Texto Grupo 5 - Quero um brinquedo novo!.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando a compra de um produto
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos para o 4º ano do Ensino Fundamental, envolvendo os componentes curriculares Ciências e Geografia. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas aqui em sua totalidade. Além disso, a sequência contempla algumas competências gerais da Educação Básica, também previstas na BNCC. As habilidades e as competências estão descritas no plano. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre o que devem considerar para realizar a compra de um produto (seu custo-benefício), como: materiais utilizados, durabilidade, data de validade, necessidade, descarte, entre outros.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Custo-benefício de um produto.
- Consumo consciente.
- Durabilidade e descarte de produtos.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer a necessidade de realizar ou não uma compra.
- Identificar os fatores a se considerar na compra de um produto relacionados ao custo-benefício.
- Relacionar as formas de descarte e a durabilidade dos produtos no momento da compra.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Recomenda-se que, antes de desenvolver esta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma das habilidade da BNCC propostas neste plano, abrangendo temas ou conceitos como consumo consciente, descarte de produtos, custo e preço dos produtos. Caso isso não tenha sido feito, você pode realizar antes, outros planos de aula relacionados a tais habilidades da BNCC. Seguem algumas sugestões de planos de aula para você utilizar antes deste.
- O meio de transporte e as implicações no valor final do produto.
- O valor das coisas. Precificando produtos e serviços.
Para se aprofundar
Para saber mais sobre o tema, acesse:
- Seis perguntas do consumo consciente. Disponível em: https://akatu.org.br/seis-perguntas-do-consumo-consciente/. Acesso em 12 Dez. 2021.
- Processo de compra: o que é e como funcionam os cinco diferentes estágios. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/processo-de-compra/. Acesso em 12 Dez. 2021.
Para ampliar seus conhecimentos, acesse:
- Estratégias de marketing garantem o sucesso do produto no mercado. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigoshome/estrategias-de-marketing-garantem-o-sucesso-do-produto-no-mercado,b10032736a186410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em 12 Dez. 2021.
- Economia circular: entenda o que é, suas características e benefícios. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/economia-circular/. Acesso em 12 Dez. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Uma folha com uma figura colada no alto, para cada grupo, contendo a seguinte comanda: “Vocês precisam comprar um produto deste gênero. Como escolher qual e onde comprar? Conversem no grupo e escrevam cinco passos que achem importantes para decidir e fazer esta compra”. As figuras devem ser de gêneros diferentes (alimentos, roupas, eletroeletrônicos, brinquedos, móveis ou outros utensílios para casa, materiais escolares etc).
- Cartolinas.
- Revistas ou folhetos para recorte.
- Canetas coloridas, tesouras, cola.
- Texto impresso ou em formato digital (uma cópia para cada estudante, de acordo com o grupo a que ele pertença):
- Texto grupo 1 - Adquirindo alimentos.
- Texto grupo 2 - Comprando eletrodomésticos.
- Texto grupo 3 - Preciso comprar roupas.
- Texto grupo 4 - Ao obter materiais escolares devo…
- Texto grupo 5 - O que verificar ao comprar brinquedos?
- Folhas avulsas para rascunho.
- Folhas avulsas pautadas.
- Quadro ou folha de papel pardo (se preferir, equipamento para projeção: computador e projetor).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS