Plano de Aula

Plano de aula: Probabilidade do impossível

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Análise de chances de eventos aleatórios

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiano Santos Rodrigues

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF04MA26 -  Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.

Objetivo específico

Ampliar  e desenvolver a noção de aleatoriedade, através da análise dos tipos de eventos na probabilidade, especialmente o evento impossível.

Conceito-chave

Aleatoriedade

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Lousa;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Nesta aula, abordaremos situações com o evento impossível a fim de ampliar a noção de aleatoriedade dos alunos, mostrando que a probabilidade tem variados tipos de eventos: evento certo, impossível e provável.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Você conhece algo que seria impossível de acontecer? Dê um exemplo de uma situação impossível.