Plano de Aula

Plano de aula: Quem concorda com o verbo? - Concordância verbal

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é explorar e refletir sobre aspectos relacionados à concordância verbal e sua função na construção textual, dentro do gênero notícia.

Materiais necessários: Notícia (Jornal Joca), folha sulfite ou caderno, lápis, borracha, computador, datashow, cartazes, canetas coloridas, fita adesiva e folhas de atividade.

Dificuldades antecipadas: O objetivo das atividades de sistematização é retomar conceitos já conhecidos dos alunos, dando ênfase ao objeto de estudo. Assim, é importante que já conheçam as classes gramaticais sujeito e verbo para a realização das atividades propostas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada. São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos sobre o tema da aula “Quem concorda com o verbo?”
  • O que vocês acham que vamos observar na aula de hoje?
  • Vamos explorar qual classe gramatical?
  • Possivelmente os alunos perceberão, pelo título da aula, que irão realizar uma análise sobre os verbos e sua necessidade de concordar com outras palavras para dar sentido ao texto. Caso já tenha trabalho com a turma essa classe gramatical, retome oralmente os conhecimentos que possuem sobre ela.