Plano de aula: Planejando a compra de um produto

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos para o 4º ano do Ensino Fundamental, envolvendo os componentes curriculares Ciências e Geografia. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas aqui em sua totalidade. Além disso, a sequência contempla algumas competências gerais da Educação Básica, também previstas na BNCC. As habilidades e as competências estão descritas no plano. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre o que devem considerar para realizar a compra de um produto (seu custo-benefício), como: materiais utilizados, durabilidade, data de validade, necessidade, descarte, entre outros.

Objeto de conhecimento

• Custo-benefício de um produto.
  • Consumo consciente.
  • Durabilidade e descarte de produtos.

Objetivos de aprendizagem

• Reconhecer a necessidade de realizar ou não uma compra.
  • Identificar os fatores a se considerar na compra de um produto relacionados ao custo-benefício.
  • Relacionar as formas de descarte e a durabilidade dos produtos no momento da compra.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Recomenda-se que, antes de desenvolver esta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma das habilidade da BNCC propostas neste plano, abrangendo temas ou conceitos como consumo consciente, descarte de produtos, custo e preço dos produtos. Caso isso não tenha sido feito, você pode realizar antes, outros planos de aula relacionados a tais habilidades da BNCC. Seguem algumas sugestões de planos de aula para você utilizar antes deste.

Para se aprofundar

Para saber mais sobre o tema, acesse:

Para ampliar seus conhecimentos, acesse:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

• Uma folha com uma figura colada no alto, para cada grupo, contendo a seguinte comanda: “Vocês precisam comprar um produto deste gênero. Como escolher qual e onde comprar? Conversem no grupo e escrevam cinco passos que achem importantes para decidir e fazer esta compra”. As figuras devem ser de gêneros diferentes (alimentos, roupas, eletroeletrônicos, brinquedos, móveis ou outros utensílios para casa, materiais escolares etc).
  • Cartolinas.
  • Revistas ou folhetos para recorte.
  • Canetas coloridas, tesouras, cola.
  • Texto impresso ou em formato digital (uma cópia para cada estudante, de acordo com o grupo a que ele pertença):
  • Folhas avulsas para rascunho.
  • Folhas avulsas pautadas.
  • Quadro ou folha de papel pardo (se preferir, equipamento para projeção: computador e projetor).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA