Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Recomenda-se que, antes de desenvolver esta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma das habilidade da BNCC propostas neste plano, abrangendo temas ou conceitos como consumo consciente, descarte de produtos, custo e preço dos produtos. Caso isso não tenha sido feito, você pode realizar antes, outros planos de aula relacionados a tais habilidades da BNCC. Seguem algumas sugestões de planos de aula para você utilizar antes deste.
Para se aprofundar
Para saber mais sobre o tema, acesse:
Para ampliar seus conhecimentos, acesse:
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Uma folha com uma figura colada no alto, para cada grupo, contendo a seguinte comanda: “Vocês precisam comprar um produto deste gênero. Como escolher qual e onde comprar? Conversem no grupo e escrevam cinco passos que achem importantes para decidir e fazer esta compra”. As figuras devem ser de gêneros diferentes (alimentos, roupas, eletroeletrônicos, brinquedos, móveis ou outros utensílios para casa, materiais escolares etc).
- Cartolinas.
- Revistas ou folhetos para recorte.
- Canetas coloridas, tesouras, cola.
- Texto impresso ou em formato digital (uma cópia para cada estudante, de acordo com o grupo a que ele pertença):
- Folhas avulsas para rascunho.
- Folhas avulsas pautadas.
- Quadro ou folha de papel pardo (se preferir, equipamento para projeção: computador e projetor).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Organize, inicialmente, os estudantes em cinco grupos. Para trabalhar o contexto, utilize imagens de produtos diversos (alimentos, roupas, eletroeletrônicos, brinquedos, móveis ou outros utensílios para casa, materiais escolares), que podem ser recortadas de folhetos e revistas usadas, como motivação para a discussão, nos grupos. Para cada grupo, prepare uma folha com uma figura colada no alto, contendo a seguinte comanda: “Vocês precisam comprar um produto deste gênero. Como escolher qual e onde comprar? Conversem no grupo e escrevam cinco passos que achem importantes para decidir e fazer esta compra”. Escolha figuras de gêneros diferentes para cada grupo.
O que propor?
Inicie a atividade com uma conversa coletiva, para auxiliar na posterior discussão nos grupos. Para tanto, proponha as seguintes questões:
- O que precisamos levar em consideração antes de comprar alguns produtos?
- Nossos hábitos de compras devem ser sempre iguais?
- Para comparar diferentes produtos, procedemos de uma mesma forma?
A seguir, distribua as folhas com as imagens e a comanda para os grupos. Explique que farão uma conversa e o registro das principais ideias em cinco itens. Dê cerca de 5 minutos para que realizem a proposta. Oriente para que eles se organizem no sentido de que cada integrante tenha uma função durante o trabalho:
- Repórter, que fará o registro e a socialização.
- Facilitador, responsável por garantir que todos entenderam as ações propostas na atividade e, se necessário, esclarecer as dúvidas com o professor.
- Harmonizador, que deverá garantir a harmonia e a participação de todos.
- Controlador do tempo, que será responsável por garantir que o grupo realize toda a tarefa.
Nos minutos restantes, faça uma breve socialização. Cada grupo mostra o seu produto e lê os itens que relacionou. Cole as folhas num local visível. Explique sobre a importância de participarem e de ouvirem os apontamentos dos colegas.
Sugestões de adequação
Se preferir, realize as discussões coletivamente. Para isso, coloque a comanda no quadro e as figuras em cartazes (meia folha de cartolina) para realizar o registro das ideias. Organize para que a maioria dos estudantes possa participar, expondo seus pensamentos. Explique sobre a importância de participarem e de ouvirem os apontamentos dos colegas.
Problematização
Tempo sugerido
20 minutos.
Orientações
Nesta etapa os estudantes continuarão trabalhando em grupos. Cada um dos cinco grupos receberá um texto diferente sobre o que observar para realizar a compra de determinados produtos:
- Texto grupo 1 - Adquirindo alimentos.
- Texto grupo 2 - Comprando eletrodomésticos.
- Texto grupo 3 - Preciso comprar roupas!
- Texto grupo 4 - Ao obter materiais escolares devo…
- Texto grupo 5 - O que verificar ao comprar brinquedos?
Os estudantes deverão ler o texto e fazer um cartaz para apresentar as informações aos colegas e, depois, compor um painel informativo para a comunidade escolar. Disponibilize uma cópia do texto para cada estudante (em papel ou digital) e os materiais necessários para que façam os cartazes (cartolinas, canetas coloridas, revistas e folhetos para recorte, tesouras, cola etc.). Saliente a importância da participação de todos na leitura do texto e na discussão, contribuindo para a elaboração do cartaz, com as informações principais.
O que propor?
Distribua os textos para os grupos, garantindo que cada estudante tenha uma cópia. Peça que façam uma leitura silenciosa, grifando as principais informações necessárias para o consumidor. Explique que deverão fazer um cartaz para informar a outras pessoas sobre o que precisam levar em consideração para adquirir tais produtos. Enquanto os estudantes fazem a leitura, distribua nos grupos os materiais necessários para a confecção dos cartazes. Solicite que discutam no grupo e determinem quais informações disponibilizarão no cartaz e que façam um rascunho, antes de iniciar na cartolina. Determine o tempo que terão para realizar o cartaz (cerca de 15 minutos), para que se organizem. Enquanto os estudantes realizam a proposta, circule para verificar se entenderam e esclarecer dúvidas. Faça as intervenções que julgar necessárias, lembrando que devem ser interferências que levem à reflexão. Oriente sobre a importância da participação de todos, contribuindo para que realizem a proposta.
Sugestões de adequação:
Se achar mais adequado e tiver disponibilidade de recursos, em vez de fazer um cartaz no papel, os estudantes poderão elaborar uma mensagem digital, que poderão socializar com a comunidade escolar no site da escola, por exemplo. Para isso, podem usar o Canva (https://www.canva.com/) ou o Google Apresentações.
Para saber mais sobre o Canva, acesse: Como usar o Canva do zero - Como produzir posts no canva. Disponível em: https://youtu.be/K3vjcl3-XQM. Acesso em 14 Dez. 2021.
Sistematização
Tempo sugerido
15 minutos.
Orientações
Este é o momento para a socialização dos trabalhos realizados pelos grupos. Cada grupo deverá expor seus cartazes e explicar os principais pontos aos demais colegas. Faça as considerações ou intervenções que achar convenientes. Para sistematizar os conhecimentos, você pode utilizar algumas das seguintes questões:
- Devemos observar os mesmos aspectos para comprar qualquer produto?
- Comprar uma geladeira é o mesmo que comprar um quilo de arroz?
- O preço é o mais importante quando vamos comprar um produto?
- Os produtos adquiridos podem ficar expostos a diferentes temperaturas?
- O modo de conservação desses produtos é o mesmo?
- As matérias-primas utilizadas na fabricação dos produtos impactam os seus valores/preços?
- Devemos pensar nos materiais utilizados na confecção do produto? O que se deve considerar?
- E as embalagens dos produtos, devem ser avaliadas na hora da compra?
- A marca do produto é importante? Por quê?
- Não devemos comprar produtos de marcas novas ou desconhecidas?
- É preciso considerar o prazo de validade em qualquer produto?
- A durabilidade é importante em que tipos de produtos?
O que propor?
Explique aos estudantes que eles farão a socialização das principais informações sobre a aquisição dos produtos, utilizando os cartazes que construíram. Peça que o representante de cada grupo faça a apresentação para o restante da turma. Coloque os cartazes em exposição, de forma que fiquem visíveis a todos os estudantes. Ressalte a importância de que respeitem todas as ideias e opiniões. Para encerrar e sistematizar os conhecimentos, faça algumas questões para a turma (utilize perguntas do banco de perguntas disponibilizado nas orientações ou outras questões que considerar importantes).
Sugestões de adequação
Se você optou pelo uso de meios digitais, peça a cada grupo que salve suas produções e utilize um projetor para as apresentações.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
Esta atividade tem o propósito de avaliar as aprendizagens construídas. A proposta aqui é que cada estudante coloque seus conhecimentos num contexto, justificando as escolhas, conforme o que aprendeu. Cada um deverá escolher um produto e escrever cinco itens que julgue importantes, para pensar e fazer ao realizar a compra de tal produto. Coloque a proposta no quadro, para que os estudantes escrevam em suas folhas. Ao final, socialize algumas escritas e recolha as folhas de todos os estudantes.
O que propor?
Explique aos estudantes que essa é uma atividade para registrarem o que aprenderam na aula. Peça que, numa folha avulsa, individualmente, coloquem seus nomes e depois escrevam, completando o texto (que deverá estar escrito no quadro):
“Eu preciso comprar ______________ e para isso devo:
1)
2)
3)
4)
5)
No final, peça a alguns estudantes que socializem suas escritas.
Sugestões de adequação
Você pode, se preferir, realizar a proposta oral e coletivamente, mas é preciso garantir que a maioria dos estudantes participe. Neste caso, você escolhe um produto e eles falam o que é necessário levar em conta para realizar a compra. Faça com alguns produtos diferentes. Peça que cada estudante diga um item. Lembre que todos devem ouvir as falas dos colegas e também participar, expondo seus aprendizados. Vá registrando, no quadro, as colocações dos estudantes.