Texto Grupo 5 - Quero um brinquedo novo!.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando a compra de um produto
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos para o 4º ano do Ensino Fundamental, envolvendo os componentes curriculares Ciências e Geografia. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas aqui em sua totalidade. Além disso, a sequência contempla algumas competências gerais da Educação Básica, também previstas na BNCC. As habilidades e as competências estão descritas no plano. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre o que devem considerar para realizar a compra de um produto (seu custo-benefício), como: materiais utilizados, durabilidade, data de validade, necessidade, descarte, entre outros.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Custo-benefício de um produto.
- Consumo consciente.
- Durabilidade e descarte de produtos.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer a necessidade de realizar ou não uma compra.
- Identificar os fatores a se considerar na compra de um produto relacionados ao custo-benefício.
- Relacionar as formas de descarte e a durabilidade dos produtos no momento da compra.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Recomenda-se que, antes de desenvolver esta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma das habilidade da BNCC propostas neste plano, abrangendo temas ou conceitos como consumo consciente, descarte de produtos, custo e preço dos produtos. Caso isso não tenha sido feito, você pode realizar antes, outros planos de aula relacionados a tais habilidades da BNCC. Seguem algumas sugestões de planos de aula para você utilizar antes deste.
- O meio de transporte e as implicações no valor final do produto.
- O valor das coisas. Precificando produtos e serviços.
Para se aprofundar
Para saber mais sobre o tema, acesse:
- Seis perguntas do consumo consciente. Disponível em: https://akatu.org.br/seis-perguntas-do-consumo-consciente/. Acesso em 12 Dez. 2021.
- Processo de compra: o que é e como funcionam os cinco diferentes estágios. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/processo-de-compra/. Acesso em 12 Dez. 2021.
Para ampliar seus conhecimentos, acesse:
- Estratégias de marketing garantem o sucesso do produto no mercado. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigoshome/estrategias-de-marketing-garantem-o-sucesso-do-produto-no-mercado,b10032736a186410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em 12 Dez. 2021.
- Economia circular: entenda o que é, suas características e benefícios. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/economia-circular/. Acesso em 12 Dez. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Uma folha com uma figura colada no alto, para cada grupo, contendo a seguinte comanda: “Vocês precisam comprar um produto deste gênero. Como escolher qual e onde comprar? Conversem no grupo e escrevam cinco passos que achem importantes para decidir e fazer esta compra”. As figuras devem ser de gêneros diferentes (alimentos, roupas, eletroeletrônicos, brinquedos, móveis ou outros utensílios para casa, materiais escolares etc).
- Cartolinas.
- Revistas ou folhetos para recorte.
- Canetas coloridas, tesouras, cola.
- Texto impresso ou em formato digital (uma cópia para cada estudante, de acordo com o grupo a que ele pertença):
- Texto grupo 1 - Adquirindo alimentos.
- Texto grupo 2 - Comprando eletrodomésticos.
- Texto grupo 3 - Preciso comprar roupas.
- Texto grupo 4 - Ao obter materiais escolares devo…
- Texto grupo 5 - O que verificar ao comprar brinquedos?
- Folhas avulsas para rascunho.
- Folhas avulsas pautadas.
- Quadro ou folha de papel pardo (se preferir, equipamento para projeção: computador e projetor).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS