Plano de Aula
Plano de aula: Instrumentos para observação astronômica
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Constelações e mapas celestes
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os estudantes, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários: Selecione pelo menos um dentre os vídeos sugeridos e disponíveis no YouTube para que você possa conhecer sobre a vida e obra de Galileu Galilei. O vídeo apresenta a adaptação, feita por Galileu, de um instrumento que era utilizado para fazer observação à distância e que foi testado na observação astronômica.
Para o “Mão na massa” você precisará ter disponíveis em classe materiais recicláveis, em quantidade suficiente para atender ao trabalho de pelo menos cinco grupos de estudantes, tais como: 5 rolos vazios de papel higiênico, 5 rolos vazios de papel toalha, 5 rolos vazios de papel alumínio, tubos de cola, fitas adesivas, tesouras, lápis, borracha, régua ou fita métrica, grampeador, clips e alguns outros que julgar necessário, de fácil aquisição, dispensando inclusive alguma compra para a realização desse planejamento em sala de aula. Obs.: Pode ser solicitado, com antecedência, que os próprios estudantes tragam alguns tipos de materiais, fáceis de encontrar em casa, para realizarem o trabalho em sala de aula. Você também precisará de lentes de óculos de no máximo dois graus positivos. Essas lentes darão uma ideia bem próxima do que se pode observar no céu com uma luneta simples. Por exemplo: as crateras lunares e estrelas.
Você poderá fazer uso, com as devidas referências, do texto disponível em https://www.infoescola.com/biografias/galileu-galilei/. O texto servirá como base para uma discussão com os estudantes, após a realização do trabalho. Oriente ainda que os estudantes façam um levantamento sobre outras invenções de Galileu. Lembre-se: Galileu não inventou o telescópio. Ele fez a adaptação de um instrumento já existente para seu uso científico. Ao apontá-lo para o céu, com objetivo de observar e de registrar detalhes da superfície lunar, bem como dos satélites de Júpiter, acabou por aprimorá-lo para fins científicos. Sendo assim, podemos afirmar que ele inventou o telescópio astronômico. Além do telescópio/luneta, outras invenções foram atribuídas a Galileu: o compasso geométrico, o relógio de pêndulo, a balança hidrostática, uma régua calculadora, o binóculo etc. Para saber mais sobre tipos e funcionamento das lentes em instrumentos de observação astronômica, acesse https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lunetas-telescopios.htm
No site http://www.canalciencia.ibict.br/personalidades_ciencia/galileu_galilei.html você pode conhecer ainda mais a respeito do pensamento, das obras e outras invenções/descobertas atribuídas a Galileu.
Sites seguros como
http://www.canalciencia.ibict.br/personalidades_ciencia/galileu_galilei.html http://www.astronomoamador.net/2011/equipamento-correcto-noite-astronomia poderão auxiliá-lo ainda mais, fornecendo mais elementos para a construção do conhecimento sobre o tema "observações astronômica”, bem como sua aplicação prática, por exemplo, com a construção de uma luneta. Os slides de contextualização apresentam prints de telas nas cenas dos vídeos sugeridos em que aparece a luneta de Galileu sendo usada por ele, com destaque para o modo adequado de seu manuseio. Óculos, lupas e outros artefatos que fazem parte do nosso cotidiano nos mostram como as lentes ganham destaque na condição de elementos imprescindíveis para a visualização adequada de objetos e de textos.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Realize uma conversa com os estudantes sobre as informações ou os conhecimentos que eles possuem sobre instrumentos de observação astronômica. Questione quais dos estudantes conhecem e já tiveram oportunidade de fazer uma observação por meio de algum deles. Instigue os alunos a dizer, na medida do que sabem, sobre como funcionam alguns dos diferentes instrumentos de observação astronômica que existem (binóculo, luneta e telescópio), que elementos os compõem e o que há nesses instrumentos de observação que permitem a aproximação de um objeto distante. Chame a atenção para a imagem de uma luneta. Apresente detalhes a partir da imagem da luneta de Galileu. Caso seja possível, leve uma luneta simples para a sala de aula. Você poderá construir a sua própria luneta antecipadamente, a partir das instruções do vídeo que se encontra disponível em https://youtu.be/_og5RtQWe9Y
Instigue os estudantes a tentar responder perguntas do tipo: O que é uma luneta? Para que serve? Como funciona? O que podemos ver no céu com ela? Que elementos a compõem? Proponha a eles o desafio de construir a luneta, seguindo alguns dos passos de Galileu Galilei.
Para saber mais, acesse http://www.observatorio.ufmg.br/Pas88.htm e/ou http://www.observatorio-phoenix.org/j_tele/j_02.htm
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_indefinidolunetadaobaemconstrucao