cada grupo materiais recicláveis, como: rolos vazios de papel higiênico, de papel toalha, de papel alumínio, cola, fitas adesivas, tesouras, lápis, borracha, régua ou fita métrica, grampeador, clips e outros de fácil aquisição, lentes de óculos comuns de até dois graus. As especificações da lente você encontra em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/10014/14554
Solicite que, com o material que os estudantes têm em mãos, construam um protótipo do instrumento de observação astronômica - uma luneta. Solicite que avaliem os materiais disponíveis à mesa, para que construam um instrumento que permitirá que façam observações de objetos no céu noturno. Oriente para que façam observações de objetos distantes com a luneta construída. Peça que os alunos anotem o que conseguiram observar, que testem o protótipo e salientem qual item foi de extrema importância para que pudessem o ter utilizado em uma observação astronômica (são as lentes de aproximação das imagem que observam à distância). Defina com eles que as folhas A4 servirão para que anotem o passo a passo de tudo que realizaram durante a construção do protótipo do instrumento de observação astronômica. Oriente sobre a definição dos papéis de um nos grupos. Oriente que compartilhem quais dificuldades encontraram, para que construam as soluções colaborativamente.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Os registros escritos, os desenhos dos protótipos e os protótipos das lunetas de cada grupo deverão ser apresentados em sala de aula. Cada grupo deverá comentar a síntese de seus processos de trabalho, orientados pelos registros feitos, na construção de uma luneta - a “Luneta de Galileu”. Os estudantes vão falar sobre o que é uma luneta, para que ela serve, quais materiais a compõe, quais materiais eles usaram para demonstrar como a luneta funciona, quais suas limitações encontraram e o que podemos ver no céu noturno com ela. Todos os grupos devem entregar ao professor o material produzido para que, caso haja possibilidade, em um desdobramento interessante desta aula, seja realizada a organização de uma exposição dos resultados para toda a comunidade escolar. Convide os estudantes a trabalhar juntos na organização e na realização da exposição de seus próprios instrumentos (protótipos de lunetas construídas pelos grupos), em uma data a ser escolhida em conjunto com eles e com a coordenação pedagógica, para toda a escola/comunidade escolar.
Para mais informações sobre as lentes usadas na luneta de Galileu, consulte https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lunetas-telescopios.htm e http://www.astronomoamador.net/equipamentos/.
Vocês também poderão construir a "Luneta de Galileu” a partir da lista de materiais e vídeos/tutoriais disponíveis em:
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_indefinidolunetadaobaemconstrucao
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6398/5924
http://www.zenite.nu/observacao-do-ceu/
Oriente os alunos para que, quando usarem instrumentos com lentes de qualquer tipo ou mesmo vidro, não os utilizem para observar o céu durante o dia, mesmo que o céu esteja nublado. Fale sobre as precauções que devemos ter ao observar o céu diurno. Para seu embasamento, clique no link http://www.observatorio.ufmg.br/dicas08.htm.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramenta para compartilhamento de mensagens - grupo de Whatsapp, site de criação de fórum (disponível aqui) ou Google Classroom (disponível aqui).
- Ferramentas para compartilhamento do link do vídeo, como grupo de Whatsapp, e-mail ou postagem no Google Classroom (tutorial disponível aqui).
- Documento compartilhado no Google Drive (tutorial disponível aqui).
Optativas:
- Videoconferência, como Hangouts (disponível aqui) ou Zoom.
Contexto e questão disparadora
Inicie um debate por meio dos seguintes questionamentos:
- Vocês sabem o que faz um astrônomo?
- Conhecem algum astrônomo famoso?
- Já leram ou ouviram falar sobre o inventor do telescópio ou da luneta para observações astronômicas?
Instigue a curiosidade sobre a construção e o uso de instrumentos de observação astronômica. Apresente aos estudantes o físico, matemático, filósofo e astrônomo Galileu Galilei como um personagem da história da Ciência do Século XVII. Peça que eles leiam mais sobre esse cientista por meio dos links a seguir:
Link 1.
Link 2.
Link 3.
Mão na massa
Informe que os alunos deverão coletar alguns materiais simples e facilmente encontrados em casa para construir um “protótipo” da luneta de Galileu (rolos vazios de papel higiênico, de papel toalha, de papel alumínio, cola, fitas adesivas, tesouras, lápis, borracha, régua ou fita métrica, grampeador, clips e outros de fácil aquisição, lentes de óculos comuns de até dois graus).
Solicite que, com o material que têm em mãos, construam um protótipo do instrumento de observação astronômica - uma luneta. Peça que os alunos anotem o que conseguiram observar e testem o protótipo. Solicite que registrem, no Google Docs, o passo a passo de tudo que realizaram durante a construção do protótipo do instrumento de observação astronômica. Quando terminarem o registro, devem compartilhá-lo com os demais alunos e com você.
Sistematização
Após todos os alunos lerem os registros uns dos outros, solicite que escrevam uma resposta coletiva, em um parágrafo, para a seguinte pergunta:
- Como podemos construir uma luneta?
Convite às famílias
Sugira que utilizem a luneta construída durante a aula para observar o céu noturno. Depois, podem desenhar o que observaram em uma folha de papel ou cartolina, que ficará exposta na parede de um cômodo da residência que os membros da família decidirem.
5º ano
Objetivos de aprendizagem
Conhecer, para saber utilizar de forma segura e com habilidade operacional, instrumentos que auxiliam melhor visualização e identificação de objetos do céu noturno, como constelações e asterismos.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Alcione da Anunciação Caetano
Mentor: Lisandra Amaral
Especialista: Margareth Polido
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: