Plano de Aula

Plano de aula: Quem concorda com o verbo? - Concordância verbal

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é explorar e refletir sobre aspectos relacionados à concordância verbal e sua função na construção textual, dentro do gênero notícia.

Materiais necessários: Notícia (Jornal Joca), folha sulfite ou caderno, lápis, borracha, computador, datashow, cartazes, canetas coloridas, fita adesiva e folhas de atividade.

Dificuldades antecipadas: O objetivo das atividades de sistematização é retomar conceitos já conhecidos dos alunos, dando ênfase ao objeto de estudo. Assim, é importante que já conheçam as classes gramaticais sujeito e verbo para a realização das atividades propostas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada. São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos sobre o tema da aula “Quem concorda com o verbo?”
  • O que vocês acham que vamos observar na aula de hoje?
  • Vamos explorar qual classe gramatical?
  • Possivelmente os alunos perceberão, pelo título da aula, que irão realizar uma análise sobre os verbos e sua necessidade de concordar com outras palavras para dar sentido ao texto. Caso já tenha trabalho com a turma essa classe gramatical, retome oralmente os conhecimentos que possuem sobre ela.